Santo Antonio Energia-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
Os resultados da Companhia podem apresentar prejuízos ou fluxos de caixa negativos por um período indeterminado.
A Companhia poderá não ser capaz de manter em vigor e/ou renovar as licenças ambientais e autorizações emitidas pelos órgãos reguladores, o que pode ter um efeito adverso sobre os resultados da Companhia.
Os contratos de financiamento firmados pela Companhia e as debêntures de sua emissão contam com garantias reais e fidejussórias, bem como obrigações e restrições específicas, dentre as quais a obrigação de manutenção dos indicadores financeiros, sendo que qualquer inobservância dessas obrigações poderá comprometer os resultados da Companhia e sua condição financeira.
O nível de endividamento da Companhia poderá afetar adversamente sua situação financeira.
Custos potenciais relacionados ao descumprimento do contrato de concessão poderão ter efeito material adverso sobre a Companhia.
O exercício das atividades da Companhia depende da vigência, validade e eficácia do Contrato de Concessão.
A Companhia não pode garantir se, e em que condições, sua concessão será renovada.
Uma vez que parte significativa dos bens da Companhia são bens reversíveis vinculados ao uso de bem público, esses bens não estarão disponíveis para credores mesmo em caso de falência. nem poderão ser objeto de penhora para garantir a execução de decisões judiciais.
Custos potenciais relacionados ao cumprimento da legislação ambiental. assim como potencial responsabilidade ambiental, poderão ter efeito material adverso sobre a Companhia.
Condenações em valor significativo em processos judiciais ou administrativos poderão ter um considerável efeito negativo sobre a Companhia.
Custos e responsabilização ambientais relevantes podem causar efeito material adverso sobre o desempenho financeiro da Companhia.
A Companhia poderá ser responsabilizada por perdas e danos causados a terceiros, inclusive danos ambientais, sendo que os seguros contratados podem ser insuficientes para cobrir tais perdas e danos.
O crescimento da Companhia depende de sua capacidade de atrair e manter pessoal técnico e administrativo altamente qualificado.
Movimentos populares, em especial os de natureza reivindicatória, poderão comprometer a sua operação normal. afetando a rentabilidade da Companhia.
A Companhia é uma sociedade anônima e possui objeto social restrito.
Poderão haver conflitos de interesse em negociações com partes relacionadas.
Investigações do Ministério Público Federal Envolvendo Acionistas Indiretos.
Os interesses dos acionistas da Companhia podem ser conflitantes com os interesses de seus investidores.
Os acionistas da Companhia poderão não honrar as garantias outorgadas para os financiadores do projeto de construção da UHE Santo Antônio ou, ainda. seus respectivos compromissos de aporte de recursos.
A Companhia contratou empresas prestadoras de serviços de construção, operação e manutenção em diversos segmentos para a UHE Santo Antônio. Caso estes serviços não sejam adequadamente executados a situação financeira e os resultados da Companhia poderão ser afetados adversamente.
Decisões judiciais contrárias à terceirização de alguma atividade da Companhia, atualmente desempenhada por prestadores de serviços, poderão causar efeito adverso para a Companhia.
Nova regulação e decisões judiciais ou administrativas relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados
Alteração e/ou revisão de marcos regulatórios aplicáveis à Companhia e às atividades por ela desenvolvidas.
Custos potenciais adicionais decorrentes do Contrato de EPC poderão ter efeito material adverso sobre a Companhia.
A Companhia está sujeita ao risco de inadimplência de seus clientes ou rescisão de contratos de venda de energia, o que pode impactar negativamente a situação financeira e o resultado da Companhia.
Os resultados operacionais da Companhia podem ser afetados pelas condições hidrológicas do Sistema Interligado Nacional.
A Companhia está exposta a aumentos das taxas de juros praticadas pelo mercado.
A Companhia atua em um ambiente altamente regulado e pode ser afetada adversamente por medidas governamentais.
Se houver revogação dos incentivos fiscais concedidos pelas autoridades públicas competentes, a Companhia poderá ser afetada adversamente.
Alterações na legislação tributária do Brasil e/ou mudanças de entendimento do fisco brasileiro poderão afetar adversamente os resultados operacionais da Companhia.
O Poder Concedente possui discricionariedade para determinar alterações unilaterais nos termos e condições aplicáveis às autorizações.
Aplicação do Mecanismo de Redução de Garantia Física (MRGF).
Decretação de racionamento pelo Poder Concedente.
A Companhia pode vir a ter gastos adicionais devido às exigências das agências ambientais.
A Companhia está sujeita a não renovação de licenças ambientais para manutenção e operação da UHE Santo Antônio.
A Companhia está sujeita a riscos decorrentes do cumprimento, modificação e ampliação das condicionantes de licenciamento ambiental da UHE Santo Antônio ou de identificação de novos impactos.
Cumprimento dos padrões de qualidade, alterações na legislação e estabelecimento de novas obrigações e/ou padrões de qualidade ambiental.
Mudanças Climáticas, eventos climáticos extremos e/ou adversos, desastres naturais e outros fenômenos naturais: a Companhia está sujeita ao acontecimento de acidentes ambientais durante sua operação ou prestação de serviços por terceiros. bem como pelos efeitos destes acidentes.
Movimentos sociais contrários à implantação de usinas hidrelétricas e outros empreendimentos de significativo impacto ambiental na Amazônia.