Empresas

Melnick-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

O surto de doenças transmissíveis no Brasil e/ ou no mundo, a exemplo da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em razão da disseminação do novo coronavírus (COVID -19),  provocou e pode continuar  provocando um efeito adverso em nossas operações, inclusive paralisando integralmente ou parcialmente os nossos canais de venda. A extensão da pandemia da COVID-19, a percepção de seus efeitos, ou a forma pela qual tal pandemia impactará nossos negócios depende de desenvolvimentos futuros, que são altamente incertos e imprevisíveis, podendo resultar em um efeito adverso relevante em nossos negócios, condição financeira, resultados das operações e fluxos de caixa e, finalmente, nossa capacidade de continuar operando nossos negócios.

Surtos ou potenciais surtos de doenças podem ter um efeito adverso nas nossas operações. Historicamente, algumas epidemias e surtos regionais ou globais, como as provocadas pelo zika vírus, pelo vírus ebola, pelo vírus HSNS (popularmente conhecida como gripe aviária), a febre aftosa, pelo vírus Hl Nl (influenza A, popularmente conhecida como gripe suína), a síndrome respiratória do oriente médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda grave (SARS),  afetaram determinados setores da economia dos países em que essas doenças se propagaram.

Dependemos da disponibilidade de financiamento para suprirmos as necessidades de capital de giro e de recursos para aquisição de terrenos, bem como para financiar aquisições de imóveis por compradores de imóveis em potencial

Podemos não conseguir renovar nossas linhas de crédito atuais ou ter acesso a novos financiamentos a termos atrativos, o que pode causar um efeito relevante e adverso

Os ativos da Companhia estão concentrados em determinadas áreas geográficas e uma desaceleração econômica nessas áreas pode ter um efeito adverso relevante nos resultados operacionais e condição financeira da Companhia e das SPEs .

Poderemos não conseguir implementar integralmente a nossa estratégia de negócios, bem como poderemos não conseguir manter o nosso crescimento como desejado.

Reconhecemos a receita de vendas proveniente de nossos empreendimentos à medida em que os custos de construção são incorridos, proporcionalmente ao custo total orçado. Com isso, o ajuste do custo de um projeto de incorporação pode reduzir ou eliminar a receita e o lucro anteriormente apurados.

A Companhia pode enfrentar situações de potencial conflito de interesses em negociações com partes relacionadas.

A Companhia e seus administradores podem ser parte em processos judiciais ou administrativos cujas decisões sejam desfavoráveis à Companhia e a seus Administradores.

A Companhia pode não dispor de seguro suficiente para se proteger contra perdas substanciais, o que  pode afetaradversamente os negócios ou a condição  financeira da Companhia.

A Companhia pode falhar em detectar comportamentos contrários à legislação e regulamentação aplicáveis e aos seus padrões de ética e condu,ta o que pode ocasionar impactos adversos relevantes sobre seusnegóc,iossuasituação financeira, seus resultados operacionais e sobre a cotação de suas ações ordinárias.

A Companhia pode estar sujeita a interpretações desfavoráveis na aplicação da Legislação Tributária Brasileira.

A Companhia estará sujeita a riscos relativos ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, podendo ser afetada adversamente pela aplicação de sanções, inclusive pecuniárias.

Incidentes de segurança cibernética, incluindo ataques à infraestrutura necessária para manter os sistemas de TI da Companhia, podem resultar em danosà re putação e financeiros para a Companhia.

Devido à pandemia da COVID-19, as práticas de trabalho remoto pelos colaboradores da Companhia e realização de stands virtuais para vendas de unidades dos empreendimentos imobiliários  da  Companhia  aumentaram,      o  que  potencializa  os efeitos adversos de falhas de segurança nos sistemas internos da Companhia.

A incapacidade ou falha em proteger a propriedade intelectual da Companhia ou a violação, pela Compan,hiaà propriedade intelectual de terceiros pode ter impactos negativos no resultado operacional da Companhia.

A aquisição dos imóveis compromissados à venda em favor da Companhia para composição do seu Landbank poderá deixar de ser concluída caso qualquer uma das condições precedentes não sejam superadas.

Podemos não ser capazes de adaptar o nosso conceito de negócio às evoluções do setor de construção civil ou de perceber os benefícios decorrentes das iniciativas de mudança organizacional.

O custo dos terrenos é um dos principais fatores que interferem na sustentabilidade dos nossos resultados. Um aumento no custo dos terrenos acima dos índices de preços e salários nos próximosanos poderá afetarnegativamente a nossa capacidade de manter o nosso ciclo operacional.

Falhas no processo de incorporação dos empreendimentosimobiliários da Companhia podem exigirdispêndios adicionaisde capital e resultarem obrigaçõesde indenização para a Companhia

O valor de mercado dos terrenos e unidades imobiliárias que a Companhia mant ém em estoque pode se des valorizar, o que poderá a fetá -la adversamente. Além disso, os custos de manutenção e revenda de unidades imobiliárias podem ser significativos e impactar negativamente o fluxo de caixa e o desempenho da Companhia.

Os titulares de nossas ações poderão não receber dividendos.

Problemas relacionados ao cumprimento do prazo de construção e à conclusão dos nossos empreendimentos imobiliários poderão prejudicar nossa reputação ou nos sujeitarà eventual imposição de indenização e responsabilidadecivil e diminuir nossa rentabilidade.

Os interesses dos acionistas controladores da Companhia podem entrar em conflito com os interesses de outros detentores de suas ações ordinárias e/ou com os interesses da própria Companhia.

Eventual conflito entre os nossos acionistas controladores poderia prejudicar a condução estratégica de nossos negócios, afetando inclusive nosso resultado operacional.

A Companhia utiliza determinados sistemas e licenças de tecnologia da informa ção compartilhados comsuacontrolado, ra estando sujeita a decisõesde sua controladora de descontinuar determinados sistemas oua risco maisacentuado de perda de dados.

Dependemos do sucesso de nossas sociedades e do bom relacionamento com nossos sócios e associados.

Os resultados da Companhia dependem dos recursos disponibilizados por suas subsidiária,se não podemosassegurarque estes recursos nos serão disponibilizados.

Eventual processo de liquidação da Companhia ou de qualquer das sociedades nas quais detém participa,ção incluindo as SPEs, pode ser conduzido em bases consolidadas.

A Companhia vale-se de mão-de-obra terceirizada para desenvolver suas atividades e com isso pode ser compelida a assumir obrigações de natureza trabalhista e previdenciária.

Eventuais atrasos na conclusão de empreendimentos imobiliários da Companhia

podem prejudicar a sua liquidez, reputaç,ão negócios e resultados operacionais, afetando-a adversamente.

Elevações no preço de insumos, matérias-primas e mão de obra podem aumentar o custo de empreendimentos e reduzir a rentabilidade da Companhia.

A Companhia pode figurar como responsável solidária pelos danos ambientais causados porseus fornecedores e parceiros/ sócios.

Odesenvolvimentode  atividades  imobiliárias implica riscos normalmente associados à concessão de financiamentos.

Deterioração do crédito por parte dos compradores de imóveis entre a datada venda e a data de obtenção do financiamento pode acarretar o cancelamento de contratos {”distrato”}, o que poderá impactar a receita e a geração de caixa da Companhia e prejudicar a rentabilidade e o nível de lucro dos empreendimentos imobiliários.

A falta de disponibilidade de recursos para obten ção de financiamento e/ ou um aumento das taxas de juros podem prejudicar a capacidade ou disposição de compradores de imóveis em potencial para  financiar suas aquisições, o que pode vir a afetar negativamente as vendas da Companhia e obrigá-la a alteraras condições de financiamento que oferece aos seus clientes.

Poderemos não ter sucesso em empreendimentos realizados fora da região metropolitana de Porto Alegre.

A Companhia está exposta a riscos associados aos setores de incorporação imobiliária (vertical e horizontal), loteamento, condomínio de lotes, construção e venda de imóveis prontos e em construção.

O setor imobiliário no Brasil é altamente competitivo e a Companhia pode perder posição no mercado em certas circunstância,so que poderá afetar adversamente sua situação financeira, seus resultados operacionais e o seu fluxo de caixa.

Eventual alteração das condições de mercado poderá prejudicar nossa capacidade de vender as unidades disponíveis em nossos empreendimentos pelos preços previstos, reduzindo nossas margens de lucro o que poderá afetar adversamente o valor de mercado dos valores mobiliários por nós emitidos.

A Companhia poderá enfrentar dificuldades em localizar e adquirir terrenos ou em adquiri-los em condições adequadas.

Nossas atividades estão sujeitas a extensa regulamentação, o que pode aumentar o nosso custo e limitar nosso desenvolvimento ou de outra forma afetar adversamente nossas atividades.

Alterações na legislação tributária podem aumentar a carga tributária e, consequentemente , afetar negativamente os nossos resultados.

Podemos enfrentar restrições e multas nos termos do Código Brasileiro de Proteção ao Consumidor no futuro.

Alterações da legislação de uso e ocupação do solo dos municípios em que a Companhia desenvolve seus empreendimen,tos assim como dificuldades nos processos de aprovação de projetos nestes municípios, poderão impactar adversamente os resultados operacionais da Companhia.

Modificações nas práticas contábeis adotadas no Brasil em função de sua convergência às práticas contábeis internacionais{IFRS} podem afetar adversamente nossos resultados.

As atividades de aquisição de propriedades e construção de empreendimentos podem expor a Companhia a riscos ambientais que podem afetá-la adversamente.

A Companhia e suas subsidiárias poderão figurar como responsáveis solidárias pelos danos ambientais causados por seus fornecedores e parceiros/sócios.

As atividades da Companhia estão sujeitas à regulamentação ambiental, o que  pode vir a aumentar o custo da Companhia e limitar o seu desenvolvimento ou de outra forma afetar adversamente as suas atividades.

A Companhia está sujeita à extensa legislação ambiental e se a Companhia ou suas controladas não observarem a regulamentação aplicável ou ficarem sujeitas a regulamentação mais rigorosa os negócios da Companhia podem ser prejudicados.

A companhia está sujeita a riscos de execução de obra por questões climática,s ambientais, execução e projeto.

Surtos de doenças transmissíveis em escala global têm acarretado medidas diversas cujos efeitos podem levar a maior volatilidade no mercado de capitais global e à potencial desaceleração do crescimento da economia brasileira.

A volatilidade e falta de liquidez do mercado de valores mobiliários brasileiro poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores de vender os valores mobiliários de nossa emissão pelo preço e na ocasião que desejarem.

Riscos relacionados às condições econômicas e políticas no Brasil poderão ter um efeito adverso nos negócios da Companhia.

O negócio da Companh, ia os resultados de suas operações, bem como o valor de suas ações podem ser afetados negativamente por condições macroeconômicas, condições do mercado imobiliário e outras condições de execução dos projetos.

Acontecimentos e mudanças na percepção de riscos em outros países, podem prejudicar o preço de mercado dos valores mobiliários glob,ais dentre eles o preço de mercado das nossas ações.

Qualquer des valorização adicional da classificação de crédito do Brasil pode afetar adversamente o preço de nossas ações ordinárias.

Limitação substancial na capacidade de os acionistas venderem as ações da Companhia pelo preço e na ocasião que desejarem, devidoà volatilidade e à falta de liquidez do mercado brasileiro de valores mobiliários, poderão afetar adversamente o valor da sua negociação

Crises econômicas, sanitárias, políticas, ambientais ou qualquer outro tipo de crise que tenha o condão de impactar a economia brasileira poderá afetar o poder aquisitivo da população, o que poderá resultar em uma diminuição do número de vendas dos empreendimentos imobiliários da Companhia.