Valid-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

As perspectivas de negócios da Companhia e de crescimento existente s dependem da capacidade da Companhia de antecipar e adaptar-se à evolução das novas tecnologias, tendências do mercado, demandas dos clientes e padrões da indústria.

A Companhia enfrenta intensa concorrência nos mercados em que atua.

Os produto s da Companhia poderão infringir os direitos de propriedade intelectual de terceiros.

Os segmentos de telecomunicações e de meios de pagamento em que Companhia atua estão cada vez mais saturados e comoditizados.

A Companhia depende da continuidade do serviço das pessoas chave e diretores da Companhia

A Companhia opera em grande parte em suas próprias instalações de  produção  e,  como resultado, é vulnerável aos riscos associados à fabricação.

Nossas plantas de Sorocaba e São Bernardo do Campo são objeto de processos de remediação e monitoramento ambiental em razão de contaminação do solo e da s águas subterrâneas.

A Companhia está sujeita a processos judiciais, administrativos e regulatórios e ações decorrentes do curso normal dos nossos negócios. O desfecho desfavorável desses processos e ações poderá ter um efeito adverso significativo sobre a Companhia.

A ausência de um  único acionista controlador ou grupo de acionistas controladores pode deixar a Companhia suscetível a novas alianças de acionistas, litígios de acionistas ou outros desenvolvimentos imprevistos.

A relativa volatilidade e falta de liquidez dos mercados de capitais brasileiros pode limitar substancialmente a capacidade da Companhia de vender nossas ações ordinária s pelo preço e no momento adequado para o investidor.

Os acionistas poderão não receber quaisquer dividendos.

A Valid Certificadora, controlada da Companhia, pode ser impedida de contratar com a administração pública

A Companhia enfrenta riscos na cadeia de abastecimento e é dependente de fornecedores

Se os produtos da Companhia contiverem defeitos ou se existirem problemas com os serviços prestados, a Companhia poderá perder clientes e receitas e ficará sujeita a reclamações dispendiosas.

A Companhia está sujeita a obrigações de proteção de dados e poderá ser responsabilizada se terceiros se apropriarem indevidamente das informações confidenciais e pessoais dos clientes e usuários da Companhia

A Companhia depende de um pequeno número de clientes que representam uma parcela significativa de nossas receitas, e a perda de qualquer um destes clientes pode afetar adversamente a Companhia.

O governo brasileiro exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Este envolvimento, bem como as condições políticas e econômicas brasileiras, pode afetar adversamente as atividades da Companhia e o preço das ações da Companhia.

A instabilidade política pode afetar adversamente os negócios e resultados operacionais da Companhia e o preço dos valores mobiliários emitidos pela Companhia.

A Companhia divulga seus resultados em reais, e as flutuações cambiais poderão afetar adversamente os resultados das operações da Companhia

A inflação e os esforços do governo brasileiro para combater a inflação podem contribuir significativamente para a incerteza econômica no Brasil.

Variações nas taxas de juros podem aumentar o custo da dívida da Companhia e, portanto , ter efeitos adversos sobre os nossos resultados operacionais

O valor dos títulos emitidos por empresas brasileiras é influenciado pela percepção de risco no Brasil e outras economias emergentes, o que pode ter um efeito negativo sobre o preço das ações da Companhia e pode restringir o acesso aos mercados de capitais internacionais pela Companhia.

As operações da Companhia a expõe a riscos e desafios associados com a realização de negócios em conformidade com leis e regulamentos antissuborno e anticorrupções aplicáveis.

A Companhia está sujeita a políticas e regulamentação governamental nos setores e regiões em que atua

A Companhia pode ser adversamente afetada pela responsabilização por obrigações relacionadas a saúde, segurança e meio ambiente, e a exigência de que a Companhia cumpra com normas e padrões mais rigorosos.

A Companhia poderá enfrentar dificuldades em expandir seus produtos e serviços em novos mercados internacionais.

A questões Socioambientais: nossas atividades estão sujeitas a extensa regulamentação sócio ambienta l, e em caso de alteração ou novas regulamentações a Companhia pode ser afetada adversamente, tendo que se adaptar as novas regulamentações adequando o seu ambiente fabril a essas novas exigências, inclusive treinando os funcionários as essas novas práticas.

O setor gráfico brasileiro está sujeito à extensa regulamentação em função do grande número de matérias primas e insumos uti lizados, alguns desses produtos têm legislação específica que devemos atender, sobe pena de não podermos adquirir por algum tempo até que essa legislação seja atendida. Podendo ocasionar paralização da produção.

O funcionamento das nossas unidades fabris está diariamente sujeito a interdições, multas e processos judiciais em função da legislação ambiental que deve ser atendida, relacionada a emissão de ruído, emissão de contaminantes químicos e particulados na atmosfera, e gerenciamento de resíduos líquidos e sólidos. Para mitigar os riscos relacionados a este quesito, a empresa possuí programa de gerenciamento de resíduos líquidos e sólidos, dos resíduos gerados em nossas operações, tais como: papel, papelão, plásticos, tinta, entre outros} que são separados e encaminhados para destinação final de forma adequada e em consonância com a legislação

Somos monitorados através de licença de operação, pelos órgãos ambientais dos estados nos quais temos unidades fabris, esse monitoramento resulta em exigências de adequações a legislação ambiental vigente as quais nos impõem pesados investimentos em várias áreas.

Esse monitoramento também nos é imposto pelos nossos clientes, através de auditorias que são fundamentadas e aplicadas em países do primeiro mundo.

Os nossos clientes, para manterem os contratos e amplia-los, nos impõem auditorias complexas que resultam muitas vezes em adequações, que são feitas em paralelo as exigências dos órgãos ambientais dos estados às consequências dessas auditorias são adaptações onerosas nos parques fabris e treinamento nas equipes de colaboradores

Riscos relacionados a questões macroeconômicas:  Surtos e/ ou pandemias de doenças transmissíveis em escala global , impedindo a circulação normal de pessoas, transações diversas de objetos e a economia podem afetar a demanda nos setores onde a companhia atua.

A Companhia pode enfrentar a queda de demanda em seu business tradicional e em outras unidades de negócios.

Tais medidas de restrição de circulação de pessoas podem impactar o pleno funcionamento dos mercados onde a companhia atua, gerando a perda de receita, o aumento de custos e ainda o impactando sua força de trabalho, uma vez que tais doenças pode se acometer em nossos colaboradores. A companhia pode não conseguir, devido as adversidades que impactam o consumo das famílias e as economias locais ou global, gerir o seu negócio de maneira eficiente e eficaz ou manter os níveis de investimentos em novos produtos, perdendo Market share, e consequentemente poder de competição.