Empresas

Raizen SA-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Nossos negócios, operações e resultados podem ser afetados adversamente pelo surto do coronavírus (causador da COVID-19) e as consequentes reduções de demanda em escala global.

Estamos expostos às variações de preços dos produtos produzidos (commodities) e podemos realizar operações de hedge que minimizam os riscos de preço mas envolvem outros riscos que podem prejudicar nosso desempenho financeiro.

Concorrência significativa no mercado de distribuição de combustível no Brasil e na Argentina , bem como práticas anti-competitivas e ilegais podem distorcer preços e afetar adversamente nossa participação de mercado, nossa operação e lucratividade.

Alterações na legislação tributária podem ter um efeito adverso relevante em nós.

Estamos expostos à possibilidade de perdas relacionadas a desastres naturais, catástrofes, acidentes, incêndios e outros eventos que não estão sob o nosso controle e que podem vir a ter um efeito material adverso em nossos volumes de distribuição e, consequentemente, no nosso desempenho financeiro.

O aumento do preço de combustíveis, em especial o diesel , pode majorar os custos de nossas operações.

Os processos de privatização das refinarias de produtos combustíveis no Brasil podem afetar adversamente nossos negócios.

A crescente competição no mercado de energia elétrica pode afetar a nossa capacidade de celebrar novos contratos de compra e venda de energia ou de renovar os contratos já existentes.

Nosso negocio está sujeito a tendências sazonais baseadas no ciclo de cultivo da cana-de-açúcar na região Centro-Sul do Brasil.

Podemos não ser bem-sucedidos em nossas aquisições, joint ventures ou alianças estratégicas, o que poderá afetar negativamente nossos planos para aumento da receita e rentabilidade .

Podemos não ser bem-sucedidos nos nossos planos de vender energia oriunda dos nossos projetos de bioenergia, e a regulação do setor elétrico emitida pelo governo brasileiro pode afetar adversamente nosso negócio e nossa performance financeira.

Construção, expansão e operação de parques de bioenergia têm riscos significativos que podem afetar adversamente nossos resultados.

Nossa atuação em geração distribuída e impactos de um novo marco regulatório.

Nós podemos estar sujeitos a custos adicionais se não formos capazes de fornecer a energia vendida no âmbito dos nossos contratos de compra e venda de energia.

Poderemos ser afetados por descumprimento das nossas contrapartes nos contratos de compra e venda de energia.

Os volumes de energia contratada nos nossos contratos de compra e venda de energia podem ser reduzidos em determinadas circunstâncias por motivos fora do nosso controle.

Nosso negócio poderá ser impactado adversamente se as operações em nossas instalações de transporte e distribuição e de nossos clientes e/ou fornecedores sofrerem interrupções significativas.

Interrupção dos serviços de transporte e logística ou investimento insuficiente em infraestrutura pública podem afetar adversamente nossos resultados operacionais.

Decisões desfavoráveis ou o nosso envolvimento em processos judiciais, administrativos ou arbitrais, procedimentos de investigação ou inquéritos policiais podem causar efeitos adversos nos nossos negócios, condição financeira , resultados operacionais e em nossa imagem ou reputação.

Dependemos de nossos sistemas de tecnologia da informação e qualquer falha desses sistemas pode afetar adversamente nossos negócios.

Não estamos segurados contra interrupção das atividades de nossas operações brasileiras e a maioria de nossos ativos não estão segurados contra guerra ou sabotagem. Além disso , nossa cobertura de seguro pode ser inadequada para cobrir todas as perdas e/ou obrigações que possam ser incorridas em nossas operações.

Podemos ser incapazes de implementar com sucesso a nossa estratégia de crescimento.

Podemos não conseguir atender às cláusulas restritivas (“covenants”) de nossos contratos de empréstimos e financiamentos.

Os titulares das ações de nossa emissão poderão não receber dividendos.

Dependemos substancia/mente de terceiros para fornecimento e venda dos produtos que comercializamos.

Nossa estrutura de governança, políticas, controles internos, gestão de riscos e compliance podem não ser suficientes na detecção de comportamentos contrários à legislação e regulamentação aplicáveis , bem como aos nossos padrões de ética e conduta, podendo ocasionar impactos adversos relevantes sobre nossos negócios, situação financeira , resultados operacionais, reputação e cotação dos valores mobiliários de nossa emissão ou a eles vinculados.

Nossos processos de governança e compliance podem não capturar violações de compliance de terceiros que participam de nossas operações em ambiente global.

A performance da Companhia depende de relações de trabalho favoráveis com seus funcionários e do cumprimento das leis trabalhistas. Quaisquer desgastes dessas relações ou o aumento dos custos trabalhistas podem afetar adversamente os seus negócios.

Futuras captações por meio de emissões de valores mobiliários decorrentes de necessidade de capital adicional poderão resultar em diluição de participação do investidor nas ações de nossa emissão, podendo ter um efeito adverso na cotação dos valores mobiliários de nossa emissão.

Os avanços tecnológicos ou produtos alternativos podem afetar a demanda por nossos produtos e serviços ou exigir investimentos substanciais em capital para permanecermos competitivos.

Podemos ser adversamente afetados se a terceirização do corte mecanizado da cana-de-açúcar for proibida.

Desapropriação dos imóveis destinados à produção rural pode afetar adversamente os resultados da Companhia.

Qualquer falha relacionada às parcerias estratégicas da Companhia pode resultar em obrigações financeiras ou obrigações de performance adicionais para a Companhia, o que reduziria a sua lucratividade.

A emissão de novos pronunciamentos contábeis e interpretações, assim como a alteração e/ou atualização dos pronunciamentos contábeis já existentes, pelo lnternational Accounting Standard Board – IASB e Comitê de Pronunciamentos Contábeis –  CPC  podem  produzir impactos relevantes em nossas demonstrações financeiras combinada consolidada e em nossas demonstrações financeiras consolidadas emitidas posteriormente para a reorganização societária .

Utilizamos marcas de terceiros em nossas operações com autopostos revendedores. A interrupção do usufruto dessas marcas pode nos afetar adversamente.

Estamos sujeitos à aplicação de leis referentes a proteção de dados. A conformidade com tais leis de proteção de dados pode exigir mudanças em algumas de nossas práticas de negócios, aumentando assim nossos custos, e a não conformidade com os termos de tais leis pode afetar adversamente nossos negócios. Além disso, podemos estar sujeitos a penalidades se não cumprirmos as regras de proteção de dados.

Estamos sujeitos a situações de potencial conflito de interesses na determinação pelo Conselho de Administração ou pelo Comitê de Remuneração dos beneficiários, termos e condições dos programas de concessão de ações restritas ou programa de opções no âmbito do Plano de Remuneração Baseado em Ações.

Somos dependentes dos nossos controladores e de outros membros da nossa administração para desenvolvermos e implementarmos nossa estratégia de negócios e conduzirmos nossas operações.

A Companhia é controlada por dois grupos de acionistas.

O Acordo de Acionistas e outros contratos definitivos entre os acionistas controladores estão sujeitos a opções de compra e venda e disposições de rescisão.

Estamos sujeitos a situações de potencial conflito de interesses em negociações com partes relacionadas.

Remuneração global dos administradores da Companhia.

Decisões desfavoráveis ou o envolvimento de nossos acionistas , administradores e/ou colaboradores em processos judiciais , administrativos ou arbitrais, procedimentos de investigação ou inquéritos policiais podem causar efeitos adversos a sua reputação e, consequentemente, em seus resultados operacionais.

Qualquer incompatibilidade entre as saídas de caixa para o pagamento de custos de litígio e o tempo de recebimento do reembolso relacionado por nossos acionistas pode levar a pressões sobre os fluxos de caixa da Companhia.

Podem haver conflitos de interesse entre nós e os outros acionistas ou quotistas das empresas nas quais temos participações minoritárias.

Riscos e custos relacionados à aquisição da Biosev.

Eventual interrupção no fornecimento de combustíveis dos distribuidores primários nos mercados em que atuamos poderá resultar em uma interrupção significativa em nossas vendas de combustíveis.

Dependemos de terceiros para fornecer aos nossos clientes e a nossas instalações e serviços que são essenciais para o nosso negócio. Além disso, dependemos da renovação de contratos com revendedores varejistas que operam sites da marca Shell no Brasil e na Argentina.

Estamos sujeitos à indisponibilidade ou a preços mais altos da cana-de-açúcar adquirida de terceiros e a falta de cana-de-açúcar deles decorrente pode impactar significativamente na produção e distribuição de etanol e de açúcar.

Os custos de matéria-prima e serviços estão sujeitos a flutuações que podem ocasionar efeitos adversos relevantes nos resultados das nossas operações.

O aumento do nível de inadimplência dos nossos clientes poderá afetar adversamente os nossos negócios, resultados operacionais e/ou situação financeira.

A venda de etanol e açúcar é concentrada em alguns clientes da Companhia que poderão exercer poder de barganha significativo na negociação de preços e outras condições de venda.

Práticas anti-competitivas no mercado de distribuição de combustíveis podem afetar adversamente nossas operações.

Estamos expostos a aumentos das taxas de juros praticadas pelo mercado e a riscos cambiais.

Riscos relacionados à situação da economia global poderão afetar a percepção do risco em outros países, especialmente nos Estados Unidos da América e mercados emergentes, o que poderá afetar negativamente a economia brasileira, inclusive por meio de oscilações nos mercados de valores mobiliários, o que pode impactar o preço de negociação de nossas ações.

A alta concentração do mercado de aviação brasileiro em poucas companhias aéreas pode impactar nossos resultados, caso qualquer dessas companhias enfrente problemas financeiros.

Volatilidade de preço dos produtos produzidos e comercializados pelo Grupo Raízen pode exercer um grande impacto nos resultados da Companhia.

Nos setores de etanol e açúcar, a demanda e o preço de mercado dos nossos produtos são cíclicos e são afetados pelas condições econômicas e climáticas gerais do Brasil e do mundo.

Nossas lavouras podem ser afetadas por doenças e pragas que poderão destruir uma parcela significativa de nossas plantações.

Eventuais mudanças nas políticas governamentais e regulamentações diretamente ligadas aos nossos produtos podem afetar de forma adversa nossos resultados através do aumento dos custos de produção ou redução das receitas.

Os preços do etanol, do açúcar e da gasolina se correlacionam , podendo a flutuação de cada um deles ocasionar um efeito adverso nos demais combustíveis

Estamos sujeitos a diversas regulamentações governamentais, de diferentes órgãos, bem como à aplicação de penalidades regulatórias em caso de descumprimento dos termos e condições de suas respectivas autorizações , incluindo a possível revogação de tais autorizações.

Possuímos bens e ativos vinculados à operação portuária que não são disponíveis para satisfazer suas obrigações em eventuais execuções ou para eventos de liquidação.

Possibilidade de descontinuidades de concessões e autorizações envolvendo o poder público .

Podemos ser afetados de maneira adversa caso os benefícios fiscais a nós concedidos sejam revogados ou não renovados

Políticas e regulamentações governamentais que impactem os setores onde atuamos poderão afetar de maneira adversa as nossas operações e nossa lucratividade.

Políticas e regulamentações governamentais que afetem o setor agrícola e setores relacionados poderão afetar de maneira adversa nossas operações e nossa lucratividade.

Nossas atividades envolvem riscos de impactos nos meios de vida e na dinâmica socioeconômica das comunidades do entorno.

Perturbações por terceiros de nossas operações ou da posse dos imóveis ou meios de produção utilizados.

Estamos sujeitos ao risco de processos baseados em alegações de quebra dos direitos de propriedade intelectual de terceiros.

O não cumprimento, obtenção ou renovação das licenças, autorizações , permissões e registros exigidos para o nosso negócio pode ter um efeito material adverso sobre nós.

Podemos não ser capazes de proteger nossos direitos de propriedade intelectual.

Mudanças climáticas, aumento dos custos para cumprimento do programa de CBIOs por alterações na meta e/ou indisponibilidade e seus impactos.

Nossas operações internacionais nos expõem a riscos políticos e econômicos em outros países.

Temos operações na Argentina e os riscos relacionados às condições políticas e econômicas da Argentina podem afetar adversamente nossos negócios, resultados operacionais e condição financeira.

Nossas operações de exportação estão sujeitas a uma ampla variedade de riscos e incertezas associados às operações internacionais.

Nossas atividades são inerentemente perigosas e envolvem alto risco operacional.

A produção, o armazenamento e o transporte de combustíveis e produtos petroquímicos são atividades inerentemente perigosas.

Incorremos em custos substanciais para cumprir as normas ambientais e de saúde e podemos estar expostos a responsabilidades no caso de não cumprirmos essas normas ou como resultado do nosso manuseio de materiais perigosos.

Incorremos em custos substanciais para cumprir as normas ambientais e de saúde relacionadas a preservação de áreas rurais e podemos estar expostos a responsabilidades no caso de não cumprirmos essas normas.

O não cumprimento dos compromissos sustentáveis assumidos ao mercado pode gerar impacto reputacional negativo para a Companhia.

O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo, como o atual surto da pandemia do COVID-19, e as consequentes paralisações em escala global podem gerar interrupções nos nossos negócios. Além disso, o surto mundial pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global, podendo impactar diretamente os nossos negócios e resultados, bem como o valor de nossas ações.

O ambiente político brasileiro tem influenciado historicamente e continua influenciando o desempenho da economia do país e a confiança de investidores e do público em geral, resultando em desaceleração econômica e aumento da volatilidade nos valores mobiliários emitidos por companhias brasileiras.

A volatilidade significativa do real em relação ao dólar norte-americano pode prejudicar a capacidade da Companhia de honrar as suas obrigações denominadas em dólares norte-americanos.

A deficiência de infraestrutura e força de trabalho no Brasil pode impactar o crescimento econômico e ter um efeito material adverso sobre nós.

Desenvolvimentos e a percepção de risco em outros países podem afetar adversamente a economia brasileira e o preço de mercado dos títulos de emissores brasileiros.

As condições econômicas, políticas e outros fatores, bem como as medidas governamentais em relação a essas condições, podem afetar negativamente as atividades e resultados operacionais da Companhia, bem como o preço de mercado de suas ações.