Dohler-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

As vendas e, consequentemente, o resultado operacional da Companhia dependem, de forma significativa, da capacidade de gerenciar estoques  e  de identificar com sucesso tendências do mercado têxtil, a fim  de conseguir explorá-las da melhor maneira possível para a Companhia. Deve-se destacar que, caso a Companhia não tenha êxito na identificação e mapeamento  de  tais  tendências, haverá possibilidade de perda de mercado e consequente redução do  seu desempenho financeiro.

Considerando que a Companhia produz internamente a parcela mais significativa dos produtos que comercializa, é necessário apontar que  qualquer evento adverso na produção impactará de forma negativa em seus resultados.

Ainda, temos que a matéria -prima básica da Companhia, o algodão, é um produto agrícola, de modo que fica sujeito às variações climáticas, de safra, qualidade de fornecimento, sendo que tais fatores poderão impactar negativament e nos custos de produção e lucratividade da Companhia.

No cenário macroeconômico, a desvalorização do real frente ao dólar estadunidense também poderá resultar em pressões infla cionárias adicionais em nosso país, em função do aumento do preço em geral dos produtos e serviços importados. Deste modo, trazendo tal ponto à realidade da Companhia, t emos que, embora os insumos im portados tenham menor part icipação na composição final de preços, a variação cambial poderá t orná -los mais caros o que, consequentemente, geraria aumento nos custos de produção. Nessa linha, a Companhia seria obrigada a repassar o aumento dos custos de produção para seus clientes, o que nem sempre é possível, de modo que seus resultados poderão ser afetados.

Necessário destacar que a Companhia não pode garantir que logrará êxito em atrair e manter pessoal qualificado para integrar a respectiva Administração e postos­ chave, sendo que a perda dos serviços de tais sujeit os, ou a incapacidade de atrair e manter pessoal adicional para substituí-los pode causar  um  efeit o  negativo  nos result ados da Companhia.

Por fim, uma vez que a Companhia é titular de incentivos fiscais federais e estaduais, faz-se mandat ário info rmar que os incentivos têm prazos finitos, podendo não ser renovados quando do seu venciment o, o que poderá ocasionar efeitos negativos ao resultado da Companhia. Par a garantir a cont inuidade de tais incentivos durante a r espect iva vigência, a Companhia deverá observar uma série de exigências legais, em matérias relacionadas às áreas fi scal, t rabalhist a, social e de proteção e controle do meio ambiente, passíveis até mesmo de questionament o judicial. Na hipótese de não cumprimento das exigências legais, poderá haver a suspensão ou cancelamento dos referidos incentivos fiscais, o que acarretaria efeit os danosos ao desempenho da Companhia.

Diante da pandemia relacionada à Covid – 19, o cenário mundial teve mudanças significativas, e consequentemente  reflexos negativos nas operações da Companhia, sendo mais acentuados no 1 semestre, por conta redução econômica em geral e de seus parceiros comerciais, diminuídas por medidas de isolamento decretados por entes governamentais.

Diante desta sit uação e de haver efetivos impactos em nossas operações, a Administração da Companhia aj ust ou suas atividades para uma nova realidade, diante de um cenário mais pessimista, para que tais efeitos não afetassem significativamente a liquidez e nos resultados da Companhia.

No segundo semestre de 2020, a Companhia retornou a sua normalidade operacional, e desde então vem mantendo a níveis normais de produção, sendo assim, não apresentando  impactos relevantes, que possam afetar   significativamente   a   situação   financeira   e   patrimonial da Companhia, tampouco às estimativas e os julgamentos contábeis.

Não obstante, a Companhia vem acompanhando a evolução desta pandemia, mantendo orientações aos seus colaboradores, parceiros e prest adores de serviços, na adoção de procedimentos prevent ivos e de distanciament o social em todos os ambientes de atuação, bem como quaisquer impactos e ou efeitos econômicos que possa atingir a nossa atividade.

Por fim, e diante de reflexos na evolução do Covid-19, a Companhia continua monitorando o mercado interno e externo e suas possíveis consequências para a empresa, podendo tomar medidas que diminuam ou não impactem significativamente em suas demonstrações financeiras.

Os interesses dos acionistas podem entrar em  conflito com os interesses dos investidores, uma vez que os Controladores podem eleger a maioria dos membros do Conselho de Administração, bem como determinar o resultado da maioria de deliberações que exijam aprovação de acionistas. Assim, os interesses dos Controladores podem ser diversos daqueles dos minoritários.

O Estatuto Social da Companhia (alínea e, §4º, Art. 35) estabelece o pagamento de dividendo mínimo obrigatório correspondente à 25% (vinte e cinco por cento) do lucro líquido do exercício, na forma do artigo 202 da Lei 6.404/76

Todavia, caso ocorra event ual mudança na situação financeira da Companhia, poderá ser obstada a distribuição de dividendos, o que acabaria por afetar os acionistas.

A Companhia tem firmados alguns contratos com terceiros, tanto para a prestação de serviços como  também  para  o  fornecimento  de  equipamentos  e matéria-prima. Deste modo, eventual rescisão de tais contratos, considerando também o insucesso em renovar ou negociar novos contratos a valores e parâmetros equilibrados, poderá afeta r os resultados da Companhia de forma significativa.

Adicionalmente, em especial nos casos de prestadores de serviços e fornecedores, a Companhia poderá ser responsabilizada, ainda que com posterior direito de regresso, por danos ambientais, passivos t rabalhist as e segurança, entre outros.

A ausência de contratos de longo prazo firmados com nossos client es, mesmo com aqueles de maior porte, combinada com a crescente concorrência no setor têxt il, inclusive com p!ayers internacionais que notadamente praticam políticas extremamente agressivas de preço, são os principais riscos aplicáveis ao presente ponto.

O set or têxtil tem como característica uma concorrência bastante intensa, sendo altamente competitivo.

A Companhia tem como principais concorrentes outras empresas nacionais, bem como estrangeiras, sendo que as últimas, via de regra, têm acesso a recursos financeiros significativos. Os principais fatores de concorrência podem ser identificados como preço, marca, design, qualidade, flexibilidade de produção e facilidade em escoá-la.

Deste modo, as vantagens obt idas pelos concorrentes da Companhia no que tange aos fatores de concorrência  citados acima  poderão impactar  negativamente nos resultados da Companhia.

Ainda, considerando que o volume de vendas e os níveis de estoque da Companhia sofrem variações sazonais, pode-se identificar que eventual ret ração econômica, interrupção nas atividades da Companhia e/ou atraso de entrega de matérias primas por parte dos fornecedores podem  afetar  de forma  negativa  os result ados da Companhia.

A Companhia está sujeita às leis, normas e aos regulament os que regem relações de trabalho, saúde e segurança do trabalhador, meio-ambiente, contratação, descarte de resíduos, importações, exportações e impostos,  ent re outros.

Deste modo, eventuais mudanças em quaisquer de tais leis, normas e/ ou regulamentos poderão gerar grandes impactos à Companhia, notadamente nas esferas t rabalhist a, ambiental e fiscal. Como exemplo, indicamos a situação de eventual suspensão ou alteração dos incentivos fiscais usufruídos pela Companhia, o que poderia impactar de forma negativa nos resultados da Companhia.

No mais, situações de non -compliance às leis,  normas  e  regulamentos poderão desaguar em interrupção ou término de determinadas operações, ou em multas, penalidades ou outras obrigações significativas que poderiam ocasionar em result ados negativos à Companhia.

A Companhia tem suas atividades concentradas no Brasil. Todavia, em menor monta, seus produtos são comercializados em 16 (dezesseis) países com caraterísticas diversas. Deste modo, eventuais mudanças  políticas e/ ou  legais em tais lugares podem afetar os resultados da Companhia.

Tal como já mencionado, a Companhia atua em ambiente regulado, inclusive com relação ao meio-ambiente, devendo observar disposições das esferas federal, estadual e municipal, bem como a supervisão  pelos departamentos  encarregados pela implementação de políticas governamentais de meio-ambiente, tratando, principalmente, do tratamento de água, da emissão  e descarte  de materia l  perigoso e da geração, armazenament o, manuseio, uso e transporte de materiais.

Eventual  violação  de  tais   disposições,   bem   como   eventual   não obtenção/ renovação de licenças necessárias à operação da Companhia podem ocasionar em multas de elevado valor, pedidos de reparação de danos, entre out ras sanções, o que pode vir a gerar resultados negativos à Companhia .