GP Investments-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
O investimento em ações Classe A ou BDRs da GP lnvestments envolve riscos significativos. Antes de efetuar o investimento, os potenciais investidores devem considerar cuidadosamente todos os riscos mencionados abaixo. Os negócios, a situação financeira e os resultados das operações da Companhia podem ser adversa e materialmente afetados por quaisquer desses riscos, e, consequentemente, o valor de mercado dos BDRs e das ações Classe A da Companhia pode depreciar-se e o investidor pode sofrer perda de parte ou de todo o seu investimento. Para os fins desta seção, a indicação de que um risco pode ter ou terá um “efeito adverso para GP” significa que o risco pode ter ou terá um efeito adverso para os negócios, condições financeiras, liquidez, resultados das operações da GP e valor das ações e BDRs.
A GP lnvestments está sujeita ao risco de não ser capaz de atingir suas metas e do valor de suas ações ou BDRs cair substancialmente.
A GP pode não ser capaz de cumprir suas estratégias de investimento devido ao aumento da concorrência, o que poderia prejudicar o crescimento e a rentabilidade da Companhia.
Os resultados passados não são indicativos dos resultados futuros da Companhia.
Condições de mercado adversas podem afetar negativamente os negócios da GP de muitas maneiras, inclusive ao reduzir o valor da performance dos investimentos feitos por seus fundos de investimento e ao reduzir a capacidade de seus fundos de investimento de levantar e alienar capital. Cada um desses fatores poderia reduzir materialmente as receitas e fluxos de caixa da GP e afetar sua situação financeira de modo adverso.
A GP lnvestments depende de seus administradores e de um número determinado de profissionais para o seu sucesso e a saída de qualquer desses profissionais, em particular dos diretores executivos da GP lnvestments, poderá afetar de forma adversa sua capacidade de crescimento e de execução de suas estratégias de negócios.
Apesar dos diretores e administradores da GP serem parte dos seus negócios e estratégias, podem dedicar seu tempo a outras atividades e, eventualmente, podem ter interesses conflitantes com os da Companhia.
A Companhia pode não obter ganhos nos investimentos no capital de outras sociedades.
Muitos dos investimentos serão contabilizados pelo seu preço justo, conforme determinado de boa-fé pela GP, e consequentemente, haverá incertezas quanto ao valor de mercado da sua carteira de investimentos.
A falta de liquidez dos investimentos pode afetar negativamente o negócio da Companhia e dos fundos administrados por suas subsidiárias.
Os investimentos em determinadas empresas e projetos imobiliários podem ser arriscados e os acionistas da GP lnvestments poderão perder parte do seu investimento, ou mesmo sua totalidade.
Flutuações na taxa de câmbio poderão diminuir a receita da GP lnvestments ou impactar adversamente seus negócios.
A GP pode não ser capaz de cumprir seus objetivos se tiver dificuldades em identificar, adquirir ou financiar aquisições, o que poderia prejudicar o seu crescimento e a sua rentabilidade.
A Companhia tem autonomia quanto à forma de utilização dos seus recursos e pode tomar decisões não consistentes com suas práticas passadas ou com a preferência de seus investidores.
A GP lnvestments está sujeita à legislação e regulamentação das diversas jurisdições onde investe. Adicionalmente, a expansão de suas atividades para países onde a Companhia, atualmente, não atua, sujeita à legislação e à regulamentação que podem ser diferentes e mais custosas do que aquelas às quais está sujeita atualmente.
Certos fatores podem gerar conflitos de interesse entre sociedades ligadas à Companhia e aos seus acionistas.
A Companhia está sujeita a certas restrições contratuais que podem limitar de forma negativa sua capacidade de conduzir seus negócios.
Certos eventos podem fugir do controle da GP e podem afetar suas expectativas quanto ao fluxo de receita proveniente dos general partners dos fundos GPCP III, GPCP IV, GPCP V, GPCP VI e GPRE.
O processo de diligência legal que a Companhia efetua em relação aos investimentos poderá não revelar todos os fatos que podem ser relevantes em relação a referidos investimentos.
As empresas e projetos imobiliários investidos da GP podem ter potenciais contingências e/ou estar sujeitas a riscos substanciais de litígio, os quais poderão ter um efeito adverso relevante sobre a Companhia.
Os ativos da Companhia podem ser alienados por valor diferente do seu valor atual.
Riscos Relativos às ações e aos BDRs da Companhia
O preço das ações e dos BDRs da Companhia podem sofrer variações
Titulares de BDRs não poderão exercer seus direitos de voto tão prontamente quanto os titulares das ações Classe A da GP lnvestments.
A emissão de novas ações Cl asse A quando de aumento do capital social da Companhia poderá diluir a participação acionária e interesse econômico dos investidores da Companhia.
Os administradores e diretores executivos da GP lnvestments e os demais acionistas da Partners Holdings, lnc. (“Partners Holdings’) detêm 100% de ações Classe B da Companhia e acionistas detentores de ações Classe A podem ser impedidos de influenciar decisões corporativas. Essa situação poderá gerar conflitos de interesse, que poderão ocasionar a queda no preço das ações e BDRs da GP.
A GP pode acordar com o Depositário a alteração do contrato de depósito e dos direitos dos BDRs sem o consentimento dos titulares de BDRs.
O governo brasileiro exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e política brasileira, poderá vir a causar um efeito adverso relevante às atividades e ao preço de mercado dos BDRs e das ações da Companhia.
A incerteza quanto à implementação de mudanças por parte do governo brasileiro nas políticas ou normas que venham a afetar esses ou outros fatores no futuro pode contribuir para a incerteza econômica no Brasil e para aumentar a volatilidade do mercado de valores mobiliários brasileiro e dos valores mobiliários emitidos no exterior por companhias brasileiras.
Eventos políticos, econômicos e sociais e a percepção de riscos em outros países, sobretudo em economias de mercado emergentes, podem afetar adversamente a economia brasileira, os negócios da GP e o valor de mercado dos valores mobiliários brasileiros, incluindo as ações e os BDRs da Companhia.
A volatilidade do Real em relação ao Dólar pode trazer efeitos negativos na situação financeira e nos resultados operacionais da GP.
Controles e restrições cambiais sobre as remessas para o exterior podem afetar adversamente a capacidade da Companhia de receber distribuições de sociedades de investimento.
Aumentos das taxas de juros podem afetar adversamente a economia brasileira, e os negócios e as ações e BDRs da GP.
Mudanças na legislação tributária brasileira poderão afetar negativamente o tratamento fiscal favorável, o qual beneficia a GP em relação aos seus investimentos no Brasil.
Mudanças na legislação tributária podem afetar negativamente o valor de investimento dos BDRs da Companhia.
A GP pode ser considerada responsável por obrigações de suas subsidiárias resultantes de processos de reorganização societária ou na hipótese de um juízo ou tribunal brasileiro desconsiderar a personalidade jurídica dessas subsidiárias.
Riscos Relacionados a Bermudas
A GP lnvestments é uma companhia sujeita à legislação estrangeira e a CVM não fiscaliza todas as atividades da Companhia.
A GP lnvestments é uma companhia com sede em Bermudas e os seus investidores podem enfrentar dificuldades ao executar sentenças contra a Companhia e contra alguns de seus conselheiros e diretores residentes ou domiciliados fora do Brasil.
As leis de Bermudas diferem das leis em vigor nos Estados Unidos e no Brasil e podem conferir menos proteção aos acionistas da GP.
Riscos Relacionados a Luxemburgo
Quaisquer flutuações que venham a ocorrer no mercado EuroMTF da Bolsa de Valores de Luxemburgo que venham a afetar o preço das ações da GP, poderão, por sua vez, afetar o preço e a negociação dos BDRs negociados na B3.