Empresas

IRB-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Obrigações de seguros são estimadas com base em projeções estatísticas, sujeitas a incertezas, e caso os modelos utilizados para precificação e para constituição de provisões sejam mal dimensionados, estimados ou controlados sem precisão, as obrigações de seguro poderão exceder as provisões relacionadas às perdas, podendo afetar, de maneira relevante, os resultados da Companhia.

A perda de empregados qualificados, mudanças na alta administração da Companhia e a eventual dificuldade de retenção de pessoal qualificado poderão ter um impacto relevante sobre a Companhia.

Os resultados operacionais consolidados , liquidez, condição financeira e classificações de risco estão sujeitos aos efeitos de catástrofes ocasionadas pela natureza ou pela ação humana.

Incerteza com relação aos efeitos de sinistros emergentes  e problemas  com

coberturas sobre os negócios da Companhia .

O comportamento cíclico do segmento de resseguros ocas ionou, e pode continuar a ocasionar, flutuações nos resultados da Companhia.

A extensão da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em razão da disseminação do coronavírus (COVID-19), a percepção de seus efeitos, ou a forma pela qual tal pandemia impactará os negócios da Companhia depende de desenvolvimentos futuros, que são altamente incertos e imprevisíveis, podendo resultar em efeitos adversos relevantes relevante nos negócios , condição financeira , resultados das operações e fluxos de caixa da Companhia e, finalmente , na sua capacidade de continuar operando seus negócios.

Mudanças na indústriade seguros no Brasil podem impactar a Companhia, o que pode ter um efeito adverso relevante sobre os seus negócios e resultados .

A ocorrência de riscos futuros não identificados ou não antecipados por procedimentos de gestão de riscos pode ter um efeito adverso relevante sobre os resultados da Companhia.

A Companhia depende das políticas, procedimentos e conhecimentos das cedentes , que podem não ser capazes de avaliar corretamente os riscos que assumem, o que pode resultar em maiores perdas à Companhia.

A integração de companhias que venham a ser adquiridas pela Companhia poderá não ser tão bem-sucedida conforme previsto. A Companhia pode não obter êxito na aquisição e integração de outros negócios.

Ações de classificação negativas podem impactar os contratos de resseguras da Companhia.

Os negócios, rentabilidade e liquidez da Companhia poderão ser adversamente afetados pela deterioração da credibilidade de, ou pelo inadimplemento por parte de terceiros que devem dinheiro, valores mobiliários ou outros ativos ou ainda pela insolvência ou por outras restrições de crédito que afetarem as contrapartes nas suas operações de resseguro .

Falhas nos sistemas operacionais ou infraestrutura da Companhia, ou nos sistemas operacionais ou infraestrutura de terceiros, podem provocar a interrupção de atividades ou resultar em perdas.

Ataques cibernéticos aos sistemas ou redes de computadores da Companhia poderão causar a interrupção de suas atividades, resultar na divulgação de informações confidenciais , danos à sua imagem e causar perdas.

Falhas na proteção do banco de dados da Companhia , que incluem dados confidenciais dos clientes, poderão causar um efeito adverso para a Companhia, incluindo processos judiciais.

O patrocínio de planos de previdência privada e de saúde aos empregados da Companhia poderá levar a despesas que impactem a Companhia.

Aumento nos custos operacionais da Companhia podem afetar o controle e a gestão do índice de eficiência.

O portfólio de investimentos da Companhia está atrelado à performance dos títulos públicos brasileiros. Mudanças nas taxas de juros poderão levar a Companhia a alterar a estratégia de investimentos, com eventual aumento no risco de exposição a outros investimentos.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos podem causar efeitos adversos para a Companhia.

Eventual processo de liquidação da Companhia ou de suas controladas pode ser conduzido em bases consolidadas.

A eventual conduta ilícita daqueles que comercializam os produtos oferecidos pela Companhia e suas subsidiárias pode ocasionar a responsabilidade da Companhia por atos de terceiro e empregados, gerar danos à imagem da Companhia, bem como afetar adversamente seus negócios e resultados.

A Companhia pode não ser capaz de evitar que membros de sua administração , empregados e/ou terceiros agindo em seu nome atuem em situações contrárias à legislação aplicável e à regulação , bem como, aos padrões éticos mínimos, incluindo em atos que se qualificam como corrupção, lavagem de dinheiro , suborno e outras condutas similares no Brasil ou em outras jurisdições , o que pode expor a Companhia , os membros de sua administração e empregados a sanções judiciais e administrativas, impactando de maneira adversa a Companhia.

Os acionistas da Companhia podem não receber dividendos ou juros sobre o capital próprio.

A Companhia pode vir a precisar de capital adicional no futuro, inclusive por meio da emissão de ações ou valores mobiliários conversíveis em ações, o que pode diluir a participação acionária dos acionistas da Companhia, caso eles não exerçam seu direito de preferência ou a emissão seja realizada com exclusão do direito de preferência, ou impactar negativamente a Companhia, caso a captação seja mal­ sucedida.

A Companhia pode não conseguir obter ou renovar suas licenças e alvarás para operação de seus estabelecimentos.

Nenhum acionista ou grupo de acionistas reunidos mediante acordo para exercício do direito de voto detém mais do que 50% mais uma ação do capital votante da Companhia.

A União tem poder de veto sobre algumas mudanças na estrutura societária da Companhia, e seus interesses poderão conflitar com os interesses dos titulares das ações ordinárias de emissão da Companhia.

Mudanças regulatórias em países onde a Companhia detém operações podem afetar adversamente a Companhia.

Serviços prestados por fornecedores fora das especificações ou com atrasos podem gerar danos à imagem da Companhia

A alta concentração no mercado de seguros brasileiro pode impactar nos resultados da Companhia.

Condições competitivas no segmento de resseguras podem impactar os resultados da Companhia .

As operações de reorganização societária das indústrias de seguros e resseguras podem impactar adversamente a Companhia.

Mudanças no setor de corretagem podem trazer aumentos nos custos de distribuição.

A Companhia está ampla e continuamente sujeita à legislação aplicável e à regulamentação por parte de órgãos reguladores do setor de seguros e resseguros, a qual está sujeita a mudanças interpretativas e normativas que, consequentemente , podem afetar adversamente os negócios e resultados operacionais da Companhia.

A Companhia está exposta a riscos oriundos de novos mercados ou novos negócios em que resolva atuar.

A exposição aos riscos socioambientais decorrentes do processo de subscrição pode causar eventuais prejuízos à imagem , reputação e perdas financeiras à Companhia.

O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo, como o atual coronavírus (COVID-19), pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial e a economia brasileira, impactando o mercado de negociação das ações de emissão da Companhia.

O desenvolvimento e a percepção de risco em outros países, particularmente em países de economia emergente e nos Estados Unidos, China e União Europeia podem afetar adversamente a economia brasileira, os negócios da Companhia e o preço de mercado dos valores mobiliários brasileiros, inclusive das ações da Companhia.

Potenciais oscilações das taxas de juros poderão provocar efeito prejudicial nos negócios da Companhia e nos preços de mercado das ações de sua emissão.

Possíveis eventos de instabilidade na taxa de câmbio poderão afetar a Companhia de forma adversa.

A inflação e eventuais medidas adotadas pelo Governo Federal do Brasil para combatê-la , incluindo aumentos nas taxas de juros, poderão contribuir para a incerteza econômica no Brasil, podendo gerar um efeito adverso relevante a todo o mercado , inclusive acarretando eventuais consequências em relação à condição financeira , resultados operacionais e o preço de mercado das ações da Companhia.

Condições econômicas e políticas no Brasil e a percepção dessas condições no mercado internacional poderão afetar negativamente os resultados das operações da Companhia e sua condição financeira.

Reduções na classificação do risco brasileiro atribuída por agências de risco poderão afetar negativamente o valor de mercado da companhia.

A instabilidade política pode afetar adversamente nossos negócios e resultados e o preço de nossas ações.