Metalgrafica Iguaçu-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Os projetos da Companhia estão sujeitos a riscos que podem resultar em maiores custos. atrasos ou impedir que sua implementação seja bem sucedida:

A Companhia vem investindo para aumentar sua capacidade de produção de latas e na diversificação da linha de produtos. A Companhia e seus projetos  estão sujeitos a vários riscos que podem afetar diversamente suas perspectivas de crescimento e rentabilidade, incluindo: atrasos, problemas de disponibilidade de mão de obra, peças e materiais, ou custos mais altos do que o esperado.

Desastres naturais ou de outro tipo podem interromper as operações da Companhia

Os negócios da Companhia podem ser afetados negativamente por riscos naturais, tecnológicos e/ou físicos tais como incêndios, explosões, inundações, falta de energia elétrica, falta de gás, greves, protestos com interrupção de estradas.

Interrupção de fornecimento de aço

A empresa adquire sua principal matéria prima (folha de flandres) da Companhia Siderúrgica Nacional. Única fornecedora nacional desta matéria prima.

Qualquer acidente em suas instalações, ou mesmo movimentos que venham a paralisar o regular fornecimento, podem levar à suspensão temporária das operações da Companhia. Visando mitigar estes riscos, a Companhia opera com estoques suficientes para, em média, 30 dias de funcionamento. A alternativa de fornecimento por produtor de aço estrangeiro existe, porém demanda no  mínimo  60 dias para a entrega de novas  ordens. Igualmente a Companhia pode ser afetada por diferencial de preços entre as duas opções, bem como por taxas de câmbio e prazos de pagamento.

Substituição da lata metálica por embalagem alternativa

A exemplo do que ocorreu com o óleo de soja, que era 100% embalado em lata metálica e hoje encontra-se  na garrafa plástica tipo PET em sua totalidade,   a linha de produtos da Companhia pode ser substancialmente afetada caso, por razões mercadológicas, haja a substituição pelo cliente, da lata por outro tipo de embalagem, tais como vidro, tetrapack, pouch e outras.

Suspensão dos incentivos fiscais regionais

A Companhia goza de incentivos fiscais na área do ICMS e pode ter seus resultados afetados caso haja a suspensão destes programas.

Riscos relacionados a seu controlador, direto ou indireto, ou grupo de controle:

O acionista controlador detém o poder de eleger a maioria dos membros do Conselho de Administração e determinar o resultado das delibe rações que envolvam a aprovação dos acionistas, incluindo transações com partes relacionadas, reorganizações societárias, aquisições, alienações, bem como o cronograma e pagamento de quaisquer dividendos, entre outros. É possível que, em alguma dessas deliberações, eventualmente não haja pleno alinhamento de interesses do controlador e dos demais acionistas.

Riscos relacionados a seus acionistas:

Caso a Companhia deseje fazer um aumento de capital por meio da emissão de valores mobiliários, poderá ocorrer uma diluição da participação dos atuais acionistas minoritários na composição do capital social da Companhia.

Oscilações das cotações em Bolsa, característica própria das ações de qualquer empresa.

Riscos relacionados a seus fornecedores:

Interrupção do regular fornecimento de folha de flandres por  parte da CSN, seja em  função de acidente ou caso fortuito, ou por suspensão da produção deste insumo, pode provocar uma paralisação temporária das atividades da Companhia, até que se restabeleça o fornecimento através de importação.

Riscos relacionados a seus clientes:

Existe a possibilidade natural de interrupção do fornecimento, por substituição de fornecedor, suspensão das operações; crédito; fusão, aquisição ou venda da empresa; redirecionamento  do portfolio de produtos; substituição da embalagem metálica por embalagem alternativa; quebra de safra decorrente de desastres meteoro lógicos, verticalização do processo produtivo.

Riscos relacionados aos setores da economia nos quais o emissor atue :

A Companhia produz exclusivamente latas para o setor alimentício. Por definição, o setor alimentício é o responsável pelo fornecimento de alimento à população. Não se vislumbra a possibilidade de desabastecimento ou mesmo da falta de alimento. Pode ocorrer no entanto, a substituição do  alimento produzi do  internamente, pelo alimento importado  já em balado e pronto para o consumo. Esta condição pode ser influenciada pela relação de troca das moedas. Dependência de um único fornecedor  de aço, principal  matéria  prima, controladora  de companhias congêneres,  também fabricantes de latas.

Riscos relacionados a questões socioambientais:

A Companhia, por pertencer ao ramo industrial, está sujeita a manter diversas licenças no âmbito federal, estadual e municipal, relacionadas a proteção ambiental, níveis de descarga de resíduos no ar e na água, tratamento de óleo e descarte de materiais.

Aderimos ao PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos através de convênio com o Programa PROLATA RECICLA da Abeaço – Associação Brasileira da Embalagem de Aço. Assinado em 21/12/2018, termo de compromisso para implantação do sistema de logística reversa de embalagem de aço.