Empresas

Ouro Fino-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Nossos direitos de propriedade intelectual são valiosos, e qualquer incapacidade de protegê-los poderia reduzir o valor dos nossos produtos, serviços e marcas.

Nosso departamento de pesquisa e desenvolvimento (“P&D’) poderá não obter êxito no desenvolvimento de novos produtos, o que poderá afetar adversamente nossos negócios.

A distribuição e venda ilegal por terceiros dos produtos da Companhia em versões falsificadas, ou ainda a comercialização de produtos roubados, desviados ou rotulados novamente com novas datas de vencimento podem ter um impacto negativo em nossa reputação e negócios.

Poderemos ser afetados adversamente em decorrência de operações de sociedades sob controle comum ao nosso.

Estamos sujeitos a riscos normalmente associados a contratos de transferência de tecnologia em desenvolvimento e parcerias com centros de pesquisa.

Poderemos ser afetados adversamente caso ocorram falhas nos sistemas ou caso um de nossos colaboradores da área de biossegurança deixe de cumprir as práticas exigidas pelo MAPA ou regulamentações específicas com relação à produção de vacinas contra febre aftosa.

Poderemos não ser bem sucedidos na execução de nossa estratégia de negócios, o que poderá afetar negativamente nossos planos para aumentar nossa receita e rentabilidade.

Poderemos não obter êxito na aquisição e integração de outros negócios.

Dependemos de membros de nossa administração, e podemos enfrentar dificuldades em sua substituição por profissionais igualmente qualificados.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos podem causar efeitos adversos nos nossos negócios, condição financeira e resultados operacionais.

Nosso desempenho depende de relações trabalhistas favoráveis com nossos empregados. Qualquer deterioração dessas relações, ou aumento dos custos do trabalho, pode afetar adversamente nosso negócio.

Nosso departamento de P&D realiza testes em animais. Tais testes poderão estar sujeitos a proibições ou novas regulamentações, o que poderá afetar negativamente os nossos negócios.

As nossas operações podem ser afetadas por eventual acidente ou falhas logísticas

Podemos ser afetados de maneira adversa em caso de revogação, alteração e/ou não renovação dos incentivos fiscais atualmente concedidos pelas autoridades públicas competentes e/ou mudanças nas leis tributárias ou em suas interpretações.

Danos não cobertos pelas nossas apólices de seguros podem resultar em perdas que podem ter efeito adverso sobre os nossos negócios.

Avanços tecnológicos na saúde animal e na medicina veterinária por empresas concorrentes poderia afetar negativamente o mercado para nossos produtos.

A realização de provisão para impairment de ativos intangíveis identificáveis poderá ser requerida.

Problemas em manufatura e capacidade produtiva reduzida podem causar desabastecimento, custos não previstos e recolhimento dos produtos no mercado

Os titulares das nossas ações poderão não receber dividendos ou juros sobre o capital próprio.

A captação de recursos adicionais por meio de uma oferta de ações ou títulos conversíveis em ações poderá diluir a participação acionária dos nossos acionistas.

Eventual reconhecimento de vínculo empregatício com relação a representantes comerciais, decorrente de condições táticas específicas, poderá impactar negativamente nossa condição financeira e resultado operacional.

Podemos não conseguir manter ou renovar contratos de locação nos locais nos quais operamos, ou renová-los em condições menos favoráveis do que as atuais.

Incidentes de segurança cibernética, incluindo ataques à infraestrutura necessária para manter nossos sistemas de tecnologia da informação podem resultar em danos financeiros e à nossa reputação.

Estamos sujeitos a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e podemos ser afetados adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

Riscos relacionados a ônus constituídos sobre os imóveis da Companhia.

Podemos ser afetados por violações ao nosso Código de Conduta, à Lei Anticorrupção e leis semelhantes.

Os interesses dos nossos acionistas controladores podem ser conflitantes com os interesses de nossos investidores.

Dependemos da distribuição de resultados de nossas controladas e poderemos ser afetados adversamente caso nossas controladas tenham o seu desempenho prejudicado.

Dependemos do fornecimento de matérias-primas provenientes de países estrangeiros para a consecução de nossos negócios.

Dependemos de terceiros no provimento de materiais e serviços, os quais estão sujeitos ao aumento de custos de mão-de-obra e material.

As nossas operações podem ser afetadas por eventual ineficiência logística e por falhas de infraestrutura.

A concentração de nossos clientes poderá afetar negativamente a cotação de nossos produtos.

Mudanças nas preferências dos consumidores podem afetar adversamente nosso negócio.

Podemos não nos adaptar a mudanças nos canais de distribuição de produtos destinados a animais de estimação, o que pode impactar negativamente a nossa participação de mercado, as margens e a distribuição dos nossos produtos.

Efeitos adversos observados na saúde humana relacionados ao consumo de alimentos derivados de animais que utilizem produtos veterinários poderão resultar na redução das vendas de tais produtos.

O surto de doenças infecciosas transmitidas por animais poderá afetar adversamente a venda de nossos produtos.

O mercado de saúde animal é altamente competitivo.

Os produtos destinados à saúde animal fabricados e comercializados pela Companhia poderão não ter os mesmos efeitos e reações para todos os animais nos quais serão aplicados.

Poderemos ser afetados adversamente caso a febre aftosa seja erradicada do país e a vacinação do rebanho bovino deixe de ser obrigatória.

O uso incorreto ou contraindicado de nossos produtos poderá prejudicar nossa reputação ou resultar em danos financeiros.

Riscos relacionados às autorizações, licenças e alvarás necessários às nossas operações.

Nossas operações dependem do fornecimento de água e energia elétrica. O racionamento de água e/ou energia elétrica pode nos afetar de maneira adversa.

Atuamos na indústria brasileira farmacêutica veterinária, setor da economia sujeito a legislação e regulação extensivas e caracterizado pela necessidade de frequente interação com autoridades governamentais, de modo que alterações nas regulamentações aplicáveis às nossas atividades, atrasos dos órgãos governamentais na emissão de licenças ou registro de nossos produtos ou descumprimento alegado ou efetivo de referidas normas podem nos afetar de modo adverso e relevante.

Produtos destinados à saúde animal estão sujeitos a impactos gerados por eventuais alterações regulatórias e questões relacionadas com resíduos, segurança, eficácia ou bem estar-animal, o que poderá prejudicar a fabricação e/ou comercialização de nossos produtos, bem como nossa reputação.

Nossos negócios estão sujeitos a regulamentação relevante, bem como a tendências regulatórias e de mercado.

Uma regulamentação mais severa ou a diminuição de apoio financeiro governamental com relação à criação, processamento ou utilização de animais para produção de alimentos poderá reduzir a demanda de nossos produtos para a indústria pecuária.

Uma parcela de nossas vendas e lucros é originária de nossas subsidiárias localizadas no México e na Colômbia.

Nossas exportações estão sujeitas a uma ampla gama de riscos ligados às operações internacionais.

Poderemos ser afetados adversamente pelo uso indevido ou má representação de nossos produtos nos países para os quais nossos produtos são exportados.

Preocupações crescentes com as mudanças nas condições climáticas e indisponibilidade de recursos naturais podem afetar adversamente nossos resultados operacionais.

Nossas operações e/ou produtos podem impactar o meio ambiente ou causar, ou contribuir para a contaminação ou exposição a substâncias perigosas.

Alterações nas leis e regulamentos ambientais podem causar um efeito material adverso nas nossas atividades, situação financeira e resultados operacionais.

A contínua crise econômica e instabilidade política no Brasil pode ter um efeito material adverso nos nossos negócios, operações e condição financeira.

Riscos relacionados às condições econômicas e políticas no Brasil poderão ter um efeito adverso nos nossos negócios.

O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia brasileira, e qualquer surto de tais doenças no Brasil pode afetar diretamente as operações da Companhia, seus negócios e o resultado de suas operações.

Infraestrutura e deficiência de mão-de-obra no Brasil podem afetar o crescimento econômico e ter um efeito material adverso sobre nós.

A percepção de risco em outros países pode afetar adversamente a economia brasileira e o preço de mercado dos títulos de emissores brasileiros.

A instabilidade cambial pode prejudicar a economia brasileira e os nossos resultados operacionais, bem como o valor de mercado de nossas ações.

Qualquer degradação da classificação de crédito do Brasil (rating) pode afetar negativamente o preço das ações ordinárias de nossa emissão.

A volatilidade e a falta de liquidez do mercado brasileiro de valores mobiliários poderão limitar substancialmente a capacidade dos nossos acionistas de venderem ações de nossa emissão pelo preço e na ocasião que desejarem.

Estamos expostos a riscos de crédito, o que pode afetar desfavoravelmente nossa condição financeira e nossos resultados operacionais, bem como nossa capacidade de pagamentos.