Empresas

Elfa Medicamentos-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A pandemia da doença causada pelo novo coronavírus (ou COVID-19) pode ter um efeito adverso sobre os negócios e resultados operacionais da Companhia.

A Companhia pode não ser bem-sucedida na execução de sua estratégia de negócios, o que poderá afetar negativamente os seus planos para aumentar sua receita e rentabilidade.

A Companhia pode não ter sucesso com a sua estratégia de crescimento por meio de aquisições ou parcerias, as quais envolvem riscos e potencial diluição de acionistas.

A Companhia depende de fabricantes privados nacionais e transnacionais, e também de fornecedores de medicamentos importados para atender aos seus clientes. Interrupções nos processos produtivos podem afetar o abastecimento dos medicamentos que a Companhia comercializa e distribui.

A Companhia depende de seus centros de distribuição para distribuir seus produtos a seus clientes.

O crescimento da Companhia poderá exigir capital adicional no futuro, que poderá não estar disponível ou, se disponível, poderá ser em condições não satisfatórias à Companhia.

Interrupções, falhas ou a necessidade de aprimorar os sistemas da Companhia poderão afetar adversamente suas atividades.

A Companhia é beneficiária de incentivos fiscais estaduais e a glosa dos créditos relacionados a aquisições de mercadorias beneficiadas por tais incentivos ou a suspensão, cancelamento ou não renovação dos incentivos, podem afetar adversamente seus resultados.

Perdas não cobertas pelos seguros contratados pela Companhia podem resultar em prejuízos que poderão lhe causar efeitos adversos.

Decisões desfavoráveis ou o envolvimento da Companhia ou de seus acionistas, administradores e/ou colaboradores em processos judiciais, administrativos ou arbitrais, procedimentos de investigação ou inquéritos policiais podem causar efeitos adversos em seus negócios, na sua condição financeira, nos seus resultados operacionais e em sua imagem ou reputação.

A distribuição dos produtos da Companhia pode sofrer um impacto adverso relevante caso suas atividades e a dos seu principais fornecedores e prestadores de serviços sofram paralisações significativas.

Comportamentos contrários à legislação e regulamentação aplicáveis podem ocasionar impactos adversos relevantes sobre os negócios, a situação financeira, os resultados operacionais e cotação das ações da Companhia.

A perda de membro da alta administração, ou a impossibilidade de atrair e manter novos executivos ou de treinar novos profissionais poderá ter um efeito adverso relevante sobre os negócios e os resultados operacionais da Companhia.

A Companhia pode não pagar dividendos ou juros sobre o capital próprio aos acionistas titulares de suas ações.

A Companhia está sujeita a riscos associados à incapacidade ou falha na proteção de seus ativos de propriedade intelectual ou, ainda, a eventual violação aos direitos de propriedade intelectual de terceiros.

A Companhia está sujeita a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e poderá ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

Incidentes de segurança cibernética, incluindo ataques à infraestrutura necessária para manter os sistemas de TI da Companhia podem resultar em danos financeiros e à reputação da Companhia.

Falhas nos nossos sistemas, políticas e procedimentos de controles internos poderão expor a Companhia a riscos inesperados ou imprevistos, o que poderia afetar adversamente os seus negócios.

A Companhia poderá enfrentar situações de potencial conflito de interesses em negociações com partes relacionadas, bem como pela celebração de contratos de indenidade.

A Companhia pode não ser capaz de renovar ou manter os contratos de locação de algumas de suas unidades ou centros de distribuição.

Os procedimentos licitatórios de que a Companhia participa nas contratações com o Poder Público podem sofrer influência política ou ser alvo de investigações.

Determinados contratos financeiros da Companhia possuem cláusulas de inadimplemento (cross default) ou vencimento antecipado (cross acceleration) cruzado.

No caso de realização de oferta pública inicial de ações da Companhia, a Companhia poderá continuar sendo controlada pelos seus atuais acionistas controladores. Os interesses dos acionistas controladores  da Companhia podem entrar em conflito com os interesses dos seus demais acionistas.

Após realização de oferta pública inicial de distribuição de ações da Companhia, a Companhia pode não vir a ter nenhum acionista ou grupo de acionistas que detenha mais do que 50% do seu capita/votante , mais uma ação

A Companhia depende em grande parte dos resultados de suas controladas, que podem não vir a ser distribuídos.

A Companhia  pode  ser  responsável  por  obrigações  ambientais,  fiscais,  trabalhistas  e previdenciárias de fornecedores ou prestadores de serviços.

Aumentos no custo dos prestadores de serviço podem elevar o custo dos produtos que a Companhia comercializa e distribui, reduzindo os seus lucros.

A Companhia  depende de fabricantes para produzir e fornecer os produtos que comercializa e distribui. A venda direta desses produtos a clientes institucionais, órgãos públicos e varejistas por nossos fornecedores poderá nos afetar adversamente.

Os negócios da Companhia dependem de sua capacidade de desenvolver e manter relações com os fabricantes dos produtos que ela distribui. A incapacidade da Companhia de desenvolver ou manter essas relações poderá lhe afetar adversamente.

A Companhia depende de transportadoras terceirizadas e problemas no seu relacionamento com esses prestadores de serviços podem afetar negativamente os negócios e operações da Companhia.

A Companhia está exposta a riscos de crédito e inadimplência de seus clientes.

A Companhia poderá sofrer impactos financeiros adversos ocasionados pelo aumento da demanda por medicamentos e produtos hospitalares para o Setor Público.

Alterações na cadeia produtiva e de fornecimento na indústria farmacêutica brasileira poderão ter efeito adverso nos negócios da Companhia.

A forte concorrência no setor de distribuição de medicamentos no Brasil poderá resultar em redução das margens de lucros da Companhia.

Dependemos do sistema de transportes e infraestrutura dos diversos estados brasileiros para a entrega das mercadorias aos nossos clientes.

Os contratos celebrados pela Companhia com o Poder Público estão sujeitos às regras da Lei Geral de Licitações e serão posteriormente sujeitos à Nova Lei de Licitações, pendente de sanção presidencial.

O mercado farmacêutico e de produtos hospitalares brasileiro é altamente regulamentado e a Companhia não pode garantir que atenderá às exigências impostas por tais leis e regulamentos ou que conseguirá cumprir novas exigências legais ou regulamentares dentro do prazo estipulado pelas autoridades competentes.

A Companhia está sujeita a regulamentações que impõem controles de preço sobre a maior parte dos produtos farmacêuticos que vende. Essas regulamentações podem requerer aumentos nas despesas de loja ou mesmo limitar as margens e a capacidade da Companhia de repassar custos aos clientes, o que poderá lhe afetar adversamente

O atraso no cumprimento ou o não cumprimento de exigências regulatórias poderá afetar adversamente a Companhia.

A não obtenção, não renovação, atrasos ou cancelamento das autorizações, registros, licenças, outorgas e alvarás necessários para a instalação e a operação de suas unidades e seus centros de distribuição pode ter impacto negativo na Companhia e seus negócios.

A exposição da Companhia à variação cambial poderá causar um efeito material adverso nas suas atividades, situação financeira e resultados operacionais.

A não observância das leis e regulamentos ambientais pode resultar na obrigação de reparação de danos ambientais, na imposição de sanções administrativas e penais e/ou em danos reputacionais.

O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo, como o atual coronavírus (COVID-19), pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial e a economia brasileira, impactando o mercado de negociação das ações de emissão da Companhia.

O governo federal exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e política brasileira, podem ter um efeito material adverso sobre a Companhia.

Desenvolvimentos e mudanças na percepção dos investidores sobre risco em outros países, especialmente nos Estados Unidos, Europa e outros países emergentes, podem afetar material e adversamente a economia brasileira e o valor de mercado dos valores mobiliários brasileiros, incluindo as ações da Companhia.

Instabilidade política no Brasil pode afetar adversamente os negócios da Companhia e os resultados de suas operações.

A inflação e os esforços do Governo Federal de combate à inflação podem afetar adversamente os negócios, operações e condição financeira da Companhia.

Qualquer rebaixamento na classificação de crédito do Brasil poderá afetar adversamente o preço de negociação das ações da Companhia.

Potenciais oscilações das taxas de juros poderão provocar efeito prejudicial nos nossos negócios e nos preços de mercado das ações de nossa emissão.

A instabilidade da taxa de câmbio pode afetar adversamente a condição financeira da Companhia, seus resultados operacionais e seu valor de mercado das ações.