Log-In-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
A Companhia pode ser incapaz de implementar com sucesso a sua estratégia de crescimento.
A Companhia pode não alcançar os resultados, projeções, ou executar integralmente a sua estratégia de negócios.
o cronograma dos projetos da Companhia pode sofrer atrasos o que, por consequência, pode acarretar no aumento dos custos previstos, e afetar adversamente seus projetos atuais e futuros.
Consequentemente, quaisquer atrasos poderão alterar os custos inicialmente calculados para os projetos da Companhia, exigindo novos aportes de capital e reduzindo o retorno esperado dos projetos.
A Companhia pode precisar de recursos adicionais no futuro. A captação por meio de financiamentos bancários pode não estar disponível ou, se estiver, pode não ser atrativa.
Adicionalmente, caso a Companhia opte por captar recursos mediante aumento de capital, a emissão de valores mobiliários poderá resultar na diluição da participação de investidores no seu capital social.
A Companhia depende de determinados integrantes da sua Administração, equipe e de certos consultores estratégicos.
Dificuldades para acessar aos portos e falta de infraestrutura adequada de acesso aos portos podem comprometer a atratividade de negócio da Companhia
A Companhia pode ser ma/sucedida na redução dos custos operacionais e no aumento de eficiências operacionais.
A Companhia pode não conseguir obter ou renovar todas as licenças, alvarás e permissões necessárias à condução dos seus negócios.
O desempenho da Companhia depende de relações trabalhistas favoráveis com os seus colaboradores.
A Companhia possui financiamentos com lastro em ativos operacionais relevantes. O não cumprimento peta Companhia de suas obrigações financeiras pode ocasionar a perda de tais ativos.
A volatilidade e incertezas nos preços dos combustíveis podem afetar as margens operacionais e as posições competitivas de negócio da Companhia.
Os contratos constitutivos das dívidas da Companhia possuem cláusulas restritivas à sua capacidade de endividamento (“covenants”) e o não cumprimento desses covenants pode causar o vencimento antecipado dessas dívidas.
Caso a Companhia não possua recursos suficientes para investimentos em tecnologia, o aumento da sua capacidade de operacional e a redução de acidentes podem ser afetados.
Os negócios da Companhia podem ser afetados adversamente se as operações em terminais de carga e descarga ou as operações de clientes e fornecedores sofrerem interrupções significativas.
Atrasos e custos excessivos e significativos na construção de novas embarcações ou na manutenção programada das demais embarcações, ou ainda, relativos à capacidade da Companhia de melhorar sua frota de embarcações marítimas podem aumentar substancialmente seus compromissos contratuais.
A Companhia atua na área de logística intermodal relacionada à movimentação portuária e movimentação de contêineres por meio marítimo. Dessa forma, o setor de atuação da Companhia concorre com as atividades de transporte rodoviário, que poderão se tornar mais competitivas, caso certas medidas do Governo Federal sejam adotadas.
O Governo Federal pode alterar a legislação atual relacionada às condições para renovação e expansão das frotas da Companhia.
Decisões judiciais desfavoráveis ou a impossibilidade de se realizar depósitos judiciais ou de se prestar ou oferecer garantias em processos judiciais, administrativos ou arbitrais podem afetar adversamente os resultados operacionais da Companhia
Caso não seja capaz de cumprir com as leis e normas destinadas a impedir a corrupção governamental em países em que opera (notadamente o Brasil), a Companhia pode ficar sujeita a multas, penalidades ou outras sanções regulatórias, e suas vendas e lucratividade podem sofrer quedas significativas .
Alterações na legislação tributária e contábil, incentivos e benefícios fiscais, diferentes interpretações das legislações fiscais e contábil ou jurisprudência podem prejudicar os resultados operacionais da Companhia.
A utilização de mão-de-obra terceirizada pode implicar na assunção de obrigações de natureza trabalhista e previdenciária, o que pode ter impacto adverso na Companhia e sua imagem.
A Companhia está sujeita à aplicação de penalidades legais de proteção de dados em caso de não conformidade com os termos e condições de certas novas regulamentações brasileiras.
A Companhia pode ser alvo de tentativas de ameaças cibernéticas no futuro, as quais podem afetar adversamente os negócios da Companhia.
Caso a Companhia não cumpra obrigações decorrentes de parcelamentos fiscais, estará sujeita ao vencimento antecipado do valor integral.
A Companhia poderá realizar operações de hedge, as quais poderão limitar seus ganhos e aumentar a exposição aos prejuízos.
A Companhia não está segurada contra todos os riscos que envolvem suas atividades e as coberturas de seguro da Companhia podem ser insuficientes para cobrir todas as perdas e/ou responsabilidades que podem ser incorridas em suas operações.
Os acionistas da Companhia poderão não receber dividendos ou juros sobre o capital próprio
A Companhia não possui um acionista controlador, o que a torna suscetível a alianças entre acionistas, conflitos entre acionistas e outros eventos decorrentes da ausência de acionista controlador ou um grupo de controle.
Eventual processo de liquidação da Companhia ou de suas controladas pode ser conduzido em bases consolidadas.
Resultados negativos obtidos por qualquer das controladas da Companhia podem afetar negativamente os seus resultados.
Aumentos significativos na estrutura de custos da Companhia podem afetar os resultados operacionais
Os resultados da Companhia dependem do volume de negócios realizados com seus clientes
A Companhia está exposta a riscos de crédito e outros riscos de contrapanes de seus clientes no curso normal dos seus negócios.
Declínios em certos setores de mercado cíclicos nos quais os clientes da Companhia operam podem ter efeitos negativos nos negócios da Companhia.
A Companhia depende de ações e investimentos do Governo Federal e de empresas privadas que detêm concessões. A falta de conservação de parte das rodovias brasileiras pode afetar adversamente o custo de serviço de transporte.
o Governo Federal exerce influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e política brasileira, podem vir a afetar adversamente as operações e/ou situação financeira, bem como o valor de mercado de ações da Companhia.
Os segmentos nos quais a Companhia opera são competitivos. Se os seus concorrentes conseguirem oferecer serviços aos seus clientes a preços mais acessíveis, a Companhia pode ter que reduzir suas tarifas, o que causará redução de receita.
Despesas com indenizações de qualquer natureza, acidentes, roubos e outras reclamações podem afetar significativamente os resultados operacionais da Companhia.
A Companhia é parte em contrato de arrendamento portuário concedido pela Administração Pública, o qual estabelece determinadas obrigações contratuais. O descumprimento dessas obrigações pode ensejar penalidades, afetando negativamente o resultado da Companhia.
As atividades desenvolvidas pela Companhia estão sujeitas à regulamentação. A falha da Companhia em cumprir as regulamentações ou a ocorrência de quaisquer alterações regulatórias pode afetar a Companhia de forma adversa.
As operações internacionais estão sujeitas a riscos econômicos, políticos e sociais dos países em que a Companhia atua.
A Companhia pode ser condenada por danos ambientais causados às comunidades localizadas no entorno das áreas dos portos.
As leis e regulamentos ambientais e de saúde e segurança do trabalho podem exigir dispêndios maiores que aqueles em que a Companhia atualmente incorre para seu cumprimento e o descumprimento dessas leis e regulamentos pode resultar em penalidades civis, criminais e administrativas.
A instabilidade cambial pode prejudicar a economia brasileira, bem como a negociação dos valores mobiliários da Companhia.
A volatilidade e falta de liquidez do mercado de valores mobiliários brasileiro poderão limitar a capacidade dos investidores de vender as ações da Companhia pelo preço e na ocasião que desejarem
A instabilidade política pode afetar adversamente os negócios da Companhia, seus resultados e operações.
A inflação e as medidas governamentais para combatê-la poderão contribuir para a incerteza econômica no Brasil, o que poderá vir a causar um efeito adverso nas atividades da Companhia e no preço de mercado de suas ações.
Redução de investimentos estrangeiros no Brasil pode impactar negativamente a Companhia.
O governo federal exerce influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e política brasileira, podem ter um efeito adverso sobre a Companhia.
Uma crise econômica global poderá afetar de maneira adversa o crescimento econômico do Brasil ou limitar o acesso da Companhia ao mercado financeiro e, consequentemente, prejudicar seus negócios e condição financeira.