Empresas

Livetech da Bahia-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A extensão da pandemia de COVID-19, a percepção de seus efeitos e a forma como a pandemia afetará nossos negócios dependem de eventos futuros, que são incertos e imprevisíveis, assim como seus possíveis desdobramentos e consequências, e podem resultar em um efeito adverso relevante para os nossos negócios, reputação, condição financeira, resultados de operações e fluxos de caixa e a nossa capacidade de continuar a operar nossos negócios.

A Companhia pode não conseguir acompanhar o rápido desenvolvimento tecnológico de seu setor de atuação ou modernizar adequadamente sua infraestrutura tecnológica para desenvolver e integrar novos produtos e serviços e/ou aperfeiçoar seus atuais produtos e serviços, o que poderá afetar sua competitividade e causar um efeito adverso relevante em seus resultados financeiros e operacionais

Poderemos não ser bem-sucedidos na execução de nossa estratégia de crescimento (orgânico e inorgânico), o que poderá afetar negativamente nossos planos para aumentar nossa receita e rentabilidade.

A Companhia pode não conseguir ter acesso a novos financiamentos a termos atrativos para conseguir viabilizar suas necessidades de capital ou cumprir com suas obrigações financeiras.

O endividamento da Companhia pode afetar sua capacidade de crescimento.

A Companhia depende dos sistemas de transportes e infraestrutura , nacionais e internacionais, para importação e entrega dos produtos aos clientes. Eventos relacionados a estes fatores podem resultar em atrasos e riscos de entrega.

A Companhia está sujeita a riscos relacionados a erros e mau funcionamento de seus produtos, que podem ser difíceis ou até mesmo impossíveis de serem corrigidos.

Podemos enfrentar dificuldades em atrair e reter funcionários qualificados

Os nossos negócios, práticas e políticas estão sujeitos a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados, podendo ser afetados adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

As nossas vendas no mercado internacional estão sujeitas a uma ampla gama de riscos associados a operações transnacionais.

A Companhia pode vir a precisar de capital adicional no futuro, por meio de parcerias estratégicas ou de emissão de valores mobiliários, por exemplo, o que poderá resultar em uma potencial diluição da participação do investidor em seu capital social.

A Companhia não está segurada contra todos os riscos que envolvem suas atividades e está exposta a riscos que podem não estar cobertos pelas suas apólices de seguro ou cujas coberturas podem ser inadequadas para cobrir todas as perdas e/ou responsabilidades que podem ser incorridas em suas operações e a Companhia não pode garantir que conseguirá manter a cobertura atual, o que pode afetá-la adversamente.

Decisões desfavoráveis ou a impossibilidade de se realizar depósitos judiciais ou de se prestar ou oferecer garantias em atuais e futuros processos judiciais, administrativos ou arbitrais envolvendo a Companhia e/ou seus administradores podem nos afetar adversamente.

Podemos não ser capazes de cumprir as cláusulas restritivas (covenants) impostas em nossos contratos de financiamento, o que poderá configurar um evento de vencimento antecipado de determinados contratos financeiros e, consequentemente, afetar adversamente a Companhia.

O Estatuto Social da Companhia prevê que o acionista ou o grupo de acionistas que atingir participação igual ou superior a 25% do capital social estará obrigado a efetivar uma OPA por Atingimento de Participação Relevante, o que poderá impedir ou dificultar operações de interesse dos demais acionistas que poderiam gerar um benefício para Companhia.

Falhas em detectar comportamentos contrários à legislação e regulamentação aplicáveis e aos padrões de ética e conduta da Companhia em nossos sistema, políticas e processos de gestão e controle de riscos e compliance por nossos administradores, empregados e fornecedores, incluindo violações de leis e regulamentos de combate à fraude, corrupção e suborno, podem ocasionar impactos adversos relevantes sobre nossa reputação e nossos negócios, situação financeira, resultados operacionais e cotação das ações ordinárias.

A Companhia está sujeita a imposição de penalidades no âmbito da Lei nº 13.303/2016 (Lei das Estatais).

A Companhia pode não conseguir identificar falhas e erros nos processos de produção, compras, importação e comercialização de produtos, o que poderá prejudicar a qualidade de seus produtos e serviços e acarretar aumentos de despesas com assistência técnica. Adicionalmente, falhas ou brechas de nossos sistemas de tecnologia da informação podem interromper nossas operações e impactar adversamente nossos negócios.

A perda de pessoas-chave de nossa administração e de áreas estratégicas da Companhia ou a inabilidade de atrair ou reter pessoas qualificadas para cargos de alta relevância poderão causar efeitos adversos nas operações.

Violações, interrupções ou falhas dos nossos sistemas de tecnologia da informação, incluindo como resultado um possível ataque cibernético, podem interromper nossas operações e resultar em impactos adversos e significativos à sua reputação e aos nossos negócios.

A Companhia depende de suas fábricas para a montagem de parcela significativa de seus produtos comercializados. As operações fabris estão sujeitas a atrasos e falhas que podem causar efeitos adversos nos negócios da Companhia.

No âmbito da nossa unidade de energia solar, comercializamos sistemas geradores de energia elétrica com base em energia solar. O sucesso da comercialização desses sistemas depende de vários fatores que fogem ao nosso controle (incluindo fatores naturais, relacionados à  capacidade solar do país, e fatores governamentais, a exemplo de instituição de novas obrigações a serem observadas pelos consumidores de energia solar por agências reguladoras brasileiras, a exemplo da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL).

Aumento de salários, atrasos em negociações sindicais e paralisações ou greves de nossa força de trabalho poderão reduzir a lucratividade e afetar as operações da Companhia.

A incapacidade da Companhia ou falha em proteger os seus ativos de propriedade intelectual contra violações de terceiros, ou, ainda, se a Companhia violar a propriedade intelectual de terceiros, poderá afetar negativamente a Companhia.

Se não cumprirmos satisfatoriamente as disposições legais e regulamentares destinadas a combater atos de corrupção, poderemos ficar sujeitos a multas, penalidades ou outras sanções administrativas e judiciais, e poderemos ser impactados de forma negativa.

Estamos sujeitos a riscos relacionados à administração de nosso estoque.

A Companhia pode não ser capaz de atender as cotas para contratação de pessoas com deficiência e/ou aprendizes.

A construção de plantas industriais e a expansão de nossas fábricas existentes podem demandar recursos adicionais, bem como apresentar riscos que afetem negativamente os nossos resultados.

A Companhia pode não ser capaz de obter, manter ou renovar, em prazo adequado, as licenças imobiliárias necessárias e os contratos de locação dos imóveis nos quais realiza suas operações, ou de celebrar novos contratos ou renová-los em condições que sejam comercialmente adequadas, o que pode afetar adversamente os resultados da Companhia.

Nossa estratégia de crescimento depende do crescimento dos setores de telecomunicações e corporativo no Brasil, que podem ter efeitos adversos para os negócios da Companhia.

A dependência da Companhia de seus revendedores autorizados para a venda de parte de seus produtos, pode ter um efeito adverso relevante para os negócios da Companhia.

Falhas nos sistemas, políticas e procedimentos de gestão de riscos e relatórios internos poderão expor a Companhia a riscos inesperados ou imprevistos, o que poderá afetar adversamente os negócios da Companhia.

As informações em que nos baseamos ou que alimentam ou mantêm modelos históricos e estatísticos podem ser incompletas ou incorretas, o que pode gerar um efeito adverso relevante sobre os nossos negócios.

Nosso Estatuto Social prevê indenização aos nossos administradores na hipótese de eventual dano ou prejuízo. Não podemos garantir que a decisão pela concessão de tais indenizações seja realizada sem conflito de interesses e visando os melhores interesses da Companhia.

Nosso Plano de Opção de Compra de Ações confere amplos poderes para o Conselho de Administração definir os seus principais parâmetros. Não podemos garantir que a definição de tais parâmetros pelos membros do Conselho de Administração será realizada sem conflito de interesses e visando os melhores interesses da Companhia.

Após a conclusão de nossa oferta pública inicial de ações, não teremos um acionista controlador ou grupo de controle titular de mais de 50% do capital votante, o que pode deixar-nos susceptíveis a alianças entre acionistas, conflitos entre acionistas e outros eventos decorrentes da ausência de um acionista controlador ou grupo de controle titular de mais de 50% de nosso capital votante.

Os interesses de acionistas controladores da Companhia podem entrar em conflito com os interesses de outros detentores de suas ações ordinárias.

O mercado de negociação ativo e líquido para as nossas ações poderá não se desenvolver, limitando a capacidade de nossos acionistas venderem as ações pelo preço e no momento desejados.

A Companhia pode não pagar dividendos ou juros sobre o capital próprio aos seus acionistas.

A Companhia depende de terceiros para fabricar seus produtos.

A Companhia depende de provedores de telecomunicações e internet para sua infraestrutura de Technology as a Service e qualquer oscilação ou interrupção na prestação desses serviços pode prejudicar a prestação de serviços por parte da Companhia e afetar sua rentabilidade.

A ocorrência de casos fortuitos, casos de força-maior, pandemias, guerras, ou desastres naturais e as consequentes paralisações em escala global podem gerar interrupções nas fabricações de produtos de tecnologia e crises na cadeia internacional de suprimentos, afetando fundamentalmente as operações das empresas do setor tecnológico, incluindo

a Companhia. Além disso, tais eventos podem levar a uma maior volatilidade no mercado

de capitais global, podendo impactar diretamente os negócios e o resultado da Companhia.

Eventuais mudanças de políticas ou diretrizes estratégicas dos fornecedores da Companhia podem levar à redução ou interrupção das vendas dos mesmos para a Companhia, o que pode gerar impactos negativos em seus resultados.

As atividades da Companhia dependem do bom relacionamento e da reputação de seus fornecedores de tecnologia.

Aumentos significativos nos preços dos produtos de tecnologia comercializados pela Companhia podem afetar adversamente seus resultados operacionais.

A Companhia pode ser considerada solidariamente responsável pelos danos ambientais causados por seus fornecedores.

Podemos ser responsabilizados por obrigações fiscais, trabalhistas, reputacionais, previdenciárias e de qualquer outra natureza de terceiros fornecedores ou prestadores de serviços.

Podemos ser afetados caso nossos fornecedores venham a se utilizar de práticas irregulares.

Uma diminuição no ritmo de crescimento do uso de tecnologia nos negócios por clientes, atuais e potenciais, da Companhia poderá afetar adversamente e de forma relevante os negócios e resultados da Companhia.

As receitas e os resultados operacionais da Companhia dependem da demanda de seus clientes.

Podemos ser responsabilizados por perdas causadas por nossos serviços ou produtos aos consumidores, o que pode afetar adversamente nossos resultados.

A Companhia está exposta a riscos de crédito e outros riscos de contraparte de seus clientes no curso normal dos negócios.

Caso os clientes da Companhia percam a confiança na segurança e utilização dos seus dados em função de riscos de vazamento e/ou utilização indevida, as receitas da Companhia poderão ser afetadas adversamente.

Condições desfavoráveis na indústria ou da economia global ou reduções em gastos em setores em que a Companhia atua, principalmente tecnologia da informação e telecomunicações, podem limitar a capacidade de crescer e desenvolver o negócio e afetar negativamente os resultados operacionais da Companhia

As matérias primas e/ou componentes utilizados pela Companhia estão sujeitos a flutuações de preço, o que poderá ter um efeito adverso relevante sobre nossa condição financeira e nossos resultados operacionais.

A Companhia está sujeita a possíveis atrasos motivados por greves nas alfândegas, portos e Receita Federal.

As nossas atividades estão concentradas em um setor que abrange uma gama de atividades e, por essa razão, possui um número considerável de sociedades atuantes, desde pequenas empresas a grandes multinacionais. Um aumento da concorrência nos mercados em que operamos por meio do surgimento de novos concorrentes ou da expansão dos concorrentes atuais poderá prejudicar nossa participação de mercado e exercer pressão para redução dos nossos preços, ocasionando a redução da nossa margem de lucro.

Os negócios e resultados operacionais da Companhia podem ser prejudicados se ela não for capaz de proteger e fazer valer os seus direitos de propriedade intelectual.

A Companhia se beneficia de incentivos fiscais a partir de programas do governo e está sujeita à complexidade do sistema tributário brasileiro. Esses incentivos podem ser encerrados ou  reduzidos no futuro, o que pode prejudicar os resultados das operações da Companhia.

Podemos sofrer multas e restrições relacionadas à legislação consumerista brasileira.

Os resultados da Companhia poderão ser adversamente impactados por modificações nas práticas contábeis adotadas no Brasil, bem como nas normas internacionais de relatório financeiro.

Riscos políticos e econômicos nas regiões e países para os quais exportamos produtos e dos quais adquirimos matérias primas para a nossa produção podem limitar a lucratividade de nossas operações e nossa capacidade de executar a nossa estratégia.

A maior parte das operações da Companhia está em mercados emergentes. Os resultados operacionais da Companhia, atuais e futuros, bem como a sua condição financeira dependem das condições econômicas nos países onde a Companhia opera e qualquer deterioração nas condições econômicas poderá prejudicar os resultados operacionais da Companhia.

As leis e regulamentos ambientais e de saúde e segurança do trabalho podem exigir dispêndios maiores que aqueles em que a Companhia atualmente incorre para seu cumprimento e o descumprimento dessas leis e regulamentos pode resultar em penalidades civis, criminais e administrativas.

Preocupações crescentes com as alterações climáticas podem levar à exigência de medidas regulatórias adicionais, que podem resultar em um aumento de custos para cumprimento destas regulações.

Crises econômicas e políticas no Brasil podem ter efeitos adversos relevante sobre os negócios, operações e condição financeira da Companhia, bem como o preço de negociação de nossas ações.

Pandemias, epidemias ou surtos de doenças transmissíveis no Brasil e/ou no mundo, como a pandemia de COVID-19 declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), provocou e poderá continuar provocando um efeito adverso no mercado de capitais global e em nossos negócios, inclusive paralisando total ou parcialmente as nossas operações. Não é possível estimar e/ou quantificar todas as consequências econômicas e operacionais decorrentes da pandemia de COVID-19 ou a forma pela qual tal pandemia continuará a impactar os nossos negócios (quer do ponto de vista micro, quer do ponto de vista macroeconômico), sendo que os efeitos desta pandemia poderão impactar adversamente os nossos negócios, reputação, condição financeira, resultados e fluxos de caixa e, finalmente, nossa capacidade de continuar operando nossos negócios.

A economia do Brasil permanece vulnerável a fatores externos, o que pode ter um efeito adverso sobre o crescimento econômico do Brasil e sobre os nossos negócios e resultado operacional.

A inflação e as medidas do Governo Federal para controlar a inflação, inclusive aumentando as taxas de juros, podem contribuir para a incerteza econômica no Brasil e nos afetar de maneira adversa.

A piora de condições econômicas e de mercado, em geral, ou a percepção de risco em outros países, especialmente nos Estados Unidos e países de mercados emergentes, pode afetar negativamente a economia brasileira e o preço de mercado de valores mobiliários brasileiros.

O Governo Federal exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e a política brasileira, podem a causar um efeito adverso relevante nas atividades, no desempenho financeiro e nos resultados operacionais e mesmo no preço das ações da Companhia.

Qualquer rebaixamento da classificação de risco do Brasil (rating) pode afetar negativamente o preço das nossas ações.

Crises econômicas, sanitárias (incluindo o atual coronavírus (COVID-19), políticas, ambientais ou qualquer outro tipo de crise que tenha o condão de impactar a economia brasileira poderá afetar o poder aquisitivo da população , o que, poderá resultar em uma diminuição do número de vendas dos nossos produtos

A instabilidade da taxa de câmbio poderá ter efeito substancial negativo sobre a economia brasileira e sobre a Companhia.

As operações de exportação nos expõem a riscos relacionados a flutuações de moeda, bem como a riscos políticos e econômicos em outros países.

Mudanças nas políticas fiscais e legislação tributária podem afetar adversamente a Companhia.

Ineficiências ou a incapacidade do governo brasileiro de implementar reformas críticas para aprimorar o sistema tributário e previdenciário brasileiro, a legislação trabalhista e outras áreas-chave para a vitalidade macroeconômica brasileira podem afetar adversamente a Companhia.

A concentração bancária no Brasil pode prejudicar a disponibilidade e o custo do crédito.