Empresas

Lojas Americanas-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A extensão, a percepção e a forma pela qual a pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em razão da disseminação do coronavírus (COVID-19), impactará nossos negócios depende de desenvolvimentos futuros, que são incertos e imprevisíveis, podendo resultar em um efeito adverso em nossos negócios, condição financeira, resultados das operações e fluxos de caixa e, finalmente, nossa capacidade de continuar operando nossos negócios.

A Companhia pode não ser capaz de implementar sua estratégia de crescimento, afetando adversamente suas operações.

A Companhia pode enfrentar dificuldades em explorar novas oportunidades de negócios com sucesso.

A Companhia pode enfrentar dificuldades em manter o ritmo de crescimento de suas vendas.

A Companhia pode ser afetada adversamente pela sazonalidade das vendas de seus produtos e serviços.

A Companhia poderá ser incapaz de competir com sucesso com seus atuais e futuros concorrentes.

A Companhia depende de empresas de cartão de crédito para vendas e financiamento ao consumidor.

Os negócios da Companhia dependem em larga escala da reputação que as suas marcas têm com seus clientes, fornecedores e distribuidores. Se a Companhia não for capaz de manter essa reputação, poderá ser adversamente afetada.

A falha ou incapacidade em proteger a propriedade intelectual das marcas e domínios ou a violação à propriedade intelectual por terceiros pode ter impactos negativos nos negócios da Companhia.

Impossibilidade ou dificuldade de manutenção ou renovação dos atuais e/ou não celebração de novos contratos de locação ou celebração de novos contratos de locação em condições favoráveis.

A Companhia pode não conseguir manter a sua estratégia de omnicanalidade.

Os investimentos  necessários nas operações da Companhia, podem ser maiores do que o estimado pela Companhia, o que pode impactar negativamente a alavancagem financeira da Companhia.

A Companhia pode não conseguir renovar suas linhas de crédito atuais, ter acesso a novos financiamentos, descontar recebíveis, ter êxito na colocação de valores mobiliários e/ou obtê-los ou emiti-los, conforme o caso, a termos atrativos, o que pode causar um efeito relevante e adverso na Companhia.

A Companhia pode ser afetada de maneira relevante e adversa se algum de seus centros de distribuição e de seus centros operacionais sofrer danos materiais ou for reduzido, suspenso ou interrompido ou se algum de seus transportadores terceirizados não puder cumprir suas obrigações de entrega para a Companhia.

A Companhia depende de seus sistemas de informação para operar os seus negócios.

Uma falha no sistema de segurança da Companhia com relação à proteção de dados pessoais de seus clientes e de sua rede poderá prejudicar a sua reputação e sua marca e afetar substancialmente os seus negócios e os resultados de suas operações.

Uma paralisação ou greve significativa da força de trabalho poderá afetar os negócios da Companhia.

A Companhia pode sofrer com vencimento, obsolescência, quebra e furto de seu estoque.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais, administrativos ou arbitrais podem causar efeitos adversos para a Companhia.

A perda de membros da administração da Companhia, o enfraquecimento da cultura organizacional e/ou a incapacidade de atrair e manter pessoal qualificado pode ter efeito adverso relevante sobre as suas atividades, sua situação financeira e seus resultados operacionais.

A Companhia pode não dispor de seguro suficiente para se proteger contra perdas substanciais.

A Companhia enfrenta riscos relativos aos cadastros, autorizações, licenças e alvarás para instalação e operação das lojas e dos seus centros de distribuição.

A Companhia pode não ser capaz de cumprir os índices financeiros previstos nos contratos que compõem o seu endividamento atual.

A desvalorização em condições econômicas e de mercado, em geral, ou a percepção de risco em outros países, especialmente nos estados Unidos e países de mercados emergentes, pode afetar negativamente a economia brasileira e o preço de mercado de valores mobiliários brasileiros.

Desastres e eventos imprevisíveis podem atrapalhar as nossas operações.

Nosso crescimento poderá exigir capital adicional no futuro, que poderá não estar disponível ou, se disponível, poderá ser em condições não satisfatórias à Companhia.

Podemos ser afetados substancialmente por violações à Lei Anticorrupção Brasileira e leis anticorrupção semelhantes.

A Companhia pode ser responsabilizada pelo inadimplemento de vendedores parceiros cadastrados em sua plataforma de marketplace, podendo sofrer danos em suas marcas e em seus resultados financeiros.

Uma falha na avaliação dos riscos associados a fraudes de cartões de crédito poderá prejudicar a reputação e as marcas da Companhia, afetando adversamente o negócio e os resultados das operações da Companhia.

A Companhia pode ser responsabilizada por incidentes com consumidores relacionados à entrega dos produtos por eles adquiridos.

Os interesses dos acionistas controladores podem conflitar com os dos demais acionistas.

Eventual conflito entre os acionistas controladores da Companhia poderá prejudicar a condução estratégica de seus negócios, afetando inclusive o seu resultado operacional.

A Companhia pertence a um grupo econômico no qual participam outras sociedades operacionais que são ou podem ser parte em processos judiciais nos quais a Companhia poderá ser solidária ou subsidiariamente responsável.

A Companhia não pode garantir que seus fornecedores não venham a se utilizar de práticas irregulares.

Algumas categorias de produtos comercializados pela Companhia são adquiridas de poucos fornecedores e caso ocorram alterações nessa cadeia de fornecimento as atividades e negócios da Companhia podem ser afetados adversamente.

A Companhia e  suas  subsidiárias  podem  figurar  como  responsáveis  principais  ou solidárias das dívidas trabalhistas e previdenciárias de terceirizados.

A Companhia não pode garantir condições de qualidade e regularidade dos fornecedores.

A Companhia não pode garantir o cumprimento das condições de fornecimento pactuadas com os fornecedores

O setor de varejo é sensível a reduções do poder aquisitivo dos consumidores e a ciclos econômicos.

Não antecipação e resposta inadequada às mudanças de hábito dos consumidores podem afetar negativamente as vendas da Companhia.

A Companhia pode ser considerada responsável por danos causados por produtos que comercializa a consumidores ou a terceiros, o que poderá afetar adversamente os resultados da Companhia.

A legislação tributária e seus reflexos no segmento de varejo podem afetar regimes especiais ou benefícios fiscais, em decisões futuras dos órgãos competentes e, assim, afetar adversamente a Companhia.

A regulamentação da internet no Brasil é recente e ainda limitada e várias questões legais relacionadas à internet são incertas.

A Companhia está sujeita à legislação e regulamentação ambiental.

O Governo Federal exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e a política brasileira, podem causar um efeito adverso relevante nas atividades e nos resultados operacionais e mesmo no preço das ações de emissão da Companhia.

Variações nas taxas de câmbio podem afetar adversamente nossa condição financeira e resultados operacionais.

A inflação e as medidas do governo brasileiro para controlar a inflação, inclusive aumentando as taxas de juros, podem contribuir para a incerteza econômica no Brasil e afetar a Companhia de maneira adversa.

Variações nas taxas de juros podem aumentar o custo do serviço de endividamento da Companhia.

A crise econômica e política no Brasil pode ter um efeito adverso relevante sobre os negócios, operações e condição financeira da Companhia.

A volatilidade e a falta de liquidez do mercado brasileiro de valores mobiliários poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores de vender as ações emitidas pela Companhia pelo preço e na ocasião que desejarem.

Os titulares de ações de emissão da Companhia poderão não receber dividendos.

Poderá ocorrer diluição de participação acionária na Companhia em razão de uma eventual emissão de novas ações.