Empresas

Via Varejo-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A Companhia pode não conseguir implementar totalmente sua estratégia de crescimento e suas operações poderão ser adversamente afetadas.

As operações dos sistemas tecnológicos da Companhia estão sujeitos a riscos de falhas e interrupções e mal funcionamento.

A Companhia opera por meio de diversos canais distintos (lojas físicas, website, site mobile e aplicativo) e acredita que a integração desses canais é essencial para o sucesso da sua estratégia de negócio. A falha dessa integração, ou atraso na adoção de medidas inovadoras poderão afetar negativamente os seus negócios e atividades, situação financeira e resultado operacional.

Falhas nos nossos sistemas, políticas e procedimentos de gestão de riscos poderão afetar adversamente nossos negócios.

Identificamos determinadas irregularidades contábeis em 2019, o que nos obrigou a realizar ajustes nas nossas demonstrações financeiras e principalmente em nossos controles internos. Não podemos garantir que não seremos afetados por irregularidades ou erros contábeis no futuro.

A incapacidade ou falha em proteger sua propriedade intelectual ou a infração da propriedade intelectual de terceiros pode ter impacto negativo nos resultados operacionais da Companhia.

As vendas e níveis de estoque da Companhia flutuam sazonalmente.

A Companhia pode não conseguir integrar e captar sinergias de aquisições e associações, como também pode não obter a aprovação dos órgãos necessários para a realização de suas operações societárias.

A Companhia depende de centros de distribuição e qualquer interrupção ou falha na operação de nossos centros poderá nos causar um efeito adverso.

Perdas não cobertas pelos seguros contratados pela Companhia ou com coberturas insuficientes e dificuldades para contratação de apólices podem resultar em prejuízos, o que poderá gerar impactos materiais adversos sobre seus negócios.

É possível que a Companhia não possa renovar ou manter os contratos de locação das lojas ou de seus centros de distribuição.

A dependência do setor de varejo em vendas de cartão de crédito e financiamento ao consumidor é uma tendência crescente , de modo que qualquer alteração nas políticas dos emissores de cartão de crédito pode afetar negativamente nossos negócios e resultados operacionais.

A Companhia pode sofrer com obsolescência, quebra e furto de seu estoque.

As vendas da Companhia dependem em pane da eficácia de seus programas de propaganda e marketing.

A Companhia depende do sistema de transporte e de infraestrutura para entregar os produtos em suas lojas e aos seus clientes

O fato de as lojas da Companhia serem espaços de uso público pode gerar consequências que fogem do controle da administração das respectivas lojas, o que pode causar danos materiais e à sua imagem, além de causar eventual responsabilidade civil.

Rotatividade de colaboradores qualificados e em posições chave, alteração ou perda de integrantes da alta administração da Companhia e uma atenuação de sua cultura organizacional, podem causar repercussão indesejada e significante às suas atividades, situação financeira e resultados operacionais.

Risco associado à fraude de cartões de crédito, afetando adversamente o nosso negócio e os resultados das nossas operações.

Riscos de não realização dos créditos tributários.

Dificuldades na gestão do risco de liquidez podem causar impactos adversos no desempenho financeiro e operacional e limitar o nosso crescimento.

Os investimentos necessários nas operações da Companhia, podem ser maiores do que o estimado o que pode impactar negativamente a alavancagem financeira da Companhia.

A Companhia pode ser afetada de forma adversa por decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos em andamento.

A Companhia pode ser afetada por greves e paralisações.

A Companhia pode não pagar dividendos ou juros sobre o capital próprio aos titulares de suas ações.

Se a Companhia não cumprir satisfatoriamente as disposições legais e regulamentares destinadas a combater aros de corrupção, pode ficar sujeira a multas, penalidades ou outras sanções administrativas e judiciais, o que pode vir a impactá-la de forma negativa e relevante.

A Companhia pode precisar de capital adicional no futuro, a ser obtido mediante a emissão de valores mobiliários, o que poderá resultar em uma diluição da participação dos acionistas no capital social da Companhia.

Se não conseguirmos manter nossa cultura e nossa marca no processo de expansão, nossas operações poderão ser adversamente afetadas.

Podemos enfrentar dificuldades em ampliar a quantidade de lojas físicas e expansão dos nossos negócios.

Incapacidade de manter níveis de capital de giro suficientes para o nosso negócio pode limitar nosso crescimento e nos afetar adversamente.

Podemos não ser capazes de realizar aquisições ou parcerias em termos ou preços atraentes. Adicionalmente , aquisições ou parcerias podem não trazer resultados satisfatórios.

Não conseguimos garantir que seremos capazes de efetivar todas as aquisições que viermos a anunciar, em razão da necessidade de satisfação de determinadas condições suspensivas, inclusive aquelas relacionadas a aprovações regulatórias .

A Companhia pertence a um grupo econômico no qual participam outras sociedades  operacionais que são ou poderão ser pane em processos judiciais nos quais a Companhia poderá ser solidária ou subsidiariamente responsável.

A Companhia não pode garantir que seus fornecedores, parceiros de negócios, e sellers de marketplace não venham a utilizar práticas irregulares. A Companhia pode ser responsabilizada pelo inadimplemento e comercialização de produtos inadequados por parte dos vendedores parceiros cadastrados em sua plataforma de marketplace, podendo causar danos à sua imagem, marcas e resultados financeiros.

Devido à concentração de fornecimento de categorias de produtos para venda, caso ocorram alterações nessa cadeia de fornecimento as atividades e negócios da Companhia podem ser afetados adversamente.

Violações de segurança dos sistemas computadorizados da Companhia bem como o não cumprimento das leis de privacidade podem causar a divulgação não autorizada de informações e /ou dados sigilosos e prejudicar os negócios e a reputação da Companhia.

A Companhia está exposta aos riscos relativos a empréstimos e financiamentos oferecidos aos seus clientes.

A Companhia pode ser responsabilizada por incidente s com consumidores relacionados à entrega de produtos e/ou montagem dos produtos por eles adquiridos.

A fone concorrência no setor de varejo do Brasil pode afetar negativamente nossa participação de mercado e rentabilidade.

O setor de varejo é sensível a reduções do poder aquisitivo dos consumidores e a ciclos econômicos desfavoráveis e essa sensibilidade poderá afetar adversamente e de forma relevante à Companhia.

Não antecipação e resposta inadequada às mudanças nas tendências e preferências dos consumidores podem afetar negativamente as vendas da Companhia.

Risco de limitação da venda de produtos e serviços regulados.

A Companhia pode ser considerada responsável  por danos causados por seus produtos a consumidores ou a terceiros, o que poderá afetar adversamente os resultados da Companhia.

Os nossos negócios, práticas e políticas estão sujeitos a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), podendo ser afetados adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

Eventuais alterações da legislação e regulamentação de privacidade de dados, bem como da interpretação desta, podem gerar custos expressivos para a Companhia bem como obrigá-la a alterar suas práticas de negócios.

Alterações na legislação tributária brasileira ou conflitos em sua interpretação podem impactar adversamente a Companhia, aumentando os tributos que a Companhia é obrigada a pagar.

Modificações nas práticas contábeis  adotadas no Brasil podem afetar adversamente os resultados da Companhia.

Instituições financeiras no Brasil, inclusive as coligadas FIC e lnvestcred, estão sujeitas a regulação por pane do Banco Central.

A Companhia enfrenta riscos relacionados aos registros, autorizações, licenças e alvarás para a instalação e a operação das suas lojas e centros de distribuição.

O Governo Federal está constantemente promovendo modificações na regulação do comércio e da Internet, mais mudanças poderão afetar nossos negócios adversamente.

As leis e regulamentos ambientais e de saúde e segurança do trabalho podem exigir dispêndios maiores que aqueles em que a Companhia atualmente incorre para seu cumprimento e o descumprimento dessas leis e regulamentos pode resultar em penalidades civis, criminais e administrativas.

Preocupações crescentes com as alterações climáticas podem levar à exigência de medidas regulatórias adicionais, que podem resultar em um aumento de custos para cumprimento destas regulações.

O surto do Coronavírus (COVID-19) e as consequentes paralisações em escala global podem gerar interrupções na fabricação das mercadorias comercializadas em nossas lojas e crises na cadeia internacional de suprimentos, afetando assim as operações das empresas do setor varejista, incluindo a Companhia. Adiciona /mente, as medidas adoradas mundialmente na tentativa de contenção do vírus, em especial restrições à circulação de pessoas podem afetar adversamente nosso volume de vendas , particularmente no canal offline . O surto mundial pode impactar a economia global e brasileira e os mercados financeiro e de capitais, levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global, bem como impactar diretamente os negócios e o resultado da Companhia e a consequente precificação de nossas ações.

O surto de doenças altamente transmissíveis em todo o mundo, como a atual pandemia do coronavírus (COVID-19), pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial, incluindo a economia brasileira, impactando o mercado de negociação das ações de nossa emissão

Regulamentações monetárias impostas pelo Governo Federal podem afetar adversamente a Companhia.

A inflação e as medidas do Governo Federal para combater a inflação podem contribuir significativamente para a incerteza econômica no Brasil e podem ter um efeito adverso sobre nós e sobre o preço de mercado das nossas ações ordinárias.

A volatilidade e a falta de liquidez do mercado brasileiro de valores mobiliários poderão limitar substancialmente a capacidade dos acionistas de venderem ações da Companhia pelo preço e na ocasião que desejarem .

A instabilidade cambial pode ter um efeito adverso relevante sobre a economia brasileira e sobre a Companhia.

Qualquer queda no rating de crédito do Brasil pode afetar adversamente o preço de negociação das ações ordinárias da Companhia.

A instabilidade política tem afetado adversamente a economia brasileira, os nossos negócios e os resultados de nossas operações, podendo afetar também o preço de negociação de nossas ações.

Crises econômicas, sanitárias, políticas, ambientais ou qualquer outro tipo de crise que tenha a capacidade de impactar a economia brasileira poderá afetar o poder aquisitivo da população , o que, poderá resultar em uma diminuição do número de vendas dos nossos produtos

Acontecimentos e mudanças na percepção de riscos em outros países, podem prejudicar o preço de mercado dos valores mobiliários globais, dentre eles o preço de mercado das nossas ações