Empresas

Tenda-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

O atual modelo de ne ócios da Companhia foca exclusivamente  em  empreendimentos  imobiliários enquadrados nas faixas 1,5 e 2 do Programa Casa Verde e Amarela. A não  implementação, cancelamento, suspensão  ou   escassez de recursos decorrentes desse  pro  rama  poderá afetar a condução dos  ne  ócios da Companhia e seus resultados.

A impossibilidade de a Companhia levantar capital suficiente para o financiamento de seus empreendimentos poderá ocasionar atraso no lançamento de novos projetos e afetar seus ne ócios.

A estratégia de crescimento da Companhia está ancorada em aumento da participação de mercado nas regiões metropolitanas em que a Companhia atua e na expansão para nova s regiões metropolitanas. Além disso, as etapas precedentes ao lançamento dos empreendimentos estão sujeitas à dinâmica de cada região. Caso não seja possível implementar a estratégia de crescimento da Companhia dentro do atual modelo de ne ócios conforme planejado, o ne ócio, a situação financeira e os resultados operacionais da Companhia podem ser afetados adversamente.

O atual modelo de negócios da Companhia exige escala mínima de operação em cada mercado e o gráfico de atuação para gerar retorno atrativo aos acionistas.

A Companhia anunciou, em dezembro de 2019, a intenção de desenvolver um novo modelo de negócios complementar ao atual, com a utilização de fábricas no processo produtivo de unidades habitacionais. Investimentos no desenvolvimento do novo modelo de negócios poderão resultar em consumo de caixa, poderão impactar ne ativamente o resultado da Companhia nos próximos anos e  não necessariamente se mostrarão economicamente viáveis

Uma vez que a Companhia reconhece a receita de vendas proveniente de seus imóveis segundo o método contábil da evolução financeira da obra, o ajuste do custo de um projeto de incorporação poderá reduzir ou eliminar a receita e o Lucro anteriormente apurados.

Problemas relacionados ao cumprimento do prazo de construção dos empreendimentos e à percepção da qualidade dos produtos entregues pela Companhia poderão prejudicar a reputação da Companhia ou sujeitá-La a eventual imposição de indenização e responsabilidade civil e diminuir sua rentabilidade.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais, administrativos ou arbitrais podem causar  efeitos adversos para a Companhia.

As atividades da Companhia estão sujeitas à regulamentação ambiental, o que pode vir a aumentar o custo da Companhia e limitar o desenvolvimento de seus ne ócios ou, de outra forma, afetar adversamente as suas atividades.

A perda de membros da administração da Companhia e/ou a incapacidade de atrair e manter pessoal qualificado pode ter efeito adverso relevante sobre as atividades, situação financeira e resultados operacionais.

A Companhia pode voltar a fazer parte do “Cadastro de Empregadores”, o  que  pode  afetar adversamente a imagem e consequentemente os negócios e a situação financeira da Companhia.

A Companhia pode não dispor de seguro suficiente para se  proteger contra perdas substanciais.

A Companhia pode vender partes do seu portfólio de terrenos localizadas em regiões não estratégicas, em linha com suas estratégias futuras. Como resultado, a Companhia prepara uma análise anual refletindo a imparidade do seu portfólio de terrenos.

A Companhia utiliza sistemas de tecnologia da informação para processar, transmitir e armazenar dados eletrônicos e operar os negócios. Problemas nos sistemas de tecnologia da informação podem afetar adversamente as operações da Companhia.

A Companhia está sujeita ao risco de reavaliação do risco de crédito por parte das agências de rating

A Companhia é suscetível a alianças de acionistas , aquisições hostis , litígios entre acionistas e outras dificuldades relacionadas à tomada de decisões.

A volatilidade e a falta de Liquidez do mercado brasileiro de valores mobiliários poderão Limitar substancialmente a capacidade dos investidores de vender as ações emitidas pela Companhia pelo preço e na ocasião que desejarem.

Os acionistas poderão não receber quaisquer dividendos.

A Companhia poderá precisar de capital adicional no futuro, a ser obtido por meio da emissão de valores mobiliários, o que pode resultar  na diluição da participação dos atuais detentores das ações ordinárias de sua emissão

Os resultados da Companhia dependem dos resultados de suas sociedades de propósito específico (SPEs), os quais podem não estar disponíveis. A participação da Companhia em sociedades de propósito específico cria riscos adicionais, incluindo possíveis problemas no relacionamento financeiro e comercial com seus parceiros.

A Companhia  investe continuamente na implementação  de  novas tecnologias e métodos construtivos, o que pode trazer riscos associados ao tempo e custo de execução das obras, assistência técnica e manutenção.

Aumentos no preço de matérias-primas podem elevar o custo de empreendimentos e reduzir os lucros da Companhia.

A Companhia e suas subsidiárias podem figurar como responsáveis principais ou solidárias das dívidas trabalhistas e previdenciárias de terceirizados, por danos ambientais causados por seus fornecedores ou por consequências de eventuais atrasos ou falhas na prestação de serviços por empresas contratadas pela Companhia.

O setor imobiliário depende da disponibilidade de crédito, em especial para empreendimentos no segmento popular. A escassez de crédito poderá resultar em um efeito adverso sobre as atividades , situação financeira e resultados operacionais da Companhia.

A política de  precificação e vendas da Companhia  permite que parte do valor do imóvel seja recebido após a conclusão do financiamento imobiliário do cliente. Assim, a Companhia está sujeita a riscos normalmente associados à concessão de financiamentos. Caso ocorra um aumento na taxa  de inadimplência das parcelas a serem pagas pelos clientes os resultados da Companhia poderão ser afetados

Ao concretizar o financiamento imobiliário do cliente ao longo da obra, o banco financiador exige coparticipação da Companhia caso o cliente não faça os pagamentos em dia para as parcelas vincendas no período de obras.

O resultado reportado pela Companhia está sujeito ao cancelamento de vendas .

A Companhia pode enfrentar dificuldades para localizar terrenos atraentes e aumentos no preço de terrenos poderão ele var seu custo de vendas e diminuir seu lucro.

A alteração das condições de mercado pode prejudicar a capacidade da Companhia de vender seus empreendimentos e unidades disponíveis pelos preços previstos , o que pode reduzir suas margens de lucro.

A não obtenção, atrasos, ou o cancelamento de licenças ou alvarás, podem impactar os negócios da Companhia.

Alterações na legislação tributária podem aumentar a carga tributária e, consequentemente, prejudicar a rentabilidade da Companhia.

Se a Companhia ou suas controladas não observarem a regulamentação aplicável ou ficarem sujeitas a regulamentação mais rigorosa, o negócio da Companhia pode ser prejudicado.

A Companhia poderá ser afetada por atividades de terceirização de processos de ne ócios ou pela imposição de leis e normas regulamentares que proíbem ou restringem referidas atividades, tornando­ se responsável por contingências, obrigações e violações de leis trabalhistas e ambientais dos fornecedores e prestadores de serviços da Companhia.

A Companhia está sujeita à extensa legislação ambiental e se a Companhia ou suas controladas não observarem a regulamentação aplicável ou ficarem sujeitas a regulamentação mais rigorosa, o negócio da Companhia pode ser prejudicado.

Decisões desfavoráveis em inquéritos , autos de infração e ações judiciais de cunho ambiental podem causar efeitos adversos para a Companhia.

O Governo Federal exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira . Essa influência , bem como a conjuntura econômica e a política brasileira , pode vira causar um efeito adverso relevante nas atividades e nos resultados operacionais e mesmo no preço das ações da Companhia .

Eventos políticos, econômicos e sociais e a percepção de riscos em outros países, sobretudo de economias emergentes, podem afetar adversamente a economia brasileira, os negócios da Companhia e o valor de mercado de seus valores mobiliários.