Empresas

Padtec Holding-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A Companhia poderá não pagar dividendos ou juros sobre o capital próprio aos acionistas titulares de ações.

A implantação de políticas para redução de barreiras alfandegárias (impostos e processos) para produtos importados pode impactar os resultados da Companhia.

O risco de autuações fiscais contra a Companhia e suas controladas pode impactar negativamente a reputação e resultados financeiros da Companhia.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos podem causar efeitos adversos para a Companhia.

O desligamento ou perda dos serviços de pessoas estratégicas para a Companhia ou sua inabilidade de atrair e manter outras pessoas estratégicas pode afetar adversamente os seus negócios.

A extensão da pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde devido à propagação da COVID-19, a percepção de seus efeitos, ou a forma como a pandemia afetará os negócios da Companhia depende de desdobramentos futuros, incertos e imprevisíveis e que podem afetar material e adversamente os resultados e operações da Companhia, seus negócios, condição financeira, resultados de operações e fluxos de caixa.

A Companhia pode não receber retornos significativos do investimento em pesquisa e desenvolvimento.

A Companhia investe nos seus projetos de desenvolvimento (P&D) tendo como base projeções de demandas que podem ser imprecisas devido à volatilidade econômica e resultar em receitas abaixo do volume estimado.

A Companhia pode não ser capaz de comprovar sua titularidade/direito ou licença de uso sobre softwares, patentes, know-how, tecnologias e outros direitos de propriedade intelectual desenvolvidos internamente, hipótese em que a Companhia poderá ser impedida de continuar utilizando referidos softwares, sem prejuízo do pagamento de indenização por violação de propriedade intelectual, resultando em impactos adversos relevantes para suas atividades e para seus resultados operacionais e financeiros.

A Companhia utiliza algumas tecnologias de autoria e/ou coautoria de terceiros relevantes para suas atividades, com base em contratos de pesquisa e desenvolvimento e licenciamento de direitos de propriedade intelectual  celebrados com referidos terceiros. A Companhia poderá não ser capaz de renovar ou manter em vigor referidos contratos de licenciamento, hipótese em que seria impedida de continuar utilizando tais tecnologias, resultando em impactos adversos relevantes para suas atividades.

A estratégia de crescimento e de negócios da Companhia podem não ser executadas com sucesso, o que poderá afetar negativamente os planos da Companhia para aumentar a receita e a rentabilidade.

A Companhia pode não conseguir identificar falhas no processo produtivo, podendo prejudicar a qualidade de seus produtos e, consequentemente, acarretar no aumento das despesas com assistência técnica.

Alguns dos contratos financeiros da Padtec S.A., principal controlada da Companhia, contêm cláusulas de inadimplemento cruzado (cross default).

A Companhia pode não ser capaz de obter ou manter o registro de suas marcas. A perda de alguma marca considerada estratégica poderá resultar em perda substancial de ativos e impactos adversos relevantes às atividades da Companhia e a seus resultados financeiros e operacionais.

A incapacidade ou falha em proteger a propriedade intelectual da Companhia ou a violação, pela Companhia, à propriedade intelectual de terceiros, podem ter impactos negativos no resultado operacional da Companhia.

A Companhia poderá não ser capaz de prevenir, identificar, analisar, quantificar, avaliar ou monitorar comportamentos contrários à legislação e regulamentação aplicáveis e aos seus padrões de ética e conduta, o que pode ocasionar impactos adversos relevantes sobre seus negócios, sua situação financeira, seus resultados operacionais e sobre a cotação de suas ações ordinárias.

Não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados pode afetar adversamente a Companhia culminando em aplicação de multas e outros tipos de sanções.

A Companhia pode precisar de recursos financeiros adicionais no futuro e poderá emitir novas ações ou valores mobiliários conversíveis em ações, o que pode resultar na diluição da participação acionária. Adicionalmente, a diluição da participação pode ocorrer em caso de fusão, incorporação ou outra transação societária similar em relação às empresas que a Companhia possa adquirir no futuro.

Necessidade de obtenção e/ou renovação de autorizações governamentais e licenças operacionais previamente ao exercício das atividades. A Companhia e/ou suas subsidiárias podem não ser capazes de obter e/ou renovar ou manter em vigor autorizações governamentais e licenças operacionais.

Incidentes de segurança cibernética, incluindo ataques à infraestrutura necessária para manter os sistemas de TI da Companhia podem resultar em danos financeiros e à sua reputação. Interrupções significativas ou violações na segurança das plataformas virtuais da Companhia ou em seus sistemas de tecnologia da informação podem afetar adversamente seus negócios.

A Companhia pode não ser capaz de renovar ou manter em vigor os contratos de licenciamento de software.

Incêndios, inundações ou outros desastres naturais ou de origem humana podem afetar as instalações e a estrutura de custos da Companhia, o que pode causar um efeito material adverso em suas atividades, situação financeira e resultados operacionais.

A Companhia pode não dispor de seguro suficiente para se proteger contra perdas substanciais.

A Companhia e/ou suas subsidiárias podem não ser capazes de renovar ou manter em vigor os contratos de locação dos imóveis onde estão localizadas a sua sede e suas filiais ou podem ser obrigadas a alterar a localização de algum de seus imóveis.

Os interesses de eventuais acionistas controladores da Companhia podem ser conflitantes com os interesses dos demais acionistas.

Após a conclusão da oferta com esforços restritos de colocação de ações de emissão da Companhia, não existirá um acionista controlador ou grupo de controle titular de mais de 50% do capital votante, o que pode deixar a Companhia susceptível a alianças entre acionistas, conflitos entre acionistas e outros eventos decorrentes da ausência de um controlador ou grupo de controle titular de mais de 50% de nosso capital votante, o que pode impactar negativamente a reputação e resultados operacionais da Companhia.

Os resultados da Companhia dependem dos recursos disponibilizados por suas subsidiárias, e a Companhia não pode assegurar que estes recursos serão disponibilizados.

Os resultados da Companhia dependem dos recursos disponibilizados por suas subsidiárias, e não podemos assegurar que estes recursos nos serão disponibilizados no momento necessário ou que serão suficientes para o cumprimento das obrigações da Companhia.

Certos insumos-chave estão sujeitos a riscos relacionados à importação e a Companhia adquire outros insumos-chave de um número limitado de fornecedores domésticos e internacionais, o que pode limitar a capacidade da Companhia de adquirir tais insumos de forma oportuna e dentro do orçamento aprovado.

A Companhia possui importantes parceiros cuja substituição exigiria um grau de investimento e de complexidade de homologação elevado, o que demandaria tempo e recursos da Companhia, podendo resultar em impactos adversos relevantes para suas operações e resultados financeiros.

A Companhia vale-se de mão de obra terceirizada para desenvolver suas atividades e com isso pode ser compelida a assumir obrigações imprevistas de natureza trabalhista e previdenciária.

A Companhia pode figurar como responsável solidária por eventuais danos ambientais causados por seus fornecedores.

O longo prazo para recebimento ou a inadimplência de clientes da Companhia e suas subsidiárias pode afetar significativamente a sua capacidade de pagamento.

A Companhia pode não ser capaz de repassar integralmente aos clientes os aumentos de custos em que incorre, incluindo os aumentos de preços de fornecedores.

Percentual relevante das receitas da Companhia advém de certos clientes estratégicos, de modo que o término das relações comerciais com referidos clientes impactará de forma relevante os resultados da Companhia.

A incapacidade da Companhia e de suas controladas de realizarem investimentos necessários para manter o ciclo tecnológico inerente às suas áreas de atuação e de se manter atualizadas frente às inovações do mercado podem afetar negativamente os seus resultados operacionais da Companhia.

A concorrência nos mercados de atuação da Companhia (infraestrutura em telecomunicações) poderá se intensificar no futuro, inclusive oriunda de maior agressividade comercial dos concorrentes no seu principal mercado de atuação.

Determinados produtos e equipamentos ofertados pelas subsidiárias da Companhia estão sujeitos a homologação perante a ANATEL, de modo que eventuais alterações regulatórias podem colocar em risco a homologação desses determinados produtos.

As condições políticas e econômicas nos países em que as controladas da Companhia operam podem afetar negativamente seus negócios.

A Companhia está sujeita ao cumprimento das leis dos países em que realiza vendas e pode ser parte em processos judiciais ou administrativos com potencial de causar efeitos adversos para a Companhia.

As controladas da Companhia que realizam vendas no exterior estão sujeitas a leis tributárias de várias jurisdições, sendo que a interpretação de tais leis está sujeita à contestação por autoridades governamentais relevantes.

A Companhia está sujeita a ampla regulamentação ambiental.

O mercado brasileiro de valores mobiliários é conhecido por sua volatilidade e baixa liquidez, o que pode restringir substancialmente a capacidade dos investidores de negociar ações ordinárias de emissão da Companhia ao preço e na ocasião que desejarem.

A contínua instabilidade política afetou adversamente a economia brasileira, o que pode afetar adversamente o preço de negociação das ações ordinárias da Companhia.

Desenvolvimentos e mudanças na percepção dos investidores sobre risco em outros países, especialmente nos Estados Unidos, Europa e outros países emergentes, podem afetar material e adversamente a economia brasileira e o valor de mercado dos valores mobiliários brasileiros, incluindo as ações da Companhia.

Qualquer rebaixamento na classificação de crédito do Brasil poderá afetar adversamente o preço de negociação das ações da Companhia.

A economia do Brasil permanece vulnerável a fatores externos, o que pode ter um efeito adverso sobre o crescimento econômico do Brasil e sobre os negócios e resultados operacionais da Companhia.

A inflação e os esforços governamentais para combatê-la podem contribuir para um cenário de incerteza econômica, afetando adversamente a Companhia e o preço de mercado das suas ações.

O Governo Federal exerce influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e a política brasileira, poderão causar um efeito adverso relevante nas atividades da Companhia e de suas controladas.

Desvalorizações do real em relação ao dólar norte-americano podem ter um efeito adverso sobre o crescimento da economia brasileira como um todo e prejudicar a condição financeira da Companhia e os resultados de suas operações.

A volatilidade e a falta de liquidez do mercado brasileiro de valores mobiliários poderão limitar substancialmente a capacidade dos acionistas de venderem ações da Companhia pelo preço e na ocasião que desejarem.