Mlog-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
Somos uma companhia com receitas ainda modesta se nosso desempenho futuro é incerto.
Podem os não ser capazes de obter ou manter todas as licenças, concessões e autorizações necessárias para as nossas operações.
Podemos não ter condições de implementar com sucesso nossa estratégia de crescimento.
Podemos não ser capazes de atingir o plano de negócios.
A concessão de alguns benefícios fiscais pode não se efetivar.
O Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante pode ter condições alteradas.
A perda de membros chave da administração poderá afetar adversamente o nosso desempenho financeiro.
A perda de pessoal importante pode reduzir a eficiência operacional e afetar negativamente os nossos resultados operacionais.
A nossa estratégia de administração do risco poderá não ser eficaz.
Podemos não ser capazes de obter e manter cobertura de seguro que abranja todas as potenciais perdas inerentes às nossas operações.
As nossas operações no segmento de navegação estão sujeitas a riscos operacionais e interrupções imprevistas em relação às quais podemos não estar adequadamente segurados, e acidentes marítimos ou em instalações terrestres podem afetar negativamente nossas operações.
Nossos processos de governança e compliance, quando implementados, podem falhar na prevenção de infrações e danos à nossa reputação.
Alterações na legislação tributária brasileira podem aumentar a nossa carga tributária.
Possivelmente dependeremos das agências governamentais brasileiras para o financiamento de determinadas atividades.
Falhas nos sistemas de tecnologia da informação da Companhia, tecnologia operacional, segurança cibernética e telecomunicações podem afetar negativamente os negócios da Companhia e sua reputação.
O acionista controlador tem poder decisório na Companhia, o que pode resultar em mudanças repentinas e inesperadas das nossas políticas corporativas e estratégias, inclusive através de mecanismos como a substituição dos nossos administradores. Qualquer mudança repentina ou inesperada em nossa equipe de administradores, em nossa política empresarial ou direcionamento estratégico ou qualquer disputa entre acionistas concernentes aos seus respectivos direitos podem afetar adversamente nossos negócios e resultados operacionais.
Os interesses dos diretos e empregados podem ficar vinculados à cotação das nossas ações, caso lhes sejam outorgadas opções de compra ou de subscrição de ações de nossa emissão.
Podemos demandar recursos adicionais no futuro, mediante emissão de ações, os quais diluiriam a participação dos nossos acionistas.
Os detentores de Ações podem não receber nenhum dividendo.
Os riscos relacionados às empresas controladas por nós são substancialmente os mesmos relacionados às nossas operações e aos nossos fornecedores.
Flutuações nos custos com matéria prima para a construção das embarcações pode variar significativamente.
Um aumento nos custos com combustível, eletricidade e outras fontes de energia poderão afetar nossos negócios de maneira adversa.
Dependemos da rede de energia elétrica, que poderá ter falhas.
Interrupções na transmissão de energia do Sistema Integrado Nacional poderão nos afetar adversamente, bem como aos nossos clientes e fornecedores. Tendo em vista que dependemos da energia que está sujeita a esses custos de transmissão, nossas despesas operacionais poderão ser afetadas adversamente. Além disso, a nossa produção poderá ser afetada negativamente em virtude de uma falha no fornecimento de energia ocorrida em decorrência de problemas nas linhas de transmissão ou na capacidade de geração do Sistema Integrado Nacional. As interrupções no fornecimento de energia também poderão afetar os nossos clientes e fornecedores. O fornecimento insuficiente de energia para qualquer um dos nossos projetos possivelmente terá um efeito adverso relevante sobre as operações, principalmente se essa escassez perdurar durante um período prolongado.
Teremos uma concentração das embarcações a um pequeno número de clientes grandes e a perda de qualquer destes clientes, ou a inadimplência destes, afetaria nossos resultados operacionais.
A redução na demanda de petróleo pode afetar desfavoravelmente os nossos negócios.
A demanda pelas nossas embarcações depende da demanda global por petróleo. Os preços praticados para petróleo são influenciados pelo nível atual e esperado da demanda do setor de óleo e gás mundial, que é altamente cíclico. Uma queda muito brusca no preço da commodity pode afetar consideravelmente a demanda por embarcações de apoio à indústria de óleo e gás e, portanto, diminuir a nossa receita operacional.
Dependemos do setor de petróleo e gás.
Mudanças no nível de gastos com exploração e produção e nos preços de petróleo e gás e percepções do setor sobre preços futuros de petróleo e gás poderiam reduzir substancialmente a demanda pelos nossos serviços. As receitas provenientes da unidade de suporte de plataforma marítima de petróleo e gás natural, um segmento que acreditamos será crescente dos nossos negócios, em geral, são geradas essencialmente por empresas petrolíferas que conduzem exploração e extração marítimas, longe da costa brasileira. Mudanças no nível de gastos com exploração e produção e nos preços de petróleo e gás e percepções do setor sobre preços futuros de petróleo e gás, assim como qualquer redução na atividade de exploração marítima, poderiam prejudicar a demanda por nossos serviços de suporte marítimo e assim frustrar nossas expectativas de receitas e afetar negativamente o fluxo de caixa. Se as condições de mercado sofrerem queda nas áreas de mercado em que atuamos, podemos ser obrigados a avaliar a capacidade de recuperação de nossos ativos de longo prazo, o que resultaria em baixas totais ou parciais de nossas embarcações, o que pode ser substancial em termos individuais ou conjuntamente.
Os segmentos nos quais operamos são altamente competitivos. Se os nossos concorrentes conseguirem oferecer serviços aos nossos clientes a preços mais acessíveis, poderemos ter de reduzir nossas tarifas, o que causará redução de receita. A concorrência no segmento offshore no qual operamos envolve essencialmente fatores, como preço, serviços, registro de segurança e reputação, além da qualidade e disponibilidade dos serviços ao cliente. Qualquer redução das taxas oferecidas pelos nossos concorrentes nesses segmentos pode fazer com que tenhamos que reduzir nossas taxas, além de prejudicar a utilização de nossos serviços, o que afetará, negativamente,seus resultados operacionais. Dependemos, em geral, de negociações internacionais e, especificamente, do setor de embarque marítimo internacional. A demanda pelos nossos serviços depende em grande parte dos níveis de negociação e, especificamente, do estado do setor de embarque marítimo. Recessões cíclicas podem afetar negativamente os nossos resultados operacionais, pois durante declínios econômicos ou períodos de queda nas negociações do preço de frete marítimo, os transportadores marítimos poderão ter seus volumes reduzidos. Não podemos prever se, ou quando, ocorrerão esses declínios cíclicos no volume mundial de negociações.
Dependemos de ambiente macroeconômico favorável.
A maior parte de nossos ativos é de longo prazo e pré-operacional, e requerem investimentos grandes até o início de suas operações. O ambiente macroeconômico favorável, nacional, internacional e setorial, é fator importante para possibilitar a captação de recursos adicionais necessários à implementação do plano de negócios da Companhia.
As nossas operações estão sujeitas a riscos ambientais, cujo descumprimento pode nos causar efeito adverso.
Todas as operações planejadas estão sujeitas a regularização ambiental, por meio de licenciamento ou autorização ambiental, que contempla os processos de autorização. Isto poderá aumentar os custos das nossas operações ou suspendê-las, caso venham a ser consideradas inviáveis sob o ponto de vista ambiental, ou venham a causar danos ambientais.
Também estamos sujeitos à legislação brasileira que estabelece que as atividades que provoquem significativo impacto ambiental deverão arcar com o pagamento da compensação ambiental prevista na legislação do Sistema Nacional das Unidades de Conservação da Natureza, em valor percentual que deverá incidir sobre os custos totais de implantação do empreendimento. O pagamento da referida compensação não exime o empreendimento de implementar outras compensações: florestal, em Áreas de Preservação Permanente e de Mata Atlântica, bem como pela supressão de cavidades naturais. A efetiva cobrança do valor destas compensações poderá ter um efeito adverso relevante sobre a nossa liquidez.
Ao concederas licenças e autorizações ambientais para as nossas atividades, sua validade está condicionada ao cumprimento de condicionantes e medidas ambientais e sociais, as quais são determinadas pelos órgãos competentes. Periodicamente, a legislação prevê a renovação das licenças, e, assim, estamos sujeitos a frequentes análises de desempenho ambiental. É possível que futuras mudanças nas leis, regulamentos e licenças aplicáveis ou mudanças no exercício ou na interpretação dessas leis, regulamentos e licenças ou mesmo a imposição de condicionantes e medidas ambientais demasiadamente onerosas possam ter um impacto significativo sobre uma parte dos negócios, fazendo com que essas atividades sejam reavaliadas do ponto de vista econômico à época. Esses riscos, porém, não estão limitados ao risco de que as autoridades reguladoras aumentem as exigências de caução, além da nossa capacidade financeira, considerando que a exigência passe a ser condição ao direito de operar.
Antidumping, direitos compensatórios, medidas de salvaguarda e protecionismo governamental poderão afetar adversamente os nossos negócios.
As medidas protecionistas adotadas pelos governos de alguns dos principais mercados de derivados de petróleo poderão afetar adversamente nossas operações. Em resposta ao aumento na produção e na exportação das commodities em diversos países, antidumping, direitos compensatórios, impostos e medidas de salvaguarda foram impostos pelos países que devem representar alguns dos principais mercados de nossos produtos. Essas medidas e outras medidas similares poderão provocar um desequilíbrio no mercado, o que poderia afetar adversamente as nossas receitas.
Acontecimentos relacionados ao surto de coronavírus podem ter um impacto adverso relevante nas condições financeiras ou resultados operacionais da Companhia.
Os negócios da Companhia estão sujeitos a incidentes ambientais, de saúde e segurança.
Os negócios da Companhia podem ser afetados de maneira adversa por regulações ambientais e de saúde e segurança, incluindo regulamentações relativas à mudança climática.