Empresas

Environmental ESG-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

As aquisições e reorganizações societárias que promovemos em nossas sociedades apresentam muitos riscos que poderão afetar adversamente as nossas operações e receitas.

Podemos enfrentar responsabilidades sucessórias por contingências e indenizações em decorrência de nossas aquisições que não tenham sido identificadas antes da aquisição e podem não ser suficientemente indenizáveis nos termos do contrato de aquisição

A competição na aquisição de empresas/ a consolidação no setor de resíduos e as condições econômicas e de mercado podem limitar nossa capacidade de crescer por meio de aquisições.

Podemos não receber os benefícios esperados das aquisições recentes/ o que poderia afetar adversamente nossos resultados operacionais.

As aquisições recentes podem resultar em encargos significativos ou outras obrigações que podem afetar adversamente nossos resultados financeiros.

O uso de caixa e o endividamento significativo com relação ao financiamento das aquisições recentes podem ter um impacto adverso em nossa liquidez/ limitar nossa flexibilidade para responder a outras oportunidades de negócios e aumentar nossa vulnerabilidade a condições econômicas e operacionais adversas.

As informações financeiras pro forma não auditadas são apresentadas apenas para fins ilustrativos e podem não ser indicativas de nossa condição financeira consolidada ou dos resultados operacionais após a implementação das aquisições.

Nosso desempenho financeiro e operacional pode ser afetado pela incapacidade de renovar contratos de prestação de serviço e licenças de operações.

Nossos negócios estão sujeitos a riscos operacionais e de segurança e responsabilidades ambientais significativas.

Nós, nossas controladas, nossos acionistas controladores e nossos administradores estamos sujeitos a riscos e resultados desfavoráveis relacionados a disputas judiciais, administrativas ou arbitrais, as quais podem afetar de forma adversa nossos resultados, nossa situação financeira e nossa reputação.

Perdas não cobertas pelos seguros por nós contratados ou que excedam os respectivos limites de indenização, bem como a não contratação/ renovação de apólices de seguro, podem resultar em prejuízos, o que poderá gerar efeitos adversos sobre nossos negócios.

Nossa eventual incapacidade de acompanhar o rápido desenvolvimento tecnológico e oferecer novos produtos e serviços, bem como melhorar e modernizar adequadamente nossos produtos poderá ocasionar um efeito adverso relevante em nossos resultados financeiros e operacionais.

Estamos expostos a riscos relacionados ao volume de gerenciamento de resíduos.

A extensão da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em razão da disseminação do coronavírus (COVID-19) a percepção de seus efeitos/ ou a forma pela qual tal pandemia impactará nossos negócios depende de desenvolvimentos futuros/ que são altamente incertos e imprevisíveis/ podendo resultar em efeitos adversos relevantes em nossos negócios/ condição financeira/ resultados das operações e fluxos de caixa e/ finalmente/ nossa capacidade de continuar operando nossos negócios.

Enfrentamos riscos relativos a ausência e/ ou validade de cadastros, autorizações, licenças e alvarás para instalação e operação das unidades.

Podemos não ser capazes de lidar tempestivamente com as consequências de incidentes de segurança cibernética/ incluindo ataques à infraestrutura necessária para manter nossos sistemas de TI/ podem resultar em danos à nossa reputação e danos financeiros.

Estamos sujeitos a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e legislações similares de outros países em que opera e poderá ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

A perda de membros de nossa administração poderá ocasionar um efeito adverso relevante sobre as atividades, situação financeira e resultados operacionais.

A incapacidade ou falha em proteger a propriedade intelectual da Companhia ou a violação, pela Companhia, à propriedade intelectual de terceiros pode ter impactos negativos no resultado operacional da Companhia.

Se não conseguirmos atrair, desenvolver e reter colaboradores compromissados com a nossa cultura e nossas marcas, nossas operações poderão ser adversamente afetadas.

Podemos não ser capazes de administrar nosso crescimento de forma efetiva e manter controles internos, políticas, sistemas e procedimentos de gestão de riscos efetivos, o que pode ter um efeito negativo relevante sobre nossos negócios, resultados operacionais e situação financeira e reputacional.

Falhas nos nossos sistemas, políticas e procedimentos de gestão de riscos, compliance e controles internos poderão afetar adversamente nossos negócios, nossa situação financeira e reputacional.

Nossos processos de governança, gestão de riscos e compliance podem falhar em detectar violações de leis de combate à corrupção e anti-lavagem e aos nossos padrões de ética e conduta por parte de nossos administradores, colaboradores, fornecedores, parceiros de negócio e terceiros que agem em nosso nome, interesse ou benefício, podendo ocasionar impactos materiais e adversos em nossos negócios, situação financeira, resultados operacionais, reputação e cotação de mercado de nossas ações.

Nossos resultados operacionais poderão ser impactados por alterações na legislação tributária brasileira, por resultados desfavoráveis de contingências tributárias ou pela modificação, suspensão ou cancelamento de benefícios fiscais/regimes especiais.

O aumento dos custos operacionais e os obstáculos à recuperação de custos incorridos por nós para desempenho de nossas atividades poderá nos impactar de maneira adversa e podemos não ser capazes de refletir esse aumento de custos em nossos serviços ou manter os nossos clientes caso o façamos

A captação de recursos adicionais por meio de uma oferta de ações ou títulos conversíveis em ações poderá diluir a participação acionária dos nossos acionistas.

Os titulares das nossas ações ordinárias poderão não receber dividendos ou juros sobre o capital próprio

Poderemos enfrentar situações de potencial conflito de interesses em negociações com partes relacionadas.

Os interesses dos nossos atuais acionistas controladores podem ser conflitantes com os interesses dos demais acionistas.

Nosso acionista controlador é parte em processos Judiciais cujo resultado pode impactar adversamente nossa reputação e nossos negócios.

Alterações legislativas e aspectos operacionais relacionados a emissões, e detenção e comercialização de créditos de carbono podem impactar as informações prestadas sobre redução de gases de efeito estufa, bem como nossos negócios e resultados operacionais advindos da referida comercialização.

Somos uma holding e dependemos dos resultados operacionais de nossas subsidiárias.

Não podemos garantir que nossos fornecedores não se envolvam com práticas irregulares, assim como podemos ser responsáveis por obrigações ambientais, fiscais, trabalhistas e previdenciárias de fornecedores ou prestadores de serviços.

A utilização e o fornecimento de mão-de-obra terceirizada pode acarretar a nossa responsabilização solidária por obrigações de natureza trabalhista e previdenciária.

A nossa incapacidade de manter as relações comerciais de longo prazo com nossos clientes nos mesmos volumes, ou em volumes maiores, e/ ou de renegociar tais relações em termos favoráveis poderá afetar negativamente a nossa capacidade de crescimento e adversamente nossa competitividade e nossos resultados operacionais.

Podemos sofrer demandas judiciais, administrativas ou arbitrais de clientes que sofram prejuízos decorrentes dos serviços prestados por nossos funcionários e de nossas subsidiárias, podendo causar danos à nossa imagem, marcas e resultados financeiros.

Não é possível garantir que acidentes de trabalho envolvendo resíduos tratados por nós não acontecerão.

O setor de gerenciamento de resíduos está sujeito a riscos econômicos e comerciais significativos.

Nossos negócios estão sujeitos a vários requisitos regulamentares, que podem aumentar no futuro.

O Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico atualiza aspectos relevantes do setor e pode impactar as nossas atividades.

Os governos têm alto grau de influência nas economias onde operamos, o que poderá afetar adversamente nossos resultados operacionais.

As condições políticas e econômicas chilenas podem afetar adversamente nossos negócios e o preço de mercado de nossas ações.

A promulgação de uma nova constituição no Chile pode ter um impacto negativo em nossa condição comercial e financeira.

Mudanças na legislação e regulamentação no Chile podem eventualmente ter um efeito adverso em nossos negócios

Um grave terremoto ou tsunami no Chile poderia afetar negativamente a economia chilena e nossa infraestrutura e, como resultado, impactar negativamente nossos negócios, nossa condição financeira e os resultados consolidados das operações.

Futuros aumentos na taxa de impostos corporativos no Chile ou modificações adicionais no sistema tributário chileno para financiar futuras reformas sociais podem ter um efeito material adverso em nossos resultados de operações.

Por uma disposição constitucional, o governo chileno possuí a faculdade de apreender ou expropriar nossos bens sob certas circunstâncias.

O Chile tem padrões corporativos de divulgação e contabilidade diferentes daqueles com os quais o potencial investidor pode estar familiarizado nos Estados Unidos e em outras jurisdições.

A deterioração da economia global ou da economia dos parceiros comerciais do Peru pode afetar negativamente a economia peruana.

A deterioração da estabilidade política no Peru pode ter um impacto adverso sobre os negócios, a condição financeira ou os resultados das operações

A inflação no Peru pode ter um efeito adverso sobre os resultados econômicos da empresa

O governo peruano pode nacionalizar ou confiscar ativos e/ ou revogar autorizações para operar

Mudanças na legislação e regulamentação no Peru podem eventualmente ter um efeito adverso em nossos negócios

O negócio está sujeito a riscos decorrentes da pandemia COVID-19 em curso e de qualquer pandemia, epidemia, surto de uma doença transmissível ou crise de saúde pública

O não cumprimento da legislação e regulamentação socíoambíental pode afetar adversamente o nosso negócio.

Poderemos incorrer em custos decorrentes do cumprimento das leis e regulamentos socioambientais e suas eventuais alterações, bem como em sanções impostas por descumprimento dessas normas ambientais, o que poderá ter um efeito adverso relevante para nós.

A extensa carga regulatória a que nossas operações estão sujeitas pode limitar nossa capacidade de expandir nossas instalações

Os nossos serviços de gerenciamento de resíduos prestados estão sujeitos a responsabilidades ambientais significativas.

O surto de doenças transmissíveis no Brasil e/ou no mundo, a exemplo da COVID-19, declarada como uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), provocou e pode continuar provocando um efeito adverso nas nossas operações. A extensão da pandemia da COVID-19, as respostas e ações do governo federal, a percepção de seus efeitos e a forma pela qual tal pandemia impactará os nossos negócios dependem de desenvolvimentos futuros, que são altamente incertos e imprevisíveis, podendo resultar em efeito adverso relevante nos negócios, na condição financeira, nos resultados operacionais e nos nossos fluxos de caixa.

O governo federal exerceu e contínua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e política brasileira, podem ter um efeito material adverso sobre nossos negócios.

A instabilidade política no Brasil pode afetar adversamente nossos negócios, operações e condição financeira e de nossas controladas.

Acontecimentos políticos, econômicos e sociais e a percepção de riscos em outros países, sobretudo em países de economia emergente e nos Estados Unidos, China e União Europeia, podem afetar adversamente a economia brasileira e o preço de mercado dos valores mobiliários brasileiros, inclusive das nossas ações.

A instabilidade cambial pode prejudicar a economia brasileira e, consequentemente, nos afetar.

A inflação e os esforços governamentais para combatê-la podem  contribuir  para  um cenário de incerteza econômica, nos afetando adversamente e o preço de mercado das nossas ações.

Qualquer desvalorização adicional da classificação de crédito do Brasil pode afetar adversamente o preço das nossas ações ordinárias.