Entalpia-Breve Histórico
Breve Histórico da Companhia
A Companhia foi constituída em 08 de fevereiro de 2019, e passou a integrar o “Grupo Unicoba”, em 30 de julho de 2019, como resultado de uma reorganização societária envolvendo as sociedades do Grupo Unicoba, tornando-se, inicialmente, a holding do Grupo Unicoba para o segmento de baterias, sendo que, diante de uma nova reorganização societária, realizada em outubro de 2020, a Companhia também se tornou holding do Grupo Unicoba para o segmento de iluminação profissional LED.
Leia também:
O “Grupo Unicoba” foi fundado em 1973 pelo imigrante coreano Young Moo Park. Inicialmente, o Grupo Unicoba era constituído por uma empresa familiar, que desenvolvia suas atividades no Centro de São Paulo, com foco na importação e revenda de produtos eletrônicos.
Em 1978, os esforços de crescimento do Grupo Unicoba foram direcionados para a distribuição de baterias estacionárias, e, em 1983, o Grupo Unicoba passa a comercializar tais baterias sob sua própria marca, a “Unipower”.
Em 1996, o Grupo Unicoba firmou um importante contrato junto ao Tribunal Superior Eleitoral, em parceria com a Unisys Brasil Ltda., para o fornecimento do primeiro lote de urnas eletrônicas utilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral em eleições no país. No mesmo ano, sua fábrica de Ilhéus, no Estado da Bahia, obteve certificação ISO9001:2005.
O Grupo Unicoba inaugurou em 2001 uma fábrica em Manaus, no Estado do Amazonas, para a produção de carregadores de celulares (tal planta está certificada pelo ISO9001:2003) e, em 2005, foi inaugurada sua fábrica de baterias estacionárias na Cidade de Extrema, Estado de Minas Gerais.
Em 2009, o Grupo Unicoba expandiu sua área de atuação, passando a fabricar luminárias LED sob a marca “Ledstar”.
Em 2013, posicionando-se como fornecedor de baterias para o setor de telefonia, o Grupo Unicoba celebrou um contrato para fabricação e fornecimento de baterias de celular para a Motorola Mobility Comercio de Produtos Eletrônicos Ltda. Anteriormente, em 2006, o Grupo Unicoba já havia celebrado com a LG Electronics do Brasil Ltda. um contrato com o mesmo objeto.
Ainda em 2013, a Unicoba Holding S.A., antiga holding do Grupo Unicoba, recebeu investimentos do fundo One Equity Partners (fundo de private equity ligado ao J.P. Morgan Chase), que adquiriu, mediante subscrição e integralização de novas ações, participação minoritária relevante no Grupo Unicoba. No mesmo ano, o Grupo Unicoba passou a submeter suas informações financeiras à auditoria externa, realizada pela KPMG.
Em 2017, o Grupo Unicoba captou novos investimentos, que recebeu aportes do Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia Performa Key de Inovação em Meio Ambiente, um fundo de investimentos cujo capital é majoritariamente detido pelo BNDES Participações S.A. O investimento captado foi direcionado, especificamente, para o setor de iluminação LED. Nesse contexto, foi realizada uma reorganização societária no Grupo Unicoba visando à segregação dos negócios de iluminação LED e baterias, que passaram a ser explorados por sociedades diferentes.
Considerando a evolução tecnológica nas baterias de lítio, que resultou na substituição de baterias de chumbo por baterias de lítio para algumas aplicações estacionárias (back-up de energia), e na criação de novas aplicações para as baterias de lítio (a exemplo de aplicações em energias renováveis), em 2018, o Grupo Unicoba passou a fabricar no Brasil baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP).
Em 2019, a antiga holding do Grupo Unicoba para o setor de baterias recebeu investimentos de novos fundos de private equity, geridos por GEF Brasil Investimentos Ltda. e Confrapar Administração e Gestão de Recursos S.A. O investimento foi realizado no âmbito de uma nova reorganização societária, envolvendo as sociedades do Grupo Unicoba para o setor de baterias, e, como resultado, a Companhia assumiu a posição de holding do Grupo Unicoba para esse setor.
Em 2020, foi implementada uma nova reorganização societária visando à unificação das operações do Grupo Unicoba para os setores de iluminação LED e baterias. Como resultado da reorganização societária mencionada, a Companhia tornou-se titular, direta e indiretamente, de 100% do capital social das sociedades do Grupo Unicoba para o setor de iluminação LED.
Nos últimos anos, o Grupo Unicoba captou clientes importantes, como Lenovo, Huawei, Alcatel e Positivo, e tem focado seus esforços no desenvolvimento de luminárias LED e baterias que são mecanismos sustentáveis de armazenamento e de consumo inteligente de energia.