Empresas

Eneva-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

As atividades de exploração, desenvolvimento e produção nas áreas sob concessão da Companhia poderão não produzir gás natural em quantidades ou qualidades viáveis de forma a atender ao suprimento das Usinas Termelétricas (‘UTEs”) movidas a gás natural da Companhia.

A imprevisibilidade dos acionamentos de determinada usina na forma de despacho, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (“ONS”) pode afetar negativamente tanto a geração de caixa por receita variável das usinas movidas a gás natural quanto o nível de consumo das reservas dos campos de gás natural da Companhia, podendo afetar adversamente os resultados financeiros e operacionais da Companhia.

A Companhia pode não ser capaz de gerar toda a energia que se obriga contratualmente a entregar, o que pode ter um efeito adverso sobre os seus negócios.

As estimativas de reservas de gás natural da Companhia envolvem um grau significativo de incerteza e estão baseadas em premissas que podem não ser precisas.

Decisões adversas em um ou mais processos administrativos e/ou judiciais em que a Companhia é parte podem afetar adversamente seus negócios e resultados operacionais.

A Companhia possui passivos significativos e pode não ser capaz de alongar o prazo de vencimento das dívidas de suas subsidiárias, refinanciar a sua dívida atual e/ou obter novos empréstimos e  financiamentos a custos atrativos.

Os contratos financeiros da Companhia possuem diversas obrigações (covenants) dentre as quais restrições à capacidade de endividamento e à distribuição de dividendos e juros sobre capital próprio. Eventual inadimplemento dessas obrigações pode afetar adversamente e de forma relevante a Companhia e os seus acionistas.

A Companhia pode ser incapaz de manter ou renovar todas as licenças/concessões e autorizações inclusive ambientais/ necessárias para as suas operações atuais/bem como obter licenças necessárias à implementação e à operação de novos projetos.

A Companhia pode não ser capaz de executar integralmente sua estratégia de negócios.

A captação de recursos adicionais por meio da emissão de certos valores mobiliários poderá diluir a participação acionária de investidores nas ações na Companhia.

A Companhia é responsável por quaisquer perdas e danos causados a terceiros em decorrência de falhas na geração de energia oriunda de suas usinas ou interrupções ou distúrbios que não possam ser atribuídos a nenhum agente identificado do setor elétrico, e os seguros contratados podem ser insuficientes para cobrir estas perdas e danos.

As atividades de E&P da Companhia e as operações de usinas envolvem diversos riscos e os seguros contratados podem ser insuficientes para cobrir eventuais perdas e danos decorrentes desses riscos.

A construção, operação e ampliação das instalações e equipamentos de geração de energia elétrica e exploração, desenvolvimento e produção de gás natural da Companhia envolvem riscos significativos que podem ensejar perda de receita ou aumento de despesas.

Mudanças nos benefícios fiscais atuais ou futuramente existentes poderão ter efeito negativo relevante sobre os resultados da Companhia.

Caso a Companhia não cumpra satisfatoriamente as leis e regulamentos destinados a combater a corrupção no Brasil poderá ficar sujeita a multa  penalidades ou outras sanções administrativa e a continuidade dos negócios da Companhia pode ser afetada.

A Companhia poderá não obter sucesso na manutenção de áreas e imóveis em que suas operações se localizem ou estejam em fase de desenvolvimento, inclusive em relação à obtenção ou à renovação de todas as licenças de operação necessárias à condução dos seus negócios, fato que poderá causar um efeito adverso nas suas atividades, situação financeira e resultados operacionais.

A falta de proteção de dados pessoais pode afetara Companhia negativamente.

A Companhia depende da qualificação técnica de membros de sua administração e não pode garantir que será capaz de reter ou substituí-los por pessoas com mesma experiência e qualificação.

Os interesses dos administradores da Companhia podem ficar excessivamente vinculados à cotação das ações de sua emissão uma vez que lhes são outorgadas opções de compra de ações de emissão da Companhia.

Eventual processo de recuperação judicial ou de falência da Companhia ou de suas subsidiárias pode ser conduzido em bases consolidadas.

A Companhia pode ser afetada de maneira adversa no caso de deterioração na qualidade de crédito das instituições financeiras com as quais possui aplicações de caixa, equivalentes de caixa, títulos e valores mobiliários, derivativos, bem como outros instrumentos financeiros.

As atividades da Companhia estão expostas a riscos trabalhistas, incluindo riscos de acidentes com a força de trabalho e coma comunidade.

Uma paralisação ou greve de parte significativa da força de trabalho da Companhia pode afetar suas operações.

A Companhia pode incorrer em perdas ou custos adicionais em função de não regularização fundiária.

Riscos nos procedimentos de controles internos relacionados à emissão das demonstrações financeiras.

Como não há acionista controlador ou grupo de controle titular de mais que 50% do capital votante da Companhia está suscetível a alianças entre acionistas, conflitos entre acionistas, morosidade para aprovação de algumas matérias em sede de assembleia geral por ausência de quórum, e outros eventos decorrentes da ausência de um acionista controlador ou grupo de controle titular de mais de 50% do capital votante.

A Companhia conta com fornecedores de equipamentos nacionais e importados e contrata serviços terceirizados para a construção/operação e manutenção de seus empreendimentos. caso os equipamentos adquiridos ou utilizados pelos fornecedores, ou os serviços prestados não sejam executados de forma a atender a especificações e níveis mínimos de qualidade relativos a cada projeto, os resultados operacionais da Companhia poderão ser adversamente afetados.

A Companhia importa carvão mineral para o suprimento de suas usinas termelétricas a  carvão e  está sujeita a riscos de variação de preço/ logísticas no transporte e descarregamento do referido insumo que podem impactar de forma adversa o resultado operacional e financeiros de tais usinas.

A escassez de fornecedores de bens ou serviços de conteúdo local pode afetar adversamente o compromisso contratual de atender a determinados percentuais de conteúdo local exigidos de certas sociedades controladas da Companhia.

Caso a capacidade de pagamento dos clientes da Companhia se deteriore, a Companhia poderá não receber pagamentos por eles devidos.

O setor elétrico brasileiro é vulnerável a  fatores naturais, como enchentes e escassez de chuvas, que afetam a capacidade geradora de energia, e às restrições do sistema interligado de transmissão de energia no País, que impedem o maior aproveitamento do potencial de geração de energia brasileiro.

A demanda por energia elétrica no Brasil poderá não aumentar ou até mesmo reduzir-se, sendo, ainda, suprida por outros projetos de geração de energia elétrica que não os da Companhia. Nesses casos. os resultados financeiros e operacionais da Companhia poderão ser afetados.

O desenvolvimento de novos projetos de geração de energia elétrica da Companhia depende do cenário futuro de preços da energia elétrica, e ainda, cenário de demanda, regulação e evolução tecnológica, que poderá diferir significativamente do cenário atual de mercado.

As atividades de exploração, desenvolvimento e produção gás natural estão sujeitas a riscos operacionais específicos que podem ser afetados por uma variedade de fatores.

A atuação no setor de comercialização de energia elétrica passa pelo risco de market share e concorrência.

A extensa legislação e regulamentação governamental sobre o setor elétrico e eventuais alterações na regulamentação do setor elétrico podem afetar os negócios e resultados da Companhia.

As operações da Companhia relativas à exploração e à produção de gás natural estão sujeitas a extensa regulamentação.

A Companhia não é e não será proprietária de quaisquer reservas de gás natural no subsolo do Brasil e depende de concessões federais para realizar as atividades de E&P. O descumprimento dos contratos de concessão ou alterações regulatórias podem vira afetar adversamente a Companhia.

A revogação das autorizações para geração termelétrica e perda das concessões de E&P pelas sociedades controladas da Companhia podem gerar prejuízos significativos nos resultados da Companhia.

A ANEEL e a ANP poderão impor penalidades às subsidiárias da Companhia por descumprimento de obrigações previstas nas autorizações, CCEARs, contratos de concessão e nas leis e regulamentos setoriais.

Alterações na legislação e interpretações divergentes e/ou mudanças na interpretação da legislação tributária podem representar um efeito adverso sobre a condição financeira da Companhia.

A ocorrência de danos ambientais envolvendo as atividades da Companhia e suas controladas pode sujeitá-las ao pagamento de substanciais custos de recuperação ambiental e/ou indenizações, que podem afetar adversamente a sua imagem, os seus negócios e o valor de mercado de suas ações.

A inobservância das leis e regulamentos ambientais poderá ter como consequência, além da obrigação de reparar ou indenizar quaisquer danos ambientais que venham a ser causados independentemente da existência de culpa, a aplicação de sanções penais e administrativas.

Alterações nas leis e regulamentos ambientais podem afetar de maneira adversa os negócios da Companhia.

A Companhia está exposta aos riscos de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) que podem levar a acidentes, perdas significativas, processos administrativos e judiciais.

Mudanças climáticas e taxação de carbono podem impactar adversamente os ativos operacionais e a estratégia de crescimento da Companhia.

O Governo exerceu e continua exercendo influência significativa sobre a economia brasileira. Esse envolvimento, bem como as condições políticas e econômicas brasileiras, podem ter um efeito adverso sobre as atividades da Companhia/ seus negócios e no valor de mercado de suas ações.

A instabilidade política e o envolvimento de um ex-acionista controlador da Companhia decorrentes de operações conduzidas pela Polícia Federal podem afetar adversamente os negócios e resultados da Companhia, além do preço de suas ações e sua reputação.

A inflação e as medidas do Governo Federal para combatê-la podem influenciar significativamente a incerteza econômica no Brasil e podem afetar adversamente os resultados operacionais da Companhia.

A instabilidade na taxa de câmbio pode afetar desfavoravelmente a economia brasileira, podendo prejudicar os resultados das operações da Companhia.

Restrições sobre a movimentação de capitais para fora do Brasil poderão prejudicar a capacidade da Companhia de cumprir determinadas obrigações de pagamentos em moedas estrangeiras.

Acontecimentos e mudanças na percepção de riscos em outros países, sobretudo em economias desenvolvidas, podem prejudicar o preço de mercado dos valores mobiliários globais, dentre eles o preço de mercado dos valores mobiliários de emissão da Companhia.

Qualquer rebaixamento na classificação de crédito do Brasil ou da Companhia poderia afetar adversamente o preço de negociação das ações ou de valores mobiliários de emissão da Companhia.

Surtos de doenças transmissíveis em escala local e/ou global, como a pandemia de COVID-19, podem acarretar e têm acarretado medidas diversas cujos efeitos podem levara maior volatilidade no mercado de capitais local e/ou global e à potencial desaceleração do crescimento da economia local e/ou global.