Empresas

Tekno-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

O negócio da Companhia está sujeito a indenizações e substituição de produtos do mercado que apresentarem falhas de produção.

A Companhia se compromete a fornecer produtos e serviços com qualidade a seus clientes, buscando a atualização e melhoria continua de seus processos, sistema de gestão da qualidade e meio ambiente.

A Companhia possui sistemas de controle de qualidade rigorosos e fornece produtos cumprindo com as especificações de qualidade dos seus clientes e normas, inclusive técnicas e de segurança, aplicáveis a tais produtos. Porém, problemas de qualidade na produção decorrentes de, por exemplo, falhas operacionais, erros humanos e má qualidade de matéria prima podem ocorrer e não serem oportunamente detectados pelos sistemas de controle de qualidade adotados pela Companhia. Como consequência, o negócio da Companhia encontra-se sujeito ao risco de reclamações relacionadas a produtos com problemas de qualidade, ocasionando a substituição desses produtos e a reparação financeira dos danos causados.

Os processos de governança tributária da Companhia podem não conseguir evitar multas regulatórias.

A Companhia utiliza-se de eficientes sistemas tecnológicos  de gestão e busca a melhoria contínua em seus processos de controle tributários, a fim de reduzir o risco  de inconsistências nos dados transmitidos ao fisco.

Por outro lado, com a informatização do sistema tributário brasileiro e a implantação da escrituração digital das obrigações acessórias, as fiscalizações e cruzamentos realizados pelo Fisco estão cada vez mais dinâmicas e precisas. Com isso, os processos de controle tributário da Companhia podem não ser suficientes para evitar inconsistência de dados, autos de infração e multas regulatórias.

Os seguros contratados pela Companhia podem ser insuficientes para cobrir os danos decorrentes de um eventual sinistro.

A Companhia está sujeita a riscos, dentre outros, aqueles relacionados com danos ao meio ambiente, fenômenos da natureza, avaria de máquinas e veículos próprios, perda de receitas, danos materiais e/ou físicos a terceiros entre outros. As coberturas contratadas pela Companhia podem não ser suficientes para cobrir os prejuízos diretos causados pela ocorrência de um sinistro. A ocorrência de eventos que não estejam cobertos por seguro ou que excedam os limites assegurados poderá acarretar custos relevantes relacionados  à  reposição  de  instalações  e  equipamentos,  danos  a  terceiros,  bem  como  perdas  não previstas, impactando de forma negativa nos resultados da Companhia.

A Companhia está sujeita aos riscos de litígio.

A Companhia não realizou qualquer provisão com relação a processos judiciais e/ou administrativos nos quais figura no polo passivo e que foram avaliados pelos seus advogados externos como sendo possível ou remota a possibilidade de perda.

Embora a  Companhia  tenha  apresentado  defesa  em  tais  processos,  o resultado  de  cada  um  deles  é incerto, podendo afetar seus resultados.

A gestão da Companhia é fortemente influenciada por seus acionistas controladores e os seus interesses podem ser conflitantes com os dos demais acionistas.

Os acionistas controladores da Companhia têm poderes para, dentre outros, eleger a maioria dos membros de seu Conselho de Administração e determinar o resultado de qualquer deliberação que exija aprovação de acionistas, incluindo operações com partes relacionadas, reorganizações societárias e alienações e a época do pagamento de quaisquer dividendos futuros, observadas as exigências de pagamento do dividendo mínimo obrigatório, impostas pela Lei das Sociedades por Ações. Os acionistas controladores da Companhia poderão ter interesse em realizar aquisições, alienações de ativos, parcerias, busca  de financiamentos, ou tomar  outras  decisões  que podem  ser conflitantes  com os interesses  dos demais acionistas.

Ainda, as ações da Companhia não possuem grau de liquidez elevado, de modo que os acionistas podem demandar certo tempo para alienar suas ações no mercado.

As Controladas estão sujeitas aos mesmos riscos aos quais está exposta a Companhia. Referidos riscos podem afetar os resultados das empresas controladas pela Companhia podendo influenciar o seu resultado, por meio da equivalência patrimonial.

A flutuação nos preços de matéria prima pode afetar adversamente a Companhia.

As operações  da Companhia dependem da sua capacidade de adquirir matérias-primas (principalmente aço e tintas) a preços competitivos. O preço destes materiais sofreu variações relevantes nos últimos anos, principalmente em razão das variações da demanda mundial. Caso o preço dessas matérias primas sofra um acréscimo significativo e a Companhia não consiga repassar esse aumento ao preço, por questões de concorrência, ou reduzir seus custos operacionais para compensar esse aumento, a sua margem operacional será reduzida.

Parte considerável da receita da Companhia é resultante da industrialização e da venda de produtos a um pequeno número de clientes.

A Companhia possui uma vasta carteira de clientes. No entanto, a maior parte de seu faturamento é resultante da industrialização e das vendas realizadas a um pequeno grupo de clientes e a perda ou redução nas compras de qualquer desses clientes poderá impactar os resultados da Companhia. Em 2020, cerca de 71% da Receita Líquida da Companhia estava concentrada em 30 clientes, em um universo de cerca de 500 clientes.

A Companhia está exposta aos riscos decorrentes de diminuição da capacidade financeira de seus clientes.

A Companhia tem práticas de avaliação de crédito e condição financeira de seus clientes. No entanto, a ocorrência de situações imprevisíveis em relação aos próprios clientes ou aos setores da economia podem afetar  a  capacidade  de  honrarem  com  os  compromissos  firmados  com  a  Companhia,  resultando  em perdas e afetando o seu resultado.

Eventuais instabilidades e crises na economia podem afetar os setores que a Companhia atua.

A Companhia atua em setores da economia que podem ser diretamente afetados em momentos de crise e instabilidade econômica e financeira, tais como de construção civil, automotivo e de bens de consumo duráveis (principalmente eletrodomésticos).

As operações da Companhia estão sujeitas a alguns regulamentos ambientais que podem se tornar mais rígidos no futuro e resultar em maiores obrigações e maiores investimentos de capital.

As operações da Companhia estão sujeitas à legislação relativa à proteção do meio ambiente, que a obrigam à  obtenção de licenças e autorizações de autoridades governamentais, bem como à  observância de padrões ambientais. Nesse sentido, a aprovação de leis e regulamentos mais rigorosos em relação à proteção do meio ambiente pode resultar na necessidade de destinar maiores investimentos de capital a este campo, alterando a destinação de recursos de investimentos planejados.

A Companhia possui operações de vendas para outros países (Argentina, Chile e Peru), porém essas exportações representam menos de 5% da receita líquida e não representa riscos significativos para suas operações.

A Companhia não possui subsidiárias em outros países.

Os processos da Companhia geram resíduos industriais que passam por rigorosas etapas de: coleta, triagem, armazenamento, logística de transporte interno e externo e, por fim, a destinação para locais apropriados. Diante do exposto a Companhia busca sempre manter parceria com empresas idôneas e especializadas nessas práticas. No entanto, ainda assim permanece o risco socioambiental.