Metro-RJ-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
A Companhia está exposta a riscos relacionados ao volume de demanda (medido em termos de passageiros).
A Companhia pode não ter êxito nos pleitos de revisão do equilíbrio econômico-financeiro conforme previsto no contrato de concessão.
Nos termos dos contratos de dívida, empréstimo e financiamento, a Companhia está sujeita ao cumprimento de obrigações específicas. O descumprimento dessas obrigações que não for aprovado por credores, poderá resultar em decretação do vencimento antecipado de dívidas e na execução de garantias constituídas.
A Companhia está sujeita a perdas de receitas decorrente de interrupções das operações ou degradação da qualidade dos serviços
A Companhia pode ser negativamente afetada por inquéritos, investigações e outras medidas administrativas e judiciais envolvendo a Companhia e/ou seu controlador
A Companhia pode não conseguir contratar apólices de seguros ou renová-las em termos e condições favoráveis, bem como, as coberturas de seguros contratadas podem não ser suficientes para repor perdas e danos decorrentes de eventual sinistralidade.
Decisões desfavoráveis em processos judiciais e administrativos poderão afetar os negócios e resultados da Companhia
Nos termos dos contratos de dívida, empréstimo e financiamento, a lnvepar e suas controladas e coligadas estão sujeitas ao cumprimento de obrigações específicas. O descumprimento dessas obrigações que não for aprovado por credores, poderá resultar em decretação do vencimento antecipado de dívidas e na execução de garantias constituídas. A declaração do vencimento antecipado de dívidas também poderá acarretar a aceleração do vencimento das dívidas de outros contratos financeiros (cross default and cross acceleration).
A lnvepar, por meio de sua subsidiária MetrôBarra S.A. (“MetrôBarra”), poderá ser obrigada a exercer a opção de compra para administrar a concessão da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, estando sujeita aos riscos e passivos existentes nessa empresa.
A lnvepar está sujeita a possibilidade da ocorrência de indisponibilidade de capital e insuficiência de recursos para o cumprimento de compromissos financeiros.
Riscos relacionados à terceirização de parte substancial das atividades: a Companhia terceiriza parcela considerável de suas atividades, mediante a contratação de prestadores de serviço. A incapacidade ou indisposição de tais terceirizados em prestar os serviços contratados à Companhia de forma e em prazos adequados, conforme as especificações contratuais, poderá acarretar no inadimplemento de contratos e causar à Companhia um efeito adverso relevante. Ademais, a Companhia está sujeita à rescisão ou não renovação de tais contratos de prestação de serviços, bem como pode não ser capaz de contratar, em tempo e com preços similares, prestadores de serviço igualmente qualificados.
A Companhia está sujeita à ocorrência de acidentes de infraestrutura e/ou com ativos no âmbito de sua operação
A Companhia poderá sofrer impactos na sua operação e/ou elevação dos seus custos de manutenção em virtude da obsolescência de seus Ativos Operacionais.
A Companhia atua em um ambiente altamente regulado e seus resultados podem ser afetados adversamente pelas medidas governamentais.
A Companhia pode estar sujeita ao vencimento antecipado de sua concessão ou a sanções em caso de falha no cumprimento de qualquer das obrigações previstas nos contratos de concessão.
A Companhia está sujeita a diversas leis e regulamentos ambientais que podem se tornar mais rígidos no futuro e resultar em maiores obrigações e maiores investimentos de capital.
A ocorrência de manifestações, protestos, greves e outros movimentos de caráter político, social e econômicos podem afetar os negócios da Companhia