Simpar-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
A Companhia é uma sociedade holding e depende dos resultados de suas subsidiárias.
A Companhia pode não ser bem-sucedida na execução de eventuais aquisições, assim como a Companhia pode assumir certas contingências não identificadas e/ ou não identificáveis em decorrência de aquisições de outras empresas.
A Companhia pode ser incapaz de implementar com sucesso a sua estratégia de crescimento.
O financiamento da estratégia de crescimento da Companhia requer capital intensivo de longo prazo.
O sucesso da Companhia depende de sua habilidade de at rair, contrat ar, treinar, motivar e reter profissionais capacitados.
A perda de membros da nossa alta administração poderá afetar a condução de nossos negócios.
A Companhia não mantém seguro contra todos os riscos a que está exposta.
A Companhia pode ser afetada de forma material e adversa por decisões desfavo ráveis em processos judiciais ou administrativos.
Não há como garantir o pagamento de dividendos ou juros sobre o capital próprio aos acionistas da Companhia no futuro.
Os processos de governança da Companhia, gestão de riscos e compliance podem falhar em detectar comportamentos contrários à legislação e regulamentação aplicáveis e aos seus padrões de ética e conduta, podendo ocasionar impactos materiais e adversos em seus negócios, situação financeira, resultados operacionais e cotação de mercado de suas ações ordinárias.
Falhas nos sistemas, políticas e procedimentos de controles poderão expor a Companhia a riscos inesperados ou imprevistos, o que poderia afetar adversamente seus negócios.
Incidentes de segurança cibernética , incluindo ataques à infraestrutura necessária para manter os sistemas de TI da Companhia podem resultar em danos financeiros e à reputação da Companhia
O acionista controlador e Diretor Presidente e de Relações com Investidores da Companhia é parte em processo criminal que pode afetar a Companhia negativamente.
Riscos relacionados à terceirização de parte substancial das atividades da JSL de servi ços dedicados à cadeia de suprimentos e de transporte de cargas gerais podem afetá-la adversamente.
As atividades das controladas da Companhia dependem de seu relacionamento com seus fornecedores.
As controladas da Companhia podem não conseguir obter ou renovar suas licenças e alvarás para operação de seus estabelecimentos.
A busca de alternativas na forma de transporte pelos clientes das controladas da Companhia pode impactar adversamente a Companhia e suas controladas.
As controladas da Companhia dependem de sistemas automatizados e informatizados.
O valor de revenda de ativos utilizados nas operações da JSL, Vamos, Movida e CS Brasil é fundamental para o retorno esperado dos seus contratos.
Como prestadores de serviços com ativos fixos relevantes, os resultados das controladas da Companhia dependem do volume de negócios com seus clientes.
Riscos relacionados à situação da economia global poderão afetar a percepção do risco em outros países, especialmente nos Estados Unidos e mercados emergentes, o que poderá afetar negativamente a economia brasileira , inclusive por meio de oscilações nos mercados de valores mobiliários.
A variação de condições macroeconômicas pode impactar de forma adversa a atividade de comercialização de automóveis das controladas da Companhia.
A falta de conservação de parte das rodovias brasileiras pode afetar adversamente o custo de serviço de transporte.
Despesas com indenizações de qualquer natureza, acidentes, roubos e outras reclamações podem afetar significativamente os resultados operacionais das controladas da Companhia.
A substancial competição, principalmente de outros prestadores de serviços de gestão logística, pode prejudicar o desenvolvimento das atividades das controladas da Companhia.
A forte concorrência nacional e internacional no setor de comercialização de automóveis e autopeças pode afetar os resultados operacionais das controladas da Companhia.
A forte concorrência nos segmentos de aluguel de carros e de gestão de frotas pode afetar os resultados operacionais das controladas da Companhia.
Mudanças na legislação fiscal podem resultar em aumentos em determinados tributos diretos e indiretos.
As leis e regulamentos ambientais e de saúde e segurança do trabalho podem exigir dispêndios maiores que aqueles em que a Companhia e suas controladas atualmente incorrem para seu cumprimento e o descumprimento dessas leis e regulamentos pode resultar em penalidades civis, criminais e administrativas.
O governo federal exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e política brasileira, podem ter um efeito material adverso sobre a Companhia e suas controladas.
A inflação e os esforços governamentais para combatê-la podem contribuir para um cenário de incerteza econômica, afetando adversamente a Companhia.
A instabilidade cambial pode prejudicar a economia brasileira e, consequentemente, a Companhia.
A extensão da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em razão da disseminação do coronavírus (COVID-19), a percepção de seus efeitos, ou a forma pela qual tal pandemia impactará nossos negócios depende de desenvolvimentos futuros, que são altamente incertos e imprevisíveis, podendo resultar em um efeito adverso relevante em nossas controladas , condição financeira, resultados das operações e fluxos de caixa e, finalmente, em nossa capacidade de continuar operando nossos negócios.