Grupo Soma-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A pandemia da doença causada pelo novo coronavírus (ou COVID-19) deve ter um efeito adverso relevante sobre os negócios e resultados operacionais da Companhia.

A Companhia pode não identificar ou não responder de forma rápida e bem-sucedida às mudanças nas tendências da moda e nas preferências dos Clientes.

Se a Companhia não conseguir gerir seu estoque com eficiência, suas margens brutas poderão ser adversamente afetadas.

A Companhia pode ser incapaz de implementar com sucesso a sua estrat égia de crescimento orgânico.

A perda de sócios fundadores e de integrantes-chave da direção criativa das marcas poderá ocasionar um efeito adverso relevante na Companhia.

A Companhia pode não ter sucesso com sua estratégia de crescimento por meio de aquisições de novas marcas, as quais envolvem riscos.

A interrupção das atividades das fábricas ou dos centros de distribuição da Companhia poderá impactar adversamente seus negócios bem como sua estratégia de crescimento.

O sucesso das marcas da Companhia depende da capacidade da Companhia de proteger sua reputação.

A  perda  de  membros  da  administração  da  Companhia,  o  enfraquecimento  da  cultura corporativa e/ou a incapacidade de atrair e reter pessoal qualificado poderá ocasionar um efeito adverso relevante na Companhia.

A Companhia pode não ser bem-sucedida em capturar as sinergias esperadas relativas às companhias adquiridas ou em processo de aquisição.

A Companhia pode não ser capaz de concluir a combinação de negócios com a Hering num horizonte de tempo razoável ou de forma alguma, e os negócios da Companhia podem ser adversamente afetados por conta disso.

A Companhia pode não receber os benefícios esperados da Combinação de Negócios, bem como estar exposta à riscos adicionais em razão de tal potencial associação com a Hering, e pode assim ser afetada adversamente.

A incerteza quanto à Combinação de Negócios pode afetar adversamente o relacionamento da Companhia e da Hering com clientes e funcionários, o que pode afetar negativamente seus negócios, independentemente de a Combinação de Negócios ser concluída ou não.

A Combinação de Negócios pode resultar em encargos significativos ou outras obrigações que podem afetar adversamente os resultados financeiros da empresa combinada.

As informações financeiras pro forma descritas no item 10.9 deste Formulário de Referência podem não representar os resultados da Companhia após a combinação de seus negócios com a Hering.

A incapacidade ou falha em proteger sua propriedade intelectual ou a infração da propriedade intelectual de terceiros pode ter impacto negativo nos resultados operacionais da Companhia.

A integração dos múltiplos canais (omnichannel) da Companhia é essencial para a sua operação de negócios e perspectivas de crescimento.

A incapacidade de expansão das fábricas e dos centros de distribuição poderá impactar adversamente seus negócios, bem como sua estratégia de crescimento.

A representatividade das vendas da Companhia é mais expressiva no último trimestre do ano.

A Companhia pode não ser capaz de renovar ou manter os contratos de locação de algumas de suas lojas, centros de distribuição ou fábricas.

A capacidade da Companhia de atrair consumidores para suas lojas depende, em parte, do sucesso dos shopping centers ou outras áreas de comércio em que essas lojas estejam localizadas.

A Companhia pode não conseguir obter ou renovar as autorizações, registros, licenças e alvarás para a instalação e a operação das suas lojas, centros de distribuição e fábricas.

A Companhia pode não conseguir ter acesso a novos financiamentos a termos atrativos para conseguir viabilizar suas necessidades de capital ou cumprir com suas obrigações financeiras.

O Estatuto Social da Companhia contém disposições destinadas a proteger a dispersão acionária , as quais poderão impedir ou dificultar operações de interesse de seus acionistas.

A Companhia poderá enfrentar situações de potencial conflito de interesses pela celebração de contratos de indenidade.

A Companhia pode não ser capaz de se adaptar tempestivamente às transformações digitais esperadas pelos Clientes e pelo setor.

Incapacidade de identificar falhas nos sistemas, políticas e procedimentos de controles poderão expor a Companhia a riscos inesperados ou imprevistos, o que poderia afetar adversamente seus negócios.

Os processos de governança da Companhia, gestão de riscos e compliance podem falhar em detectar comportamentos contrários à legislação e regulamentação aplicáveis e aos seus padrões de ética e conduta.

A Companhia depende da eficácia das suas campanhas de marketing e publicidade.

Problemas nos sistemas de tecnologia da informação da Companhia, ou a incapacidade de acompanhar a velocidade do desenvolvimento da tecnologia, poderão impactar adversamente suas operações.

Incidentes de segurança cibernética, incluindo ataques à infraestrutura necessária para manter os sistemas de TI da Companhia podem resultar em danos financeiros e à reputação da Companhia.

O preço das matérias-primas utilizadas pela Companhia pode ser afetado pela volatilidade nas cotações de commodities e uma oscilação brusca e inesperada poderá ter um efeito adverso relevante para a Companhia.

O negócio da Companhia está sujeito a riscos associados com suprimento e fabricação globais.

A dependência do setor de varejo em vendas de cartão de crédito e financiamento ao consumidor é uma tendência crescente, de modo que qualquer alteração nas políticas dos adquirentes de cartão de crédito pode afetar negativamente os negócios e resultados operacionais da Companhia.

Existem riscos para os quais a Companhia não possui cobertura de seguros e não há como garantir que as coberturas existentes serão suficientes.

Decisões desfavoráveis ou a impossibilidade de se realizar depósitos judiciais ou de se prestar ou oferecer garantias em processos judiciais , administrativos ou arbitrais podem causar efeitos adversos nos negócios da Companhia, na sua condição financeira, reputacional e nos seus resultados operacionais.

A Companhia pode não pagar dividendos aos acionistas detentores de suas ações.

A Companhia pode vir a obter capital adicional no futuro por meio da emissão de ações ou valores mobiliários conversíveis em ações, o que poderá resultar numa diluição da participação dos seus acionistas no capital social da Companhia.

Qualquer disputa entre acionistas controladores concernentes aos seus respectivos direitos pode afetar adversamente a Companhia e o valor de suas ações.

A Companhia pode ser responsabilizada por determinados eventos que ocorram em suas instalações ou nas instalações dos seus franqueados, incluindo em lojas físicas, o que poderá ter um efeito material adverso sobre a imagem, os resultados e, consequentemente, sobre o negócio da Companhia.

As futuras aquisições e/ ou associações da Companhia poderão sofrer restrições ou poderão não ser aprovadas pelo CADE.

Os interesses dos acionistas controladores da Companhia podem ser conflitantes com os interesses dos seus demais acionistas.

A gestão da Companhia é fortemente influenciada por e dependente de seus acionistas controladores.

A Companhia pode enfrentar potenciais conflitos de interesses envolvendo transações com partes relacionadas.

Após a conclusão da Combinação de Negócios, nenhum acionista ou grupo de acionistas deterá mais do que 50% do nosso capital votante, mais uma ação.

A Companhia não pode garantir que os fornecedores franqueados, as confecções ou seus parceiros de marketplace não se envolvam em práticas irregulares.

A Companhia pode ser responsável por obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias de fornecedores ou prestadores de serviços.

A Companhia está sujeita a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e poderá ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

A Companhia pode ser responsabilizada por perdas causadas por seus serviços ou produtos aos consumidores, o que pode afetar adversamente seus resultados.

A falta de conservação das rodovias brasileiras e o aumento das zonas e dos tipos de restrição de transporte urbano de carga pode afetar adversamente nossos negócios.

O segmento de varejo é altamente competitivo no Brasil,  o que pode afetar adversamente a participação de mercado da Companhia e, consequentemente , seus resultados operacionais.

O setor de varejo poderá ser afetado quando houver redução no poder de compra do consumidor e ciclos econômicos desfavoráveis.

Incertezas relativas a mudanças de padrão de consumo trazidas pelo digital podem impactar e canibalizar vendas do varejo físico e atacado .

Alterações na legislação tributária, incentivos fiscais, benefícios ou diferentes interpretações da legislação tributária podem afetar adversamente os resultados das operações da Companhia.

A Companhia pode ser afetada em decorrência de suas recentes operações no exterior.

A Companhia pode ser afetada negativamente se sua cadeia de fornecimento não cumprir as leis e regulamentações socioambientais.

A Companhia pode sofrer sanções legais por não administrar corretamente os resíduos gerados por suas operações.

A Companhia está sujeita às leis e regulamentos ambientais, e descumprimentos a tais normas pode afetar adversamente sua reputação e posição financeira.

O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo, como o atual coronavírus (COVI D-19 ), pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial e a economia brasileira, impactando o mercado de negociação das ações de emissão da Companhia.

O Governo Federal exerce influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência , bem como a conjuntura econômica e a política brasileira, poderão causar um efeito adverso relevante nas atividades da Companhia e de suas controladas.

Desenvolvimentos e mudanças na percepção dos investidores sobre risco em outros países, especialmente nos Estados Unidos, Europa e outros países emergentes, podem afetar material e adversamente a economia brasileira e o valor de mercado dos valores mobiliários brasileiros, incluindo as ações da Companhia.

A instabilidade política no Brasil pode afetar adversamente os negócios, operações e condição financeira da Companhia e suas controladas.

A inflação e os esforços governamentais para combatê-la podem contribuir para um cenário de incerteza econômica, afetando adversamente a Companhia e o preço de mercado das suas ações.

Qualquer rebaixamento na classificação de crédito do Brasil poderá afetar adversamente o preço de negociação das ações da Companhia.

Flutuações da taxa de câmbio e variações significativas nas taxas de juros podem afetar de forma negativa os resultados operacionais da Companhia.

Um mercado ativo e líquido para as ações ordinárias da Companhia pode não se desenvolver. A volatilidade e a falta de liquidez inerente ao mercado brasileiro de valores mobiliários podem limitar significativamente a capacidade dos investidores venderem suas ações ordinárias pelo preço e na ocasião que desejarem.