Empresas

Vix Logistica-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A extensão da pandemia de COVID-19 ou a incorrência de outros surtos epidemiológicos, a percepção de seus efeitos, ou a forma pela qual tal pandemia ou surto impactará os negócios da Companhia, poderá ser afetada por eventos futuros, incertos e imprevisíveis, podendo resultar em um efeito adverso relevante para a Companhia e sua capacidade de continuar operando seus negócios.

O mercado de atuação da Companhia tem mão de obra especializada e sua habilidade de atrair, treinar e reter profissionais capacitados em todos os níveis da Companhia pode impactar de forma adversa e relevante os resultados da Companhia.

A competitividade e estratégia de crescimento da Companhia dependem de obtenção de capital intensivo de longo prazo. A Companhia pode não conseguir ter acesso a novos financiamentos para viabilizar suas necessidades de capital ou cumprir suas obrigações financeiras, inclusive por razões que compreendem os impactos da pandemia de COVID- 19, o que pode ter efeito material adverso nos negócios da Companhia.

A Companhia está sujeita ao risco de não renovação de contratos com seus principais clientes ou não celebração de novos contratos de terceirização de frotas.

Parte da estratégia de crescimento da Companhia está baseada na aquisição de outras empresas , o que pode culminar em notificações, contestações pelo CADE e em um crescimento do endividamento da Companhia. As aquisições e reorganizações societárias apresentam riscos que poderão  afetar  adversamente  as  operações  e receitas da Companhia .

A Companhia pode vir a descobrir contingências não identificadas anteriormente em empresas adquiridas, pelas quais poderá ser responsabilizada, inclusive na qualidade de sucessora, o que pode ocasionar efeitos adversos relevantes para seus negócios.

A Companhia depende de bases operacionais próprias e de parceiros, e qualquer interrupção ou falha na operação de suas unidades poderá causar um efeito adverso.

Os processos de governança da Companhia, gestão de riscos e Compliance podem falhar em detectar comportamentos contrários à legislação  e  regulamentação aplicáveis e aos seus padrões de ética e conduta, o que pode ocasionar efeitos materiais adversos nos negócios e na imagem da Companhia.

Falhas nos sistemas, políticas e procedimentos de gestão de riscos da Companhia poderão afetar adversamente seus negócios.

As políticas e estruturas de gerenciamento de riscos da Companhia foram alteradas recentemente, e parte delas não se encontra totalmente em funcionamento, o que pode gerar efeitos adversos sobre suas atividades.

A Companhia está sujeita a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e pode ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

Falhas na proteção contra riscos relacionados à segurança cibernética podem causar perda de receita e danos à reputação da Companhia, prejudicando suas operações ou resultando na divulgação não autorizada de informações.

A Companhia pode não ser capaz de manter sua estratégia de crescimento, o que poderá afetar adversamente os seus negócios, sua situação financeira e seus resultados operacionais.

O nível de endividamento da Companhia pode vir a afetar negativamente a sua capacidade de refinanciar o endividamento existent e ou de colocar capital adicional para financiar suas operações, limitar sua capacidade de reagir às mudanças na economia ou em seu setor de atuação e impedir que a Companhia atenda às suas obrigações nos termos dos acordos relacionados ao endividamento da Companhia, sendo que descumprimentos dos termos de tais acordos  podem  afetá-la adversamente.

A Companhia possui compromissos financeiros restritivos decorrentes de contratos de financiamentos e instrumentos de dívida (covenants) e pode não conseguir atendê-los.

A existência de taxas de inadimplência e o atraso nos pagamentos pode afetar negativamente os negócios da Companhia.

A Companhia está sujeita ao risco de reavaliação do rating, o que pode ter impacto adverso nos seus negócios .

O valor de  revenda  de  ativos  utilizados  nas  operações  da  Companhia  é  importante para  o  retorno esperado  dos  contratos  celebrados  pela Companhia  e,   caso não seja satisfatório , pode ter um impacto adverso relevante nos negócios da Companhia.

Aumentos significativos na estrutura de custos de negócio podem afetar negativamente os resultados da Companhia.

A Companhia pode enfrentar a impossibilidade ou dificuldade de manutenção ou renovação dos atuais contratos de locação e/ ou celebração de novos contratos de locação em condições favoráveis.

A Companhia pode não obter novas licenças ou renovar suas autorizações vigentes para o funcionamento de suas atividades, afetando adversamente seus negócios.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais, administrativos ou arbitrais podem causar efeitos adversos para a Companhia.

A Companhia pode não dispor de seguro suficiente para se proteger contra perdas substanciais, o que pode ocasionar efeitos adversos relevantes em seus negócios.

A volatilidade e incertezas nos preços dos combustíveis podem afetar adversamente as margens operacionais e as posições competitivas de negócio da Companhia.

Impactos negativos na situação financeira da Companhia, restrições contratuais e/ ou mudanças na legislação tributária vigente  podem resultar no não pagamento ,  pela Companhia , de dividendos ou juros sobre o capital próprio aos acionistas titulares de ações de sua emissão.

Os requisitos a serem observados pela Companhia após sua oferta pública de ações exigirão a aplicação de recursos significativos e atenção da administração o que poderá afetar adversamente os negócios, condição financeira e resultados operacionais da Companhia.

A Companhia pode não ser capaz de manter as cotas mínimas estipuladas para contratação de pessoas com deficiência e/ ou aprendizes o que poderá  afetar adversamente os negócios, condição financeira e resultados operacionais da Companhia.

A incapacidade da Companhia ou falha em proteger os seus ativos de propriedade intelectual contra violações de terceiros poderá afetar negativamente a Companhia.

A Companhia pode ser acusada de infração a direitos de propriedade intelectual de terceiros o que  poderá afetar adversamente  os  negócios,  condição  financeira, os resultados operacionais e a imagem da Companhia.

Qualquer infração a direitos de propriedade intelectual de terceiros pode ter um efeito material adverso nos negócios, condições financeiras, resultados  operacionais e imagem  da Companhia. A captação de recursos adicionais pela Companhia por meio de emissão de ações ou outros valores mobiliários conversíveis ou permutáveis em ações poderá diluir a participação acionária dos investidores na Companhia ou não ser economicamente satisfatória o que poderá afetar adversamente os negócios, condição financeira e resultados operacionais da Companhia.

As operações da Companhia estão expostas à possibilidade de perdas por paralisações de terceiros e outros eventos que não estão no controle da Companhia e que podem afetar negativamente seu desempenho financeiro.

A Companhia pode enfrentar situações de potencial conflito de interesses em negociações com partes relacionadas, o que pode ter um impacto adverso nos negócios, resultados operacionais, situação financeira e valores mobiliários da Companhia.

A Companhia possui um acionista controlador definido, cujo interesse poderá divergir daqueles de outros acionistas, o que poderá afetar adversamente os negócios, condição financeira e resultados operacionais da Companhia.

O Estatuto Social da Companhia contém disposições destinadas a proteger a dispersão acionária das Ações da Companhia na hipótese de não haver acionista controlador definido, as quais poderão impedir ou atrasar operações que favoreçam os acionistas.

A determinação  de consolidação substancial de eventuais processos de  liquidação de uma empresa do grupo econômico da Companhia , podem causar efeitos adversos aos negócios da Companhia.

Os resultados da Companhia podem ser adversamente afetados pelo aumento do custo de aquisição de veículos novos.

As atividades da Companhia dependem do bom relacionamento e da reputação de seus fornecedores,  que caso sofram qualquer  abalo,  podem gerar impactos adversos para a Companhia.

Uma paralisação ou greve significativa da força de trabalho da Companhia e das empresas/ terceirizadas pode afetar adversamente as suas operações

Riscos relacionados à terceirização de parte substancial das atividades de serviços dedicados à cadeia de suprimentos e de transporte de cargas gerais podem afetar adversamente a Companhia.

Os resultados da Companhia podem ser adversamente afetados caso não consiga manter os atuai s percentuais de descontos na aquisição de máquinas e equipamentos pesados e veículos leves novos junto aos fornecedores.

A Companhia pode vir a ser responsabilizada por obrigações fiscais, trabalhista s, ambientais e previdenciárias de terceiros fornecedores ou prestadores  de serviços, bem como pode ter sua imagem associada a práticas irregulares efetuadas por fornecedores independentes que mantenham relação comercial com a Companhia.

Aumentos significativos nos custos dos insumos necessários às atividades da Companhia podem afetar adversamente seus resulta dos operacionais.

A Companhia é uma prestadora de serviços e seus resultados dependem da base de clientes e do volume de negócios por eles gerados e, caso haja uma redução no volume desses negócios, a Companhia poderá ser adversamente afetada.

Um percentual substancial dos negócios da Companhia advém da prestação de serviços a um número limitado de clientes. As operações da Companhia podem ser afetadas de maneira adversa se os seus negócios com esses clientes reduzirem de maneira significativa (seja em volume, seja em preço) ou se a capacidade desses clientes de efetuar pagamentos, ou fazê-lo em dia for comprometida.

Flutuações em alguns setores sazonais nos quais clientes da Companhia operam podem ter efeitos adversos nos negócios da Companhia .

A Companhia está exposta a riscos de inadimplência e outros riscos de contrapartes de seus clientes no curso normal dos seus negócios.

A falta de conservação das rodovias brasileiras ou de melhorias à infraestrutura rodoviária brasileira podem afetar adversamente os negócios da Companhia.

Uma queda no nível de atividade econômica no Brasil poderá reduzir a demanda nos setores de transportes, logística e infraestrutura, afetando adversamente a Companhia.

Os negócios de locação de carros e de terceirização de frotas são altamente competitivos e eventual perda de participação no mercado por parte da Companhia pode ter um efeito adverso em seus negócios.

A substancial com petição , principalmente de outros prestadores de serviços de logística e transporte, pode prejudicar o desenvolvimento das atividades da Companhia.

Alterações da legislação tributária brasileira poderão aumentar a carga tributária da Companhia, e consequentemente , impactar adversamente os seus resultados operacionais .

A Companhia está sujeita à regulação de diferentes órgãos, incluindo a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ( I BAMA), e a falha em cumprir com todas as regulações e normas aplicáveis às atividades  da Companhia pode ter  um efeito adverso em  sua imagem e na condução de seus negócios.

A Companhia, por transportar  produtos  perigosos  e  controlados,  está  sujeita  à regulação de diferentes órgãos, incluindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e o Exército Brasileiro, em diferentes níveis federativos, e a falha em cumprir com todas as regulações e normas aplicáveis às atividades da Companhia pode ter um efeito adverso em sua imagem e na condução de seus negócios.

Mudanças regulatórias no setor de atuação da Companhia podem impactar adversamente seus negócios.

As leis e regulamentos ambientais e de saúde e segurança do trabalho podem exigir dispêndios maiores que aqueles em que a Companhia atualmente incorre para seu cumprimento e o descumprimento dessas leis e regulamentos pode resultar em penalidades civis, criminais, trabalhistas e administrativas, tendo um efeito adverso na Companhia em sua imagem e em seus negócios.

A Companhia pode não ser capaz de obter todas as licenças e autorizações para o desenvolvimento de suas atividades, bem como poderá não conseguir cumprir as condicionantes de tais licencias e autorizações, conforme exigido e dentro dos prazos estabelecidos pelas autoridades municipais, estaduais e demais órgãos competentes.

A Companhia e suas subsidiárias podem ser consideradas solidariamente responsáveis pelos danos ambientais causados por seus terceiros contratados.

O baixo índice de chuvas no Brasil e consequente risco de escassez elétrica no país, podem causar um efeito adverso à Companhia.

Incêndios , chuvas fortes ou outros desastres naturais ou de origem humana podem afetar adversamente as instalações da Companhia e a sua estrutura de custos, o que pode causar um efeito material adverso em suas atividades, situação financeira e resultados operacionais.

A Companhia está sujeita a extensa regulamentação ambiental e seu descumprimento pode afetar adversamente a Companhia.

Eventuais danos ambientais relacionados ao gerenciamento de resíduos sólidos podem resultar em multas e indenizações significativas à Companhia e afetar adversamente sua imagem e reputação.

O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a  economia brasileira, e qualquer surto de tais doenças no Brasil pode afetar adversa e diretamente as operações da Companhia, seus negócios e o resultado de suas operações.

A volatilidade e falta de liquidez do mercado de valores mobiliários brasileiro poderão limitar a capacidade de venda de valores mobiliários de emissão da Companhia pelo preço e momento desejados.

O Governo Federal exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência , bem como a conjuntura econômica e política brasileira, podem causar um efeito adverso relevante nas atividades da Companhia.

Acontecimentos e a percepção de riscos em outros países, sobretudo em países de economia emergente, podem prejudicar o preço de mercado dos valores mobiliários brasileiros, inclusive dos valores mobiliários emitidos pela Companhia.

A instabilidade  política  pode afetar adversamente a economia brasileira,  os  negócios os resultados e o preço das ações da Companhia.

Mudanças na legislação fiscal podem resultar em aumentos em determinados tributos diretos e indiretos, o que poderia reduzir a rentabilidade da Companhia.

Ineficiências ou a incapacidade do governo brasileiro de implementar reformas críticas para aprimorar o sistema  tributário e  previdenciário brasileiro, a legislação  trabalhista e outras áreas-chave para a vitalidade macroeconômica brasileira podem afetar adversamente a Companhia.

Qualquer degradação da classificação de crédito do Brasil (rating) pode afetar negativamente o preço das ações ordinárias de emissão da Companhia.

A instabilidade  cambial  pode  prejudicar a economia brasileira e,  consequente mente, os resultados da Companhia.

A inflação e determinadas medidas do Governo Federal para contê-la historicamente afetaram de forma adversa a economia brasileira. Altos níveis de inflação no futuro podem afetar adversamente a Companhia e o  preço de mercado das ações ordinárias de sua emissão.

Variações nas taxas de juros flutuantes ( DI, IPCA, SELIC) podem aumentar os custos de endividamento da Companhia e, consequentemente, ter um efeito adverso em seus resultados operacionais.