Empresas

Enauta-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A Companhia possui participação somente em dois ativos produtos e portanto, qualquer falha que impacte a produção pode afetar significativamente o valor da Companhia.

O portfólio de ativos produtores da Companhia passará a englobar apenas um ativo com três poços em produção, gerando relevante concentração. A não conclusão da aquisição de novos ativos produtores, torna incerto o desempenho e resultado futuro da Companhia.

A aquisição de novos ativos pode ser realizada com base em informações equivocadas ou incompletas e depende da obtenção das aprovações necessárias para o desenvolvimento das atividades.

As avaliações de nossos recursos e reservas são baseadas em estudos que consideram diversas variáveis, tais como, análises geológicas, modelagem do comportamento das jazidas, projeções de preços e custos e as análises comparativas com outras reservas e recursos similares, podendo não ser exatas e podem envolver um significativo grau de incerteza. Estas avaliações podem ser validadas por consultorias independentes.

Futuras perfurações em nossas áreas poderão não ser realizadas ou não produzir  petróleo  e/ ou gás natural em quantidades  ou qualidades viáveis do ponto de vista comercial.

As atividades de E&P de petróleo e gás envolvem riscos de consequências imprevis íveis , contra os quais nossas apólices de seguro podem  não fornecer adequada cobertura.

Os nossos negócios envolvem incertezas e riscos operacionais que podem nos impedir de obter lucro e nos causar importantes perdas.

O cronograma dos projetos de E&P está sujeito a atrasos e os custos orçados podem ser superados, o que poderá afetar adversamente nossos projetos atuais e futuros e consequentemente os nossos resultados.

Não somos operadores de parte de nossas concessões ou não determinamos isoladamente as decisões das atividades de nossas concessões e, dessa forma, nossa capacidade de controlar as atividades de exploração, o prazo de desenvolvimento, os custos associados ou a  taxa de produção oriunda de qualquer exploração com sucesso com relação a esses blocos é limitada.

Podemos não ter recursos suficientes para financiar nossas atividades futuras de exploração, produção e desenvolvimento de nossos ativos.

Nossas parcerias podem não ser bem-sucedidas em função de fatores diversos.

Pandemia pode impactar nossas operações, levando à interrupção temporária de nossas atividades.

Oscilações na taxa de câmbio podem impactar de maneira significativa o resultado da Companhia.

Caso não sejam identificadas ocorrências significativas ou a Enauta não mantenha um sistema eficaz de controles internos, a Companhia pode não ser capaz de divulgar sua condição financeira ou resultados operacionais com exatidão ou em tempo hábil, provocando efeitos adversos.

A perda de membros da alta administração da Companhia, somada à dificuldade em atrair pessoal qualificado, poderá afetar os nossos resultados.

Podemos ter conflito de interesses em transações futuras com partes relacionadas.

Os interesses do nosso Acionista Controlador poderão ser conflitantes com os interesses dos demais acionistas.

Nosso Acionista Controlador pode ter sua participação reduzida.

Poderemos precisar de recursos adicionais no futuro , podendo optar por obtê-los por meio da emissão de valores mobiliários, o que poderá resultar na diluição da participação de investidores em nosso capital social.

Restrições à remessa de capitais para o exterior podem prejudicar a capacidade dos titulares de nossas ações ordinárias residentes no exterior em receber dividendos e distribuições relativas às receitas oriundas de alienação de sua participação.

A nossa controlada Enauta Energia S.A. está sujeita aos mesmos riscos operacionais e de mercado da Companhia.

As nossas controladas QGEP Netherlands 8.V. e Atlanta Fie/d 8. V. estão sujeitas à legislação estrangeira.

Nossos  projetos  podem  ser  interrompidos  por  falhas  ou  escassez  de equipamentos,  pessoal qualificado ou fornecedores.

A escassez de fornecedores de bens ou serviços de conteúdo local pode afetar adversamente nosso compromisso contratual de atender a determinados percentuais de conteúdo local.

Nossa receita é preponderantemente vinculada a poucos clientes.

Parcela da receita da Companhia advém da venda de gás natural do Campo de Manati para um cliente exclusivo, cuja participação está em processo de desinvestimento.

Os preços internacionais de referência do petróleo cru e a demanda por esse produto pode oscilar devido a fatores alheios ao nosso controle.

A indústria de petróleo e gás natural está sujeita a riscos operacionais específicos que podem ser afetados por uma variedade de fatores que não podemos controlar.

A indústria do petróleo e do gás natural é altamente competitiva.

Condições de mercado ou restrições de infraestrutura poderão dificultar o acesso aos mercados de petróleo e gás natural ou atrasar a produção.

Acontecimentos e a percepção de risco em outros países, especialmente nos Estados Unidos e em países emergentes, podem afetar de forma adversa o preço  de  mercado  dos   valores  mobiliários  brasileiros, incluindo  nossas ações ordinárias, e limitar nossa capacidade de  financiar nossas operações por meio da  emissão  de  valores  mobiliário, s   bem  como a  capacidade  dos investidores de vender nossas ações ordinárias pelo preço desejado ou no tempo desejado.

Companhias de petróleo e gás natural no Brasil não são proprietárias de nenhuma das reservas de petróleo e gás natural.

Os contratos de concessão, por meio dos quais as companhias no Brasil são autorizadas a produzir petróleo e gás natural de diversos reservatórios, estão  sujeitos,   em  determinadas  circunstâncias,  a  hipóteses  de  término antecipado ou à não renovação da concessão.

As companhias da indústria do petróleo no Brasil recorrem , originalme nte, ao processo de licitação pública regulamentado pela ANP para adquirir direitos de exploração e produção .

As operações da indústria de petróleo e gás natural estão sujeitas a extensa regulamentação.

Alterações nos incentivos fiscais podem afetar adversamente os negócios da Companhia.

A Companhia pode adquirir novos ativos e, portanto, ser responsabilizada por passivos ambientais, reputacionais e outros referentes a esses projetos.

Nossas atividades estão sujeitas a extensa regulamentação ambiental e de segurança e saúde do trabalhador, o que pode vir a aumentar o nosso custo e limitar o nosso desenvolvimento ou de outra forma afetar adversamente as nossas atividades.

Acordos governamentais internacionais, novas tendências do mercado de energia ou mudanças climáticas imprevistas poderão afetar as nossas atividades operacionais ou os nossos resultados.