Empresas

Dexxos-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Nível de Endividamento

O nível de endividamento da Companhia e suas Controladas pode resultar em consequências negativas, tais como: (i) uso de parcelas maiores de seus fluxos de caixa operacionais para realização dos pagamentos correspondentes, reduzindo o caixa disponível para financiar o capital de giro e os investimentos; (ii) aumento da vulnerabilidade às condições econômicas ou setoriais adversas; (iii) limitação de flexibilidade no planejamento e/ou na reação às mudanças no negócio e/ou no setor de atuação; (iv) limitação da capacidade de levantar novos recursos no futuro e/ou aumento do custo de capital; (v) restrição a possibilidades de realização de aquisições estratégicas e/ou de explorar novas oportunidades de negócios; e (vi) posicionamento em desvantagem competitiva em relação aos seus concorrentes que tenham menor nível de endividamento.

A Companhia pode ter seus resultados operacionais e/ou financeiros afetados em razão de eventual incapacidade de manter pessoas chave em sua administração

Podemos sofrer impactos adversos devido a atrasos ou divergências na elaboração e divulgação de demonstrações financeiras

Incêndios, desastres naturais e outros acidentes além do controle da Companhia e das Controladas podemprejudicar seus negócios e resultar em perda de receita ou despesas mais elevadas.

A materialização de riscos não cobertos pelas apólices de seguro pode afetar a Companhia e suas Controladas adversamente.

Os controles internos podem não ser suficientes para prevenir ou detectar violações da legislação aplicável e/ou das políticas internas por seus administradores, empregados e fornecedores, incluindo violações de leis e regulamentos de combate à ji·aude, corrupção e suborno. Violações ou alegações e investigações de violações de tais leis podem prejudicar a reputação da Companhia e suas Controladas e resultar em um efeito material adverso em seus negócios, resultados operacionais e situação financeira.

Os titulares de ações ordinárias de emissão da Companhia podem não receber dividendos ou juros sobre o capital próprio.

Dependemos fundamentalmente de serviços públicos e concessões públicas, em especial os de fornecimento de água, energia elétrica, serviços de segurança e bombeiros. Qualquer diminuição ou interrupção desses serviços poderá causar dificuldades na operação dos nossos polos industriais e demais propriedades e, consequentemente, afetar negativamente os resultados dos nossos negócios.

A Companhia pode ser adversamente afetada em caso de atrasos nas alfândegas.

Setor de Óleo e Gás: A Apolo Tubulars está sujeita ao risco de concentração do faturamento a um número reduzido de clientes.

Segmento Químico: A GPC Química está sujeita ao risco de concentração do faturamento a um número reduzido de clientes.

Segmento Químico e de Tubos de Aço: A Companhia e suas Controladas estão sujeitas a riscos nom1almente associados à concessão de crédito, incluindo o risco de inadimplência por fatores diversos, podendo incorrer em perdas em seus respectivos resultados.

Segmento ele Tubos ele Aço

Setor de Construção Civil e Infraestrutura: O setor de atuação sofre forte influência do comportamento do PIB. Neste sentido, a Apolo Tubos e a Apolo Tubulars estão expostas à conjuntura econômica do país.

Setor de Óleo e Gás: O setor de atuação tem correlação direta com as ações governamentais. Neste sentido, a Apolo Tubulars está exposta à atuação do governo.

Aquisição de fabricantes de tubos por siderúrgicas: A aquisição de fabricantes de tubos por parte de companhias siderúrgicas, em um processo de ve1iicalização de suas operações, pode fortalecer conco1Tentes diretos através de acesso a matéria-prima em condições mais vantajosas (tanto preço como condições de pagamento), expansão dos canais de vendas, fortalecimento do capital de giro etc., causando efeitos adversos nos negócios e na situação financeira da Apolo Tubos e da Apolo Tubulars.

Novos entrantes internacionais: O mercado brasileiro pode c1iar oportunidades para  que  fabricantes  globalizados sejam atraídos ao país e operem com vantagens competitivas. O segmento de tubos de aço pode sofrer ameaças de aviltamento de preços, suportados ocasionalmente pela importação tanto da matéria prima (bobinas de aço) quanto do produto acabado (tubos). Na ocorrência de um evento de aviltamento de preços, pode ocorrer desestabilização do mercado e dos preços, causando efeito adverso nos negócios e na situação financeira da Apolo Tubos e da Apolo Tubulars.

Segmento Químico: Exposição à Conjuntura Econômica do país

O segmento de atuação sofre influência do comportamento do PIB. Neste sentido, a GPC Química está exposta à conjuntura econômica do país.

Aquisição de matérias primas: A utilização de metanol importado adquirido de terceiros em nossas unidades de resinas enseja riscos relacionados ao fornecimento do produto, proveniente do mercado internacional, tendo em vista os trâmites necessários para importação.

Novos entrantes e verticalização de produção: A atratividade do setor de painéis de madeira no Brasil pode suscitar a entrada de outros produtores, acirrando a concorrência no setor.

Adicionalmente, a possibilidade de verticalização pelos produtores de painel de madeira pode afetar a participação de mercado e a capacidade de crescimento da GPC Química.

Podemos vir a precisar de capital adicional no futuro, por meio da emissão de ações ou de valores mobiliários conversíveis em ações, ou participar de outras sociedades mediante fusão ou incorporação, o que poderá resultar em uma diluição da participação do investidor no nosso capital social

A volatilidade e a iliquidez inerentes ao mercado de valores mobiliários brasileiro poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores de venderem ações ordinárias de nossa emissão ao preço e no momento desejados.

Nossos acionistas poderão tomar decisões de desinvestimento na Companhia a partir de inte,pretações acerca das mudanças políticas e econômicas no país, bem como no setor de atuação das Controladas da Companhia, causando a desvalorização da cotação das ações de nossa emissão.

A não observância das leis e regulamentos ambientais pode resultar na obrigação de reparação de danos ambientais.

A escassez de recursos naturais e de energia pode afetar as operações da Companhia e de suas Controladas.

Eventuais acidentes relacionados a descarte de resíduos podem resultar em multas e indenizações significativas às Controladas da Companhia e afetar a imagem e reputação.

Os interesses dos acionistas controladores da Companhia podem divergir ou ser conflitantes com os interesses dos demais acionistas da Companhia.

As atividades das Controladas da Companhia estão sujeitas a extensa regulamentação, o que poderá implicar maiores despesas ou obstrução de produção, de modo a afetar negativamente nossos resultados.

A Companhia pode apresentar receitas menores em caso de desaceleração de mercado.

Pandemias, epidemias ou surtos de doenças infecciosas, como o COVID-19, podem levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão adversa sobre a economia mundial, incluindo a economia brasileira, impactando o mercado de negociação das ações de emissão da Companhia.

O governo brasileiro exerceu e continua exercendo influência significativa na economia brasileira, o que pode afetar adversamente as atividades e o desempenho financeiro em geral da Companhia.

A instabilidade política pode prejudicar os resultados operacionais da Companhia.

A instabilidade da taxa de câmbio pode afetar os negocios, situação financeira, resultados operacionais, perspectivas e o preço de mercado das ações de emissão da Companhia.

A inflação e determinadas medidas do Governo Federal para combatê-la historicamente afetaram de forma adversa a economia brasileira. Altos níveis de inflação no futuro podem afetar adversamente a Companhia e o preço de mercado das ações de sua emissão.

Mudanças nas políticas fiscais e legislação tributária podem afetar adversamente a Companhia e suas Controladas.

Ineficiências oua incapacidade do governo brasileiro de implementar reformas críticas para aprimorar o sistema tributário e previdenciário brasileiro, a legislação trabalhista e outras áreas-chave para a vitalidade macroeconômica brasileira podem afetar adversamente a Companhia e suas Controladas.

Acontecimentos políticos, econômicos e sociais e a percepção de riscos em outros países, sobretudo em países de economia emergente, podem prejudicar o preço de mercado dos valores mobiliários de emissores brasileiros.

A concentração bancária no Brasil pode prejudicar a disponibilidade e o custo do crédito.

A volatilidade e a iliquidez inerentes ao mercado de capitais brasileiro podem limitar substancialmente a capacidade dos investidores de venderem ações de emissão da Companhia ao preço e no 111.omento desejados.

Qualquer rebaixamento da classificação de risco do Brasil (rating) pode afetar negativamente o preço de mercado das ações de emissão da Companhia.