Empresas

Tigre-Breve Histórico

Breve Histórico da Companhia

A história da Tigre tem início em 1941, na Cidade de Joinville, quando João Hansen Júnior adquiriu uma empresa chamada, na época, Albano Koerber e Cia., mas conhecida como “Tigre”, por ser responsável por fabricar os pentes Tigre.

Leia também:

Nos anos de 1940 e 1950, João Hansen Júnior chegou à conclusão, após inúmeras pesquisas, que o futuro da Companhia estaria na fabricação de produtos plásticos, mais especificamente através do PVC (policloreto de  vinilo).

Em 1958, João Hansen, em uma viagem a Hannover, adquiriu os primeiros equipamentos que traçariam o futuro da Companhia, produzindo os primeiros tubos e conexões de PVC, tendo sido iniciada a produção de tubos e conexões em uma fábrica situada em Joinville, no estado de Santa Catarina.

Desde então, a Tigre manteve sua mentalidade inovadora e expansiva, prezando pelo pioneirismo, qualidade e diversificação, tendo se tornado uma marca reconhecida no Brasil.

Em 1977, a Companhia iniciou seu processo de internacionalização com a abertura de uma fábrica (Tubopar) no Paraguai. Neste processo, outro passo importante foi a instalação de sua unidade Argentina, em 1992, no Chile em 1999, na Bolívia em 2000, no Equador e Estados Unidos, em 2007 e, por fim, na Colômbia e Peru no ano de 2008.

Como importantes marcos, podemos citar também o reposicionamento da Companhia no ramo de pincéis, em 2007. Embora a Companhia já atuasse no ramo desde 1997, foi a partir do ano de 2007 que toda a produção de pinceis, trinchas, escovas e rolos foi transferida para a cidade para Castro e os processos foram automatizados e a eficiência operacional cresceu ao longo do tempo.

Em 2009, a Companhia iniciou uma joint-venture com a empresa norte americana ADS (Advanced Drainage Systems lnc.), atuante no segmento de tubos corrugados em PEAD (Polietileno de Alta Densidade), passando a ofertar uma linha em PEAD para sistemas de drenagem pluvial, retenção e detenção, drenagem esportiva e saneamento. Além disso, em 2017, a Companhia expandiu sua atuação no ramo de acessórios em metais para construção (torneiras, chuveiros e demais produtos de instalação hidráulica) adquirindo a empresa Fabrimar Indústria e Comércio, lançando o ramo denominado “Tigre Metais”. Neste mesmo ano, a Companhia passou a atuar no Ramo de “Águas e Efluentes”, que consiste em um conjunto de produtos e serviços para soluções de tratamento hídrico em indústrias e empreendimentos urbanos, como shoppings, condomínios e centros comerciais.

Em 2021, a Companhia assumiu 100% da Azzo, que fabrica torneiras ABS Tigre. Com essa aquisição, o objetivo foi otimizar as sinergias das operações, levar uma proposta de valor cada vez mais ampla para nossos clientes e acelerar nossa oferta de uma solução completa, embora a Companhia já detivesse uma participação da empresa desde 2017. No mesmo ano, a Companhia também ampliou o seu negócio nos Estados Unidos, com a aquisição dos ativos e marca Dura Plastic, uma empresa norte-americana, com unidades produtivas na California e Tennessee.