Empresas

Multilaser-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A extensão da pandemia de COVID-19, a percepção de seus efeitos e a forma como a pandemia afetará os negócios da Companhia dependem de eventos futuros, que são incertos e imprevisíveis, assim como seus possíveis desdobramentos e consequências, e podem afetar material e adversamente seus negócios, condição financeira, resultados de operações e fluxos de caixa e, finalmente, sua capacidade de continuar a operar seus negócios.

Caso a Companhia seja incapaz de introduzir no seu portfólio produtos inovadores, tecnologicamente avançados e seguindo a tendência do mercado, seu crescimento e esforços para manter a lucratividade poderão ser afetados adversamente.

A eventual alteração de incentivos fiscais pode impactar negativamente o lucro líquido da Companhia.

Falhas nos sistemas, políticas e procedimentos de gestão de riscos da Companhia poderão afetar adversamente os seus negócios.

A Companhia pode não conseguir implementar integralmente as suas estratégias de negócios.

A Companhia opera por meio de canais distintos (lojas físicas de clientes­ varejistas, vendas para provedores de serviços de internet – ISP, marketplaces e seu e-commerce) e a eventual falha na integração desses canais poderá impactar negativamente para seus negócios.

A Companhia está sujeita a riscos relacionados à administração de seu estoque.

A Companhia depende do sistema de transporte e de infraestrutura para entregar os produtos do seu centro de distribuição aos seus clientes-varejistas, marketplaces e consumidores.

A Companhia enfrenta  riscos  relacionados  ao  seu  centro  de distribuição  e infraestrutura de logística

A Companhia está sujeita às penalidades previstas na Lei de Licitações e na Lei do Pregão, tendo em vista que possui contratos celebrados com entidades da Administração Pública.

A Companhia está sujeita às penalidades previstas na Lei das Estatais, tendo em vista que possui contratos celebrados com empresas estatais.

A Companhia está sujeita à fiscalização de órgãos de controle, como os Tribunais de Contas Estaduais e o Ministério Público Estadual, em razão dos processos públicos de contratação conduzidos por Estados e Municípios.

A Companhia não está segurada contra todos os riscos envolvidos em suas atividades e as suas coberturas de seguro podem ser insuficientes para cobrir todas as perdas e/ou responsabilidades que podem ser incorridas em suas operações.

A Companhia pode não conseguir obter ou renovar todas as licenças de operação necessárias à condução dos seus negócios.

A construção de novas unidades industriais e áreas produtivas e a expansão das atuais apresentam riscos que podem impactar negativamente seu resultado.

Decisões desfavoráveis ou a impossibilidade de se realizar depósitos judiciais ou de se prestar ou oferecer garantias em atuais e futuros processos judiciais, administrativos ou arbitrais podem causar efeitos adversos aos negócios, da Companhia, sua condição financeira e seus resultados operacionais.

As matérias primas e/ou componentes utilizados pela Companhia são importados ou têm seus preços direta ou indiretamente atrelados ao dólar americano. Uma oscilação brusca e inesperada em seus preços poderá causar um efeito adverso relevante.

A Companhia pode ser considerada responsável por danos causados por seus produtos a consumidores ou a terceiros, o que poderá afetar adversamente os seus resultados.

O negócio da Companhia está sujeito à flutuação substancial devido aos padrões sazonais de compra dos seus consumidores.

As locações e a utilização dos imóveis em que se situam a fábrica da Companhia localizada em Manaus/AM, seu depósito localizado em Extrema/MG, seu centro de distribuição localizado em ltajaí/SC e seu escritório localizado em São Paulo/SP lhe expõem a riscos de continuidade das atividades operacionais conduzidas nesses imóveis.

A Companhia pode incorrer em custos e penalidades decorrentes da ausência de averbação de construção nas matrículas de seus imóveis operacionais

A Companhia depende de membros em sua alta administração e pode vir a enfrentar dificuldades na eventual substituição por profissionais igualmente qualificados.

Violações, interrupções significativas ou falhas na segurança das plataformas virtuais ou sistemas de tecnologia da informação da Companhia podem impactar adversamente os seus negócios.

A incapacidade ou falha da Companhia em proteger sua propriedade intelectual, bem como qualquer violação de propriedade intelectual contra a Companhia, podem ter um impacto negativo em seus resultados operacionais

A Companhia está sujeita a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados, podendo ser afetados adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

Falhas no sistema de segurança da Companhia com relação à proteção de informações confidenciais de seus clientes e de sua rede poderá prejudicar a sua reputação e sua marca, além de afetar de forma relevante o seu negócio e resultados das operações.

A Companhia depende de suas fábricas para a montagem de parcela significativa dos produtos que comercializa. As operações fabris estão sujeitas a atrasos e falhas que podem causar efeitos adversos nos seus negócios.

A Companhia pode não ser capaz de realizar associações e/ou aquisições no momento e em termos ou preços desejados. Adicionalmente, tais associações e/ou aquisições podem não trazer os resultados que espera e/ou pode não ser capaz de integrá-las com sucesso aos seus negócios.

A Companhia pode ter dificuldades em manter o volume de suas vendas, o que pode causar um efeito adverso.

O desempenho da Companhia depende de relações trabalhistas favoráveis com seus empregados. Qualquer deterioração em tais relações ou o aumento dos custos trabalhistas poderão afetar adversamente os negócios da Companhia.

A perda de pessoas chave da administração ou a inabilidade de atrair ou reter pessoas chave qualificadas poderá ter efeito adverso nas operações da Companhia.

A Companhia pode não conseguir integrar e captar sinergias de aquisições e associações, como também pode não obter a aprovação dos órgãos necessários para a realização de suas operações societárias.

A Companhia pode não pagar dividendos ou juros sobre o capital próprio a seus acionistas.

O Estatuto Social da Companhia contém disposições destinadas a proteger sua dispersão acionária, as quais poderão impedir ou atrasar operações que favoreçam seus acionistas.

Aumento de salários, atrasos em negociações sindicais e paralisações ou greves da força de trabalho da Companhia poderão reduzir a lucratividade e afetar as suas operações.

A ocorrência de casos fortuitos, casos de força-maior, pandemias, guerras, ou desastres naturais e as consequentes paralisações em escala global podem gerar interrupções nas fabricações de produtos de tecnologia e crises na cadeia internacional de suprimentos, afetando fundamentalmente as operações das empresas do setor tecnológico, incluindo a Companhia. Além disso, tais eventos podem levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global, podendo impactar diretamente os seus negócios e resultados.

A captação de recursos adicionais por meio de uma oferta de ações ou títulos conversíveis em ações poderá diluir a participação acionária dos investidores da Companhia.

A Companhia pode falhar em cumprir suas políticas de compliance e a legislação antifraude, anticorrupção, contra lavagem de dinheiro e antitruste, o que pode ocasionar impactos adversos relevantes sobre seus negócios, sua situação financeira, seus resultados operacionais, sua imagem e sobre a cotação de seus valores mobiliários.

Atrasos nas vistorias da alfândega e incremento em suas exigências podem afetar o fluxo de negócios nos portos e aeroportos brasileiros e assim afetar os negócios da Companhia.

Risco de realização dos tributos diferidos registrados nos seus ativos.

Riscos associados aos pagamentos realizados na sua plataforma via cartões de crédito poderão afetar adversamente os seus negócios e os seus resultados operacionais.

A Companhia pode não ser capaz de cumprir as cláusulas restritivas (covenants) impostas em seus contratos de financiamento, o que poderá configurar um evento de vencimento antecipado de determinados contratos financeiros e, consequentemente, lhe afetar adversamente.

A Companhia depende de centros de distribuição e qualquer interrupção ou falha na operação dos centros de distribuição poderá causar um efeito adverso à Companhia.

A Companhia depende da eficácia das suas campanhas de marketing e publicidade.

Aumentos significativos nos custos dos insumos necessários às atividades da Companhia podem afetar adversamente seus resultados operacionais.

A Companhia pode sofrer sanções legais por não administrar corretamente os resíduos gerados por suas operações.

As estruturas de controles internos da Companhia foram recentemente constituídas.

O Estatuto Social da Companhia prevê indenização aos seus administradores na hipótese de eventual dano ou prejuízo. A Companhia não pode garantir que a decisão pela concessão de tais indenizações seja realizada sem conflito de interesses e visando o seu melhor interesse.

Quando da reapresentação das demonstrações contábeis individuais e consolidadas referentes ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2020, os auditores independentes da Companhia identificaram uma deficiência significativa nos controles internos da Companhia. A Companhia não pode garantir que conseguirá implementar o plano de ação elaborado à luz da recomendação dos auditores independentes para sanar referida deficiência significativa, tampouco que não será afetada por irregularidades ou erros contábeis no futuro, o que pode causar um efeito adverso significativo nos negócios da Companhia.

Os interesses dos acionistas controladores da Companhia podem ser conflitantes com os interesses dos demais acionistas.

Possibilidade de divergência entre os dois maiores acionistas, controladores da Companhia.

Os acionistas controladores da Companhia podem vir a ter interesses conflitantes com os dos demais acionistas nas deliberações sobre suas próprias remunerações, incluindo na outorga de ações restritas ou outras remunerações baseadas em ações.

O Sr. Renato Feder, membro do Conselho de Administração e um dos acionistas controladores da Companhia , é considerado uma pessoa exposta politicamente, podendo ser alvo de denúncias, acusações, investigações ou ações administrativas ou judiciais  de grande repercussão, o que pode afetar a imagem e os negócios da Companhia.

A Companhia depende de terceiros para fabricar seus produtos.

O relacionamento da Companhia com seus fornecedores está sujeito a riscos diversos de fulfillment.

A Companhia pode ter tanto a sua produção como as suas receitas prejudicadas em razão de atrasos e descumprimentos de seus fornecedores.

Não há garantia de que os fornecedores e provedores de serviços da Companhia não venham a se utilizar de práticas irregulares.

A Companhia pode ser responsabilizada de forma solidária ou subsidiária por dívidas trabalhistas de terceirizados.

A Companhia pode ser considerada solidariamente responsável pelos danos ambientais causados por seus fornecedores.

Eventuais mudanças de políticas ou diretrizes estratégicas dos seus fornecedores podem levar à redução ou interrupção das vendas destes mesmos para a Companhia, o que pode gerar impactos negativos em seus resultados.

A Companhia está exposta a riscos de crédito e outros riscos de contraparte de seus clientes no curso normal dos negócios.

Parte relevante da receita das vendas da Companhia decorre de contratos firmados com entidades da Administração Pública. A perda desses contratos pode afetar de forma negativa as receitas da Companhia e a sua capacidade de operar seus negócios.

O setor de varejo é altamente competitivo e as condições de concorrência podem afetar adversamente os seus resultados.

O mercado de varejo é sensível a quedas do poder de compra dos consumidores e a ciclos econômicos desfavoráveis.

A Companhia está sujeita a poss1ve1s atrasos motivados por greves nas alfândegas, portos e Receita Federal.

Alterações na legislação tributária, incentivos fiscais, benefícios ou diferentes interpretações da legislação tributária podem afetar adversamente os resultados das operações da Companhia.

A Companhia se beneficia de incentivos fiscais a partir de programas do governo e está sujeita à complexidade do sistema tributário brasileiro. Esses incentivos podem ser encerrados ou reduzidos no futuro, o que pode prejudicar os resultados das suas operações.

A Companhia pode sofrer multas e restrições relacionadas à legislação consumerista brasileira ou o Código de Defesa do Consumidor.

Os resultados da Companhia poderão ser adversamente impactados por modificações nas práticas contábeis adotadas no Brasil, bem como nas normas internacionais de relatório financeiro.

A Companhia pode sofrer com atrasos e suspensões no processo de certificação e homologação dos seus produtos perante a Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO.

A Companhia detém autorização para prestação do Serviço Limitado Privado e está sujeita ao cumprimento de obrigações setoriais, sob pena de aplicação de sanções pela ANATEL.

Riscos políticos e econômicos nas regiões e países para os quais a Companhia exporta produtos e dos quais adquire artigos para a sua produção podem limitar a lucratividade de suas operações e sua capacidade de executar a sua estratégia.

O não cumprimento da legislação e regulamentação ambiental pode afetar adversamente o seu negócio e a sua reputação.

Preocupações crescentes com as alterações climáticas podem levar à exigência de medidas regulatórias adicionais, que podem resultar em um aumento de custos para cumprimento destas regulações.

A economia do Brasil permanece vulnerável a fatores externos, o que pode ter um efeito adverso sobre o crescimento econômico do Brasil e sobre os negócios e resultado operacional da Companhia.

A crise econômica e política no Brasil pode ter um efeito adverso relevante sobre seus negócios, operações e condição financeira, bem como o preço de negociação de suas ações.

A inflação e as medidas do Governo Federal para controlar a inflação, inclusive aumentando as taxas de juros, podem contribuir para a incerteza econômica no Brasil e afetar a Companhia de maneira adversa.

Acontecimentos políticos, econômicos e sociais ou a percepção de risco em outros países, especialmente nos Estados Unidos, China, países europeus, bem como outros países latino-americanos e de mercados emergentes, podem afetar negativamente a economia brasileira e o preço de mercado de valores mobiliários brasileiros.

O Governo Federal exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e a política brasileira, podem causar um efeito adverso relevante nas suas atividades, nos seus resultados operacionais e mesmo no preço das suas ações.

Qualquer diminuição da classificação de crédito do Brasil (rating) pode afetar negativamente o preço das ações da Companhia.

Crises econômicas, sanitárias (incluindo o atual coronavírus (COVID-19), políticas, ambientais ou qualquer outro tipo de crise que tenha o condão de impactar a economia brasileira poderão afetar o poder aquisitivo da população, o que, poderá resultar em uma diminuição do número de vendas dos seus produtos

A instabilidade da taxa de câmbio poderá ter efeito substancial negativo sobre a economia brasileira e sobre a Companhia.

A concentração bancária no Brasil pode prejudicar a disponibilidade e o custo do crédito.

A relativa volatilidade e falta de liquidez do mercado de capitais brasileiro poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores de vender as ações de emissão da Companhia ao preço e na ocasião desejados.