Empresas

Direcional-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Parte das nossas receitas advém de empreendimentos contratados junto ao Caixa Econômica Federal (“CEF’J ou Banco do Brasil (“BB’J no âmbito da Faixa 1 do Programa ” Minha Casa Minha Vida”.

Parcela substancial dos recursos para financiamento de nossos Empreendimentos Populares é fornecida pela Caixa Econômica Federal.

Parcela substancial de nossos empreendimentos imobiliários são desenvolvidos no âmbito do PMCMV Faixas 1, 1,5 2 e 3. A não implementação, cancelamento, suspensão ou escassez de recursos decorrentes desse programa poderá afetar a condução dos negócios da Companhia e seus resultados.

Nossas atividades dependem da disponibilidade de financiamento para suprir nossas necessidades de capital de giro, para aquisição de terrenos e financiamento da construção.

O custo dos terrenos é um dos principais fatores que interferem na sustentabilidade dos nossos resultados. Um aumento no custo dos terrenos muito acima dos índices de preços e salários nos próximos anos poderá afetar negativamente a nossa capacidade de manter o nosso ciclo operacional.

A forte demanda por mão de obra, especialmente por trabalhadores qualificados pode dificultar a obtenção dos profissionais necessários à ampliação das nossas atividades.

Poderemos não conseguir implementar a nossa estratégia de negócios de diversificação geográfica de nossas atividades com sucesso.

Podemos não ser capazes de manter ou aumentar o nosso histórico de crescimento.

O aumento da concorrência do PMCMV pode prejudicar a estratégia de crescimento da Companhia.

A perda de membros de nossa alta administração ou a nossa incapacidade de atrair e manter pessoal adicional para integrá-la, pode ter um efeito adverso material sobre nossas atividades, situação financeira e resultados operacionais.

Nossas atividades podem ser afetadas adversamente caso não obtenhamos as autorizações exigidas para nossos empreendimentos no devido tempo.

Podemos não dispor de seguro suficiente para nos proteger de perdas substanciais

Pelo fato de reconhecermos a receita de vendas proveniente de nossos imóveis segundo o método contábil da evolução financeira da obra, o ajuste do custo de um projeto de incorporação poderá reduzir ou eliminar a receita e o lucro anteriormente apurados

Decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos podem causar efeitos adversos para a Companhia.

Os contratos financeiros e outros instrumentos representativos de dívidas estabelecem obrigações específicas para a Companhia, sendo que eventual inadimplemento em decorrência da inobservância dessas obrigações pode acarretar o vencimento antecipado dessas obrigações.

Falhas nos processos de governança da Companhia, gestão de riscos e complíance podem causar efeitos adversos para a Companhia.

A Companhia está sujeita a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e poderá ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

Incidentes de segurança cibernética, incluindo ataques á infraestrutura necessária para manter os sistemas de TI da Companhia podem resultar em danos financeiros e à reputação da Companhia.

A Companhia poderá enfrentar situações de potencial conflito de interesses envolvendo transações com partes relacionadas.

A Companhia pode perder direitos sobre marcas registradas ou não obter o registro de marcas solicitada,so que afetaria o direito de uso exclusivo sobre as mesas, e pode sofrer demandas judiciais em diversas esferas por uso indevido de marca.

A Companhia não tem um acionista controlador ou grupo de controle titular de mais de 50% do capital votante, o que pode deixá-la susceptível a alianças entre acionistas, conflitos entre acionistas e outros eventos decorrentes da ausência de um acionista controlador ou grupo de controle titular de mais que 50% de seu capital votante

Os interesses dos administradores e executivos da Companhia podem ficar excessivamente vinculados à cotação de ações de nossa emissão, uma vez que participam de um plano de opção de compra de ações.

Podemos vir a precisar de capital adicional no futuro, por meio da emissão de valores mobiliário,so que poderá resultar em uma diluição da participação do investidor em nossas ações.

Volatilidade e afalta de liquidez do mercado devalores mobiliários brasileiro poderão limitar substancialmenteacapacidade dos investidores de vender as ações pelo preço e na ocasião que desejarem.

A nossa participação em sociedades de propósito específico (“SPEs’J cria riscos adicionais, incluindo possíveis problemas no relacionamento financeiro e comercial com nossos parceiros. Caso não consigamos manter um bom relacionamento com os nossos parceiros, ou sócios, nossos negócios e operações podem ser afetados negativamente.

Nossos resultados dependem dos resultados deSPEs, os quais podem não estar disponíveis

Aumentos no preço de matérias-primas e equipamentos de construção podem elevar o custo de construção dos Empreendimentos e reduzir os nossos lucros.

Eventuais atrasos e falhas em nossos empreendimentos imobiliários que estejam fora do nosso controle, podem ter um efeito adverso em nossa imagem, nossas atividades e sujeitar-nos a imposição de responsabilidade civil.

Podemos figurar como responsáveis principais ou solidários das dívidas trabalhistas de terceirizados.

Estamos sujeitos a riscos associados a concessão de financiamento em especial ao risco de inadimplência.

Falta de disponibilidade de recursos para aquisição de unidades habitacionais e/ou aumento das taxas de juros podem prejudicar o poder de compra dos clientes, o que pode vir a afetar negativamente as nossas vendas e nos obrigar a alterar as condições de financiamento que ofereceremos aos nossos clientes.

Os clientes podem efetuar o cancelamento da venda (distrato) das unidades compradas, o que poderá afetar adversamente a situação financeira e os resultados operacionais da Companhia.

A Companhia e o setor imobiliário brasileiro estamos expostos a riscos associados à aquisição, incorporação e construção imobiliárias e à venda de imóveis.

O valor de mercado dos terrenos que mantemos em estoque pode cair, o que poderá impactar adversamente nosso resultado operacional.

O setor imobiliário depende da disponibilidade de crédito, em especial para Empreendimentos Populares.

O setor imobiliário no Brasil é altamente competitivo e podemos reduzir nossa posição de mercado em certas circunstâncias.

O descasamento entre as taxas utilizadas para a indexação de nossas receitas e as taxas utilizadas para a indexação de nossas despesas poderá impactar negativamente a nossa situação financeira e nossos resultados operacionais.

O aumento de alíquotas de tributos existentes ou a criação de novos tributos poderão nos afetar adversamente.

Modificações nas Práticas Contábeis Adotadas no Brasil em função de sua convergência às práticas contábeis internacionais (IFRS) podem afetar adversamente nossos resultados.

Os imóveis de propriedade da Companhia, controladas ou coligadas, podem ser desapropriados.

As empresas do setor imobiliário estão sujeitas a extensa regulamentação , que podem sofrer mudanças.

A não observância das leis e regulamentos ambientais pode resultar na obrigação de reparação de danos ambientais, na imposição de sanções administrativas e penais e/ou em danos reputacionais.

A volatilidade e falta de liquidez do mercado de valores mobiliários brasileiro poderão limitar a capacidade de venda de nossos valores mobiliários pelo preço e momento desejados.

O desenvolvimento e a percepção de risco em outros países, particularmente em países de economia emergente e nos Estados Unidos, China e União Europeia, podem afetar adversamente a economia brasileira, os negócios da Companhia e o preço de mercado dos valores mobiliários brasileiros, inclusive das ações de emissão da Companhia.

A inflação e eventuais medidas adotadas pelo Governo Federal do Brasil para combatê-la, incluindo aumentos nas taxas de juros, poderão contribuir  para a incerteza econômica no Brasil, podendo gerar um efeito adverso relevante a todo o mercado, inclusive acarretando eventuais consequências em relação à condição financeira, resultados operacionais e o preço de mercado das ações da Companhia.

Os preços das ações na B3, por exemplo, são historicamente afetados por flutuações nas taxas de juros vigentes nos Estados Unidos, bem como pelas variações dos principais índices de ações norte-americanos. Acontecimentos em outros países e mercados de capitais poderão prejudicar o valor de mercado das ações de emissão da Companhia, podendo, ademais, dificultar ou impedir totalmente o seu acesso aos mercados de capitais e ao financiamento de suas operações no futuro em termos aceitáveis.

A instabilidade política pode afetar adversamente os negócios, os resultados e o preço das ações da Companhia.

A intervenção do governo brasileiro na economia nacional por meio de modificações significativas em suas políticas e normas monetárias, fiscais creditícias e tarifárias podem afetar nossos negócios

Mudanças na legislação fiscal podem resultar em aumentos em determinados tributos diretos e indiretos, o que poderia reduzir a rentabilidade da Companhia.

Concentração bancária no Brasil pode prejudicar a disponibilidade e o custo do crédito.

Qualquer degradação da classificação de crédito do Brasil (rating) pode afetar negativamente o preço de nossas ações ordinárias.

A instabilidade cambial pode prejudicar a economia brasileira e, consequentemente nossos resultados.

Surtos ou potenciais surtos de doenças, como o Coronavírus (COVID-19), o Zika, o Ebola, a gripe aviária, a febre aftosa, a gripe suína, a Síndrome Respiratórai  no Oriente Médio ou MERS e a Síndrome Respiratória Aguda Graveou SARS, pode ter um impacto adverso nas operações da Companhia. Qualquer surto de uma doença que afete o comportamento das pessoas pode ter um impacto adverso relevante no mercado de capitais global, nas indústrias mundiais, na economia brasileira, nos resultados da Companhia e nas ações de sua emissão. Surtos de doenças também podem resultar em quarentena do pessoal da Companhia ou na incapacidade de acessar suas instalações, o que prejudicaria sua reputação e o preço das ações de sua emissão.