Empresas

Getnet-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Se não conseguirmos acompanhar os rápidos desenvolvimentos e mudanças em nosso setor e continuar a conseguir novos clientes tão rapidamente quanto no passado, o uso de nossos serviços pode diminuir, reduzindo nossas receitas.

Nosso negócio depende de uma marca bem-conceituada e amplamente conhecida, e qualquer falha em manter, proteger e aprimorar nossa marca prejudicaria nosso negócio.

Se não formos capazes de manter, promover e fazer crescer nossa marca através de estratégias eficazes de marketing e comunicação, nossa marca e nossos negócios podem ser prejudicados.

A degradação da qualidade dos produtos e serviços que oferecemos, incluindo serviços de suporte, poderia afetar adversamente nossa capacidade de atrair e reter estabelecimentos credenciados e parceiros.

Se não conseguirmos administrar nosso crescimento de forma eficaz, nossos negócios poderão ser prejudicados.

Talvez não consigamos implementar estratégias para aumentar a adoção de nossos meios de pagamento digitais, o que limitaria nosso crescimento.

A interrupção ou falha de nossos sistemas de tecnologia da informação e comunicação poderia prejudicar nossas operações, o que poderia prejudicar nossa reputação e prejudicar nossos resultados de operações.

Nossos serviços devem se integrar com uma variedade de sistemas operacionais, software, hardware, navegadores web e redes, e o hardware que permite aos estabelecimentos credenciados aceitarem cartões de pagamento deve interoperar com as redes móveis oferecidas pelas operadoras de telecomunicações e dispositivos móveis de terceiros que utilizam esses sistemas operacionais, software, hardware, navegadores web e redes. Se não formos capazes de garantir que nossos serviços ou hardware interoperem com tais sistemas operacionais, software, hardware, navegadores e redes, nossos negócios podem ser afetados de forma relevante e adversa.

Nossos negocios estão sujeitos a ataques cibernéticos e violações de segurança e privacidade.

Nossas políticas e procedimentos de gerenciamento de risco podem não ser totalmente eficazes para mitigar nossa exposição a riscos em todos os ambientes de mercado ou contra todos os tipos de riscos, o que poderia nos expor a perdas e responsabilidades e, de outra forma, prejudicar nossos negócios.

Podemos não ser capazes de assegurar financiamento em condições favoráveis, ou de forma alguma, para atender nossas necessidades futuras de capital.

Temos apenas uma capacidade limitada de proteger nossos direitos de propriedade intelectual, que são importantes para o nosso sucesso.

Os custos e efeitos de litígios pendentes e futuros, investigações ou assuntos similares, ou fatos adversos e desenvolvimentos relacionados a eles, podem afetar de forma relevante nossos negócios, posição financeira e resultados de operações.

Podemos buscar aquisições ou investimentos estratégicos. O fracasso de uma aquisição ou investimento para produzir os resultados previstos, ou a incapacidade de integrar totalmente uma empresa adquirida, pode prejudicar nossos negócios.

Contamos com emissores de cartões ou arranjos de pagamento para processar nossas transações. Se não cumprirmos os requisitos aplicáveis de Visa, Mastercard, American Express, Elo, Hipercard, Hiper ou outros, esses arranjos de pagamento podem buscar nos multar, nos suspender ou encerrar nossos registros, o que poderia ter um efeito adverso significativo sobre nossos negócios, situação financeira ou resultados operacionais.

Nosso uso de software de código aberto poderia afetar negativamente nossa capacidade de vender nossas soluções e nos sujeitar a possíveis litígios.

Se perdermos colaboradores importantes, nosso negócio, situação financeira e resultados operacionais podem ser adversamente afetados.

A liquidez e a cotação das nossas Units e dos nossos American Depositary Shares, uma vez listados, podem ser adversamente afetados pelo cancelamento de Units ou pela venda substancial de Units e ações no mercado.

A volatilidade relativa e a liquidez limitada dos mercados de valores mobiliários brasileiros podem afetar negativamente a liquidez e os preços de mercado das Units e ADSs, quando listados.

Se os analistas de valores mobiliários não publicarem pesquisas ou relatórios sobre nossos negócios ou se eles rebaixarem nossas Units e ADSs ou valores mobiliários emitidos por outras empresas em nosso setor, o preço e o volume de negociação de nossas Units e ADSs, uma vez listados, podem diminuir.

O valor econômico de seu investimento pode ser diluído.

Os detentores de nossas Units e nossos ADSs não podem receber dividendos ou juros sobre o capital próprio.

Não podemos garantir que não seremos classificados como uma “companhia de investimento estrangeiro passivo” (passive foreign investement company ou”PFIC”) em nosso exercício fiscal corrente. Mesmo que não sejamos classificados como PFIC em nosso exercício fiscal atual, podemos nos tornar uma PFIC no futuro. Os investidores dos Estados Unidos podem sofrer consequências adversas do imposto de renda federal dos Estados Unidos se formos classificados como uma PFIC em qualquer exercício tributável.

Nosso acionista controlador final tem uma grande influência sobre nossos negócios e seus interesses podem entrar em conflito com os nossos.

Nossas apólices de seguro podem não ser suficientes para cobrir todos os sinistros.

Contamos com provedores de serviços de data center terceirizados para hospedar certos aspectos de nossa plataforma. Qualquer interrupção ou interferência em nosso uso de tais serviços pode prejudicar nossa capacidade de entregar nossa plataforma, resultando na insatisfação do cliente, prejudicando nossa reputação e prejudicando nossos negócios.

Nossos sistemas e os sistemas de nossos fornecedores terceirizados podem falhar devido a fatores além do nosso controle, o que poderia interromper nosso serviço, nos fazer perder negócios e aumentar nossos custos.

Dependemos de desenvolvedores terceirizados para oferecermos nossos produtos e serviços por meio de nossa plataforma.

Epidemias, pandemias, surtos ou outras crises de saúde pública atuais ou potenciais, como a pandemia da COVID-19, podem ter um impacto adverso na condição financeira de nossos clientes, especialmente pequenas e médias empresas, ou PMEs, comerciantes, consequentemente impactando nossos o negócio.

Nossos resultados operacionais são afetados por reduções nos gastos discricionários dos consumidores e estamos sujeitos a riscos econômicos e políticos, aos ciclos comerciais e de crédito de nossos clientes e bancos emissores e à volatilidade no nível geral dos gastos dos consumidores, das empresas e do governo, o que poderia afetar negativamente nossos negócios, nossa condição financeira e os resultados das operações.

Os clientes em potencial podem relutar em mudar para um novo fornecedor, o que pode afetar adversamente nosso crescimento.

Reclamações de clientes ou publicidade negativa sobre nosso atendimento ao cliente poderiam reduzir o uso de nossos produtos e, como resultado, nosso negócio poderia sofrer.

Somos suscetíveis a usos ilegais ou impróprios de nossa plataforma, o que poderia nos expor a responsabilidades adicionais e prejudicar nossos negócios.

Incorremos na responsabilidade de estorno e reembolso quando nossos estabelecimentos credenciados se recusam ou não podem reembolsar estornas e reembolsos resolvidos em favor de seus clientes. Qualquer aumento nos estornas e reembolsos não pagos por nossos estabelecimentos credenciados pode afetar adversamente nossos negócios, condição financeira ou resultados de operações.

Se não pudermos repassar os aumentos nas taxas dos arranjos de pagamento, incluindo as taxas de avaliação, intercâmbio, transação e outras taxas, juntamente com nossos estabelecimentos credenciados, nossas margens operacionais diminuirão.

Fraudes cometidas por estabelecimentos comerciais credenciados, clientes que usam nossas soluções de crédito ou banco digital ou outros podem ter um efeito adverso relevante em nossos negócios, situação financeira e resultados operacionais.

A concorrência substancial e cada vez mais intensa, tanto dentro de nosso setor quanto de outros métodos de pagamento, pode prejudicar nossos negócios.

Uma redução no uso de cartões de crédito, débito ou pré-pagos como meio de pagamento para consumidores ou desdobramentos em relação à indústria dos meios de pagamento em geral pode ter efeito substancial e adverso nos nossos negócios.

Como parte de nossa estratégia, pretendemos oferecer crédito a nossos clientes no futuro. Se tal estratégia for implementada, ficaremos expostos ao risco de crédito individual ou institucional, ou as tendências de crédito que podem afetar os gastos com produtos de cartão e a capacidade dos clientes e parceiros de nos pagar. Podemos não ser capazes de administrar eficazmente esses riscos, o que poderia ter um efeito adverso relevante em nossos resultados de operações e condição financeira.

Em uma indústria dinâmica como a nossa, a capacidade de atrair, recrutar, desenvolver e reter empregados qualificados é fundamental para nosso sucesso e crescimento. Se não formos capazes de fazer isso, nossos negócios e perspectivas podem ser afetados de forma relevante e adversa.

Estamos sujeitos a novas regulamentações em evolução com relação à proteção de dados pessoais, e qualquer falha em cumprir essas regulamentações pode ter um efeito adverso relevante em nossos negócios e condição financeira.

Estamos sujeitos a custos e riscos associados ao aumento ou mudança de leis e regulamentos que afetam nossos negócios, incluindo aqueles relacionados à venda de bens de consumo.

Estamos sujeitos às leis e regulamentos anticorrupção, antissuborno e lavagem de dinheiro.

Estamos sujeitos a atividades regulatórias e litígios antitruste de acordo com as leis de concorrência.

Podemos enfrentar restrições e penalidades nos termos do Código de Defesa do Consumidor Brasileiro no futuro.

Nossos negócios estão sujeitos a extensa regulamentação e supervisão do governo no Brasil e nosso status sob esses regulamentos pode mudar. A violação ou o cumprimento da regulamentação presente ou futura pode ser dispendioso, expor-nos a uma responsabilidade substancial e forçar-nos a mudar nossas práticas comerciais, o que poderia prejudicar seriamente nossos negócios e os resultados das operações.

Se deixarmos de estabelecer e manter controles internos adequados e eficazes sobre os relatórios financeiros, nossos resultados operacionais e nossa capacidade de operar nossos negócios podem ser prejudicados.

Alterações nas leis tributárias, incentivos fiscais, benefícios ou interpretações diferentes das leis tributárias podem afetar adversamente nossos resultados operacionais.

A ocorrência de desastre natural, epidemia generalizada de doença infecciosa ou outros surtos pode prejudicar seriamente nossos negócios, nossa condição financeira e os resultados das operações.

A pandemia COVID-19 teve, e espera-se que continue a ter um impacto negativo nas economias global, regional e brasileira, e seríamos adversamente afetados por uma retração econômica prolongada.

O governo brasileiro tem exercido influência significativa sobre a economia brasileira. As estratégias de gestão macroeconômica do governo brasileiro, bem como as condições políticas e econômicas brasileiras, podem nos afetar adversamente e nos preços de negociação de nossos valores mobiliários quando listados.

A instabilidade política no Brasil pode afetar negativamente a economia e os níveis de investimento do Brasil e ter um efeito adverso relevante sobre nós.

Investigações em andamento relacionadas à corrupção e desvio de fundos públicos que estão sendo conduzidas pela Polícia Federal brasileira, bem como por outros reguladores e agentes da lei brasileiros e estrangeiros, podem afetar adversamente o crescimento da economia brasileira e podem ter um efeito adverso significativo sobre nós.

A inflação, os esforços do governo para controlar a inflação e as mudanças nas taxas de juros podem dificultar o crescimento da economia brasileira e podem ter um efeito adverso sobre nós.

A volatilidade cambial pode ter um efeito adverso relevante sobre a economia brasileira e sobre nós.

Infraestrutura, deficiência da força de trabalho e outros fatores no Brasil podem impactar o crescimento econômico e ter um efeito adverso relevante sobre nós.

Acontecimentos e a percepção de risco em outros países podem afetar adversamente a economia brasileira e a cotação dos valores mobiliários de emissores brasileiros.

Uma retração econômica global pode ter um efeito adverso relevante sobre nós.

Não temos histórico de operação como companhia aberta e nossas informações financeiras históricas não são necessariamente representativas dos resultados que teríamos alcançado como companhia de capital aberto e podem não ser um indicador confiável de nossos resultados futuros.

O valor combinado das ações do Santander Brasil e da Getnet após a cisão pode não ser igual ou superior ao valor das ações do Santander Brasil antes da cisão.

Nossos sistemas e recursos contábeis e outros de gestão podem não estar adequadamente preparados para atender aos relatórios financeiros e outros requisitos aos quais estaremos sujeitos após a Cisão.