Empresas

Urba Desenvolvimento Urbano-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

O surto de doenças transmissíveis no Brasil e/ou no mundo, a exemplo da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS)em razão da disseminação do novo coronavírus (COVID-19″},  provocou e pode continuar provocando um efeito adverso em nossas operações, inclusive paralisando integralmente ou parcialmente os nossos empreendimentos no segmento imobiliário, em especial no desenvolvimento de loteamentos. A extensão da pandemia da COVID-19, a percepção de seus efeitos, ou a forma pela qual tal pandemia impactará nossos negócios depende de desenvolvimentos futuros, que são altamente incertos e imprevisíveis, podendo resultar em um efeito adverso relevante em nossos negócios, condição financeira, resultados das operações e fluxos de caixa e, finalmente, nossa capacidade de continuar operando nossos negócios.

A mudança de hábitos decorrente da adoção de home office por boa parte das empresas com a pandemia de COVID-19, prática que poderá perdurar em muitas delas como prática permanente, poderá afetar os resultados da Companhia de forma adve rsa.

Dependemos da disponibilidadede financiamento para suprir nossas necessidades de capital de giro e de recursos para aquisição de terrenos, bem como para financiar aquisições de imóveis por com pradores de imóveis em potencial.

A impossibilidade de a Companhia levantar capital suficiente para o financiamento de seus empreendimentos poderá ocasionar atraso ou impedir o lançamento de novos projetos e afetar seus negócios

A não obtenção, atrasos ou cancelamento de licenças ou alvarás, podem impactar negativamente os negócios da Com panhia.

Parte das nossas receitas advém de empreendimentos contratados junto à Caixa Eco nômica Federal {“CEF”} no âmbito do Programa “Minha Casa Minha Vida”.

Parcela dos recursos para financiamento de nossos em preendimentos imobiliários é fornecida pela CEF e SBPE.

Poderemos não conseguir manter ou aumentar o nosso crescimento como desejado, o que poderá afetar adversamente nossos negócios, situação financeira e resultados operacionais.

Poderemos não conseguir implementar a nossa estratégia de negócios de diversificação geográfica de nossas atividades com sucesso.

Podemos não ser capazes de atrair novos clientes ou ainda expandir as nossas vendas.

Uma relativa escassez de corretores imobiliários diante do volume de lançamentos pode implicarem dificuldades na mobilização comercial dos nossos produtos.

Pelo fato de a Companhia reconhecera receita de vendas proveniente de lotes segundo o método contábil da evolução financeira da obra, o ajuste do custo de um projeto poderá reduzir ou eliminar a receita e o lucro anter iormente apurados.

o descasamento entre as taxas utilizadas para a indexação das nossas receitas e as taxas utilizadas para a indexação de nossas despesas poderá nos afetar adversamente.

A Companhia pode enfrentar situações de potencial conflito de interesses em negociações com partes relacionadas.

A Com panhia pode ser parte em processos judiciais ou administrativos cujas decisões sejam desfavoráve is à Com panhia.

A Companhia pode não dispor de seguro suficiente para se proteger contra perdas substanciais, o que pode afeta r adversamente os negócios ou a condição financeira da Com panhia.

Caso as negociações da Companhia com proprietários de terrenos, prestadores de serviços e fo rnecedores não sejam bem-sucedidas, os seus negócios e operações podem ser afetados negativamente.

A Companhia pode fa lhar em detectar comportamentos contrários à legislação e regulamentação aplicáveis e aos seus padrões de ética e conduta, o que pode ocasionar impactos adversos relevantes sobre seus negócios, sua situação financeira, seus resultados operacionais e sobre a cotação de suas ações ordinárias.

Os auditores independentes da Companhia identificaram deficiências significativas nos controles internos da Companhia e, se a Companhia não for capaz de adotar as medidas corretivas necessárias, poderá não ser capaz de reportar seus resultados de maneira precisa ou prevenir a ocorrência de práticas inapropriadas ou erros, o que pode ter um efeito adverso significativo para a Companhia.

A Companhia estará sujeita a riscos relativos ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, podendo ser afetada adversamente pela aplicação de sanções, inclusive pecuniárias.

Incidentes de segurança, incluindo ataquesà infraestrutura necessária para manter os sistemas de TI da Companhia, podem resultar em danos à reputação e financeiros para a Companhia.

A Companhia pode incorrer em custos não previstos e em atrasos para a conclusão de projetos.

o valor de mercado dos lotes que a Companhia mantém em estoque e/ou dos terrenos a serem desenvolvidos pode cair, o que poderá impactar adversamente seus resultados operacionais.

A incapacidade ou falha em proteger a propriedade intelectual da Companhia ou a violação, pela Companhia, à propriedade intelectual de terceiros pode ter impactos negativos no resultado operacional da Companhia.

Podemos não ser capazes de adaptar o nosso conceito de negócio às evoluções do setor de loteamento oude perceber os benefícios decorrentes das iniciativas de mudança organizacional.

O custo dos terrenos é um dos principais fatores que interferem na sustentabilidade dos nossos resultados. Um aumento no custo dos terrenos acima dos índices de preços e salários nos próximos anos poderá afetar negativamente a nossa capacidade de manter o nosso ciclo operacional.

Problemas relacionados ao cumprimento do prazo de construção e à conclusão dos nossos empreendimentos imobiliários poderão prejudicar nossa reputação ou nos sujeitar à eventual imposição de indenização e responsabilidade civil e diminuir nossa rentabilidade.

Poderemos ser incapazes de reter pessoas chaves e a perda de membros de nossa alta administração, ou a atrair e manter pessoal adicional para integrar nossa alta administração, o que pode causar um efeito adverso material sobre nossas atividades, situação financeira e resultados operacionais.

Mudanças na administração da Companhia ou a sua incapacidade em reter, atrair e manter pessoal qualificado pode afetar adversamente seus negócios e resultados.

Poss uímos cláusulas de obrigações de fazer (covenant) em nossos contratos de dívidas. O descumprimento dessas obrigações pode causar o vencimento antecipado dessas dívidas.

Os imóveis nos quais constam ônus ou gravames podem implicar assunção de custos pela Companhia para consecução dos empreendimentos e/ou restrições e adequações aos projetos

Os controladores poderão agir de maneira contráriaaos interesses dos acionistas minoritários e/ou da Companhia.

Podemos vir a precisar de capital adicional no futuro para implementar nossa estratégia de negócios, por meio da emissão de valores mobiliários, o que poderá resultar em uma diluição da participação do acionista controlador no capital social da Companhia.

A Companhia utiliza determinados sistemas e licenças de tecnologia da informação compartilhados com sua controladora, estando sujeita a decisões de sua controladora de descontinuar determinados sistemas ou a risco mais acentuado de perda de dados.

Problemas na performance do Acordo Operacional com a MRV podem afetar negativamente os Negócios da Companhia.

Rescisão do Acordo Operacional ou do Contrato de Prestação de Serviços com a MRV pode ocasionar a perda da estrutura de departamentos que dão suporte ao funcionamento da empresa.

Os interesses dos administradorese executivos da Companhia podem ficar excess ivamente vinculados à cotação de ações de nossa emissão,uma vez que participam de um plano de opção de compra de ações.

Os titulares de nossas ações poderão não receberdividendos.

Podemos vir a precisar de capital adicional no futuro para implementar nossa estratégia de negócios e optar por obtê- lo, por meio da emissão de valores mobiliários, o que poderá resultar em uma diluição da participação do investidor no capital social da Companhia.

Dependemos do sucesso de nossas sociedades e do bom relacionamento  com nossos sócios e associados.

Os resultados da Companhia dependem dos resultados de suas controladas, coligadas, parcerias e consórcios, os quais a Companhia não pode assegurar que serão disponibilizados.

A participação da Companhia em subsidiárias cria riscos adicionais, incluindo possíveis problemas no relacionamento financeiro e comercial com seus acionistas e parceiros.

Eventual processo de liquidação da Companhia ou de qualquer das sociedades controladas nas quais detém participação, incluindo as subsidiárias, pode ser conduzido em bases consolidadas.

ACompanhia pode ser responsável porobrigações ambientais, fiscais, trabalhistas e previdenciáriasde fornecedores ou prestadores de serviços.

Event uais atrasos na conclusão de empreendimentos imobiliários da Companhia podem prejudicar a sua liquidez, reputação, negócios e resultados operacionais, afetando-a adversamente.

Aumentos no custo dos prestadores de serviço podem elevar o custo dos empreendimentos e reduzir os lucros da Companhia.

Elev a ções no preço de insumos podem aumentar o custo de empreendimentos e reduzir a rentab ilidade da Com panhia.

A Companhia e suas subsidiárias podem figurar como responsáveis solidárias ou subsidiárias das dívidas trabalhistas e previdenciá rias de te rceirizados .

Uma paralisação ou greve significativa da fo rça de trabalho da Com panhia pode afe ta r as sua s o perações .

O inadimplemento dos contratos celebrados com proprietários dos imóveis a serem desenvolvidos pela Companhia poderá afetar adversamente os resultados financeiros da Companhia

A Companhia pode estar sujeita a riscos normalmente associados à concessão de financiamento.

A Companhia está sujeita a riscos associados a distratas pleiteados pelos adquirentes dos lotes comercializados pela Companhia.

A falta de disponibilidade de recursos para obtenção de financiamento e/ou um aumento das taxas de juros podem prejudicar a capacidade ou disposição de compradores de imóveis em potencial para financiar suas aquisições de imóveis, o que pode vir a afetar negativamente as vendas da Companhia e obrigá-la a alteraras condições de financiamento que oferece aos seus clientes.

ACompanhia está exposta a riscos associados aos setores de incorporação imobiliária (vertical e horizontal}, loteamento, condomínio de lotes, construção e venda de imóveis prontos e em construção.

O setor imobiliário no Brasil é altamente competitivo e a Com panhia pode perder posição no mercado em certas circunstância,so

que poderá afetar adversamente sua situação financei ra, seus resultados operacionais e o seu fluxode caixa.

Event ual alteração das condições de mercado poderá prejudicar nossa capacidade de vender as unidades disponíveis em nossos empreendimentos pelos preços previstos, reduzindo nossas margens de lucro, o que poderá afetaradversamenteo valor de mercado dos valores mobiliários por nós emitidos.

A Companhia poderá enfrentar dificuldades em localizar e adquirir terrenos ou em adquiri-los em condições adequadas.

Concentração bancária no Brasil pode prejudicar a disponibilidadee o custo do crédito.

A Companhia está sujeita a riscos relacionados a projetos arquitetônicos.

Aquisições de imóveis podem expor a Com panhia a contingências ines peradas que poderão causar um efeito adverso relevante à Companh ia.

Nos sas at ividades estão sujeitas a extensa regulamentação, o que pode aumentar o nosso custo e limitar nossodesenvolvimento ou de outra fo rma afetar adversamente nossas atividades.

Alterações na legislação tributária brasileira poderão aumentar a carga tributária sobre a Companhia, e, consequentemente , impactar adversamente os seus resultadosoperacionais.

Podemos enfrentar restrições e multas nos termos do Cód igo Brasileiro de Proteção ao Consumidor no futuro.

Alterações da legislação de uso e ocupação do solo dos municípios em que a Companhia desenvolve seus em preendimentos, assim como dificuldades nos processos de aprovação de projetos nestes municípios, poderão impactar adversamente os resultados operacionais da Companhia.

Alterações da legislação tributária brasileira poderão aumentar a carga tributária da Companhia, e consequentemente, impactar adversamente os seus resultados operacionais.

O aumento de alíquotas de tributos existentes ou a criação de novos tributos que afetem os financiamentos vigentes poderão pre judicar de maneira relevante a situação financeira da Companhia e os seus resultados operacionais.

A Companhia pode estar sujeita a interpretações desfavoráveis na aplicação da Legislação Tributár ia Bras ileira.

Modificações nas prát icas contábe is adotadas no Brasil em função de sua convergência às práticas contábeis internacionais {IFRS} podem afetar adversamente nossos resultados.

As atividades relacionadas ao desenvolvimento do projeto imobiliário e à construção dos empreendimentos podem expor a Companhia a riscos ambientais que poderiam afetar adversamente a Companhia.

A Companhia e suas subsidiárias poderão figurar como responsáveis solidá rias pelos danos ambientais causados por seus fo rnecedo res e parceiros/ sócios.

As atividades da Companhia estão sujeitas à regulamentação ambiental, o que pode vir a aumentar o custo da Companhia e limitar o seu desenvolvimento ou de outra forma afetar adversamente as suas atividades e se a Companhia ou suas controladas não observarem a regulamentação aplicável ou fica rem sujeitas a regulamentação mais rigorosa, os negócios da Com panhia podem ser prejudicados.

Acompanhia est á sujeita a riscos de execução de obra por questões climáticas, ambi entais, execução e pro jeto.

In cêndios ou outros desastres naturais ou de origem humana podem afeta ras instalações e a estruturade custos da Companhia, o

que pode causar um e feito material adverso em suas atividades, situação finance ira, resultados o peracionais e reputação .

Os imóveisde propriedade da Companhia, controladas ou coligadas , podem ser desapropriados.

Odescumprimentode condicionantes técnicas previstas nas licenças ambientaisconcedidas para algunsde nossos em preendimentos podem com prometerregular exercício das atividades empresariais.

A Companhia está sujeita a riscos relacionados a diagnósticos ambientais errôneos.

Surtos de doenças transmissíveis em escala global têm acarretado medidas diversas cujos efeitos podem levar a maior volatilidade no mercado de capitais global e à potencial desaceleração do crescimento da economia brasileira.

A volatilidade e falta de liquidez do mercado de valores mobiliários brasileiro poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores de vender os valores mobiliários de nossa emissão pelo preço e na ocasião que desejarem.

O Governo Federal exerceu e continua exercendo influência significativa sob re a econo mia brasileira . Essa influência, bem como as condições políticas e econômicas brasileiras, podem afetaradversamente as atividades da Com panhia e o preço de mercado de suas ações.

O negócio da Com panhia, os resultados de suas operações, bem como o valor de suas ações podem ser afetados negativamente por condições macroeconômicas, condições do mercado imobiliário e outras condições de execução dos projetos .

Acontecimentos e mudanças na percepção de riscos em outros países, podem prejudicar o preço de mercado dos valores mobiliários globais, dentre eles o preço de mercado das nossas ações.

Qualquer desvalorizaçãoadicional da classificação de crédito do Brasil pode afetaradversamente o preçode nossas açõesordinárias.

limitação substancial na capacidade de os acionistas venderem as ações da Companhia pelo preço e na ocasião que desejarem, devido à volatilidade e à falta de liquidez do mercado brasileiro de valores mobiliários, poderão afetar adversamente o valor da sua negociação

Crises econômicas, sanitárias, políticas, ambientais ou qualquer outro tipo de crise que tenha o condão de impactar a economia brasileira poderá afetar o poder aquisitivo da população, o que, poderá resultar em uma diminuição do número de vendas dos empreendimentos imobiliários da Companhia.

Instabilidade política tem afetado adversamente a economia brasileira, os negócios e os resultados das operações da Companhia, bem como poderá afetar também o preço de negociação de suas ações.

Flutuações da taxa de juros poderão ocasionar efeitos adversos sobre os negócios da Companhia, inclusive aumentando o custo de suas dívidas e o custo de financiamento de seus clientes, o que pode diminuir a demanda e afetar negativamente a Companhia.

A instabilidade cambial pode ter um efeito adverso relevante sobre a economia brasileira e sobre a Companhia.