W2W-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
Falhas de segurança da informação/privacidade/vírus com acesso não autorizado aos sistemas aplicativos, cibersegurança, banco de dados, servidores de rede e/ou dispositivos de comunicação, devido a controles de segurança lógica deficientes ou inexistentes podem prejudicar a reputação da Companhia e afetar adversamente o nosso resultado.
Eventos internacionais e falhas logísticas podem atrasar ou impedir a entrega de produtos pela Companhia, o que poderia afetar negativamente suas vendas e rentabilidade.
Podemos ser afetados por uma disrupção logística aérea, terrestre ou marítima ou ainda afetados pela inoperância de parceiros logísticos para entrega visto que dependemos do sistema de transporte e de infraestrutura para entregar os produtos às lojas e aos clientes.
Nossas receitas dependem substancialmente de assinaturas em um modelo de recorrência.
Uma eventual falta de gerenciamento da exposição cambial ou falha no cumprimento da política cambial da Companhia pode trazer efeitos adversos.
O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo, como o atual coronavírus (COVID-19), pode impactar nossas operações, canais de venda e fluxos de caixa, bem como pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial e a economia brasileira, impactando o mercado de negociação das ações de emissão da Companhia. A pandemia também poderá aumentar significativamente os efeitos adversos dos outros fatores de riscos descritos nestaseção.
Falhas nos sistemas, políticas e procedimentos de controles poderão expor a Companhia a riscos inesperados ou imprevistos, o que poderia afetar adversamente seus negócios. Os sistemas, políticas e procedimentos da Companhia de controles internos podem não ser suficientes e/ou totalmente eficazes para detectar práticas inapropriadas, erros ou fraudes.
Uma falha na avaliação dos riscos associados a fraudes de cartões de crédito poderá prejudicar a nossa reputação e nossa marca, o que poderá afetar adversamente o nosso negócio e os resultados das nossas operações.
Temos uma concentração de negócios em apenas uma categoria e uma marca e dependemos da nossa capacidade de desenvolver novos produtos, serviços e ofertas para manter a atratividade de nosso negócio.
Nosso negócio depende da eficácia de nossas atividades de propaganda e marketing.
Podemos ter eventuais vulnerabilidades em certos acordos celebrados pela Companhia com fornecedores e prestadores de serviço, de forma que não podemos assegurar completamente os direitos da Companhia ou especificar as obrigações das partes em tais contratos.
A locação de imóveis onde se situam as lojas comerciais e os centros dedistribuçião da Companhia a expõe a riscos de continuidade de suas operações em determinadas localidades.
Acidentes em nossos centros de distribuição e lojas podem causar um efeito adverso relevante sobre nossos negócios, resultados operacionais e imagem.
Os titulares de nossas ações podem não receber dividendos.
A Companhia poderá enfrentar situações de potencial conflito de interesses pela celebração de contratos de indenidade.
Decisões desfavoráveis a nós, nossas controladas, administradores, e/ou acionistas controladores em processos judiciais e administrativos podem afetar adversamente os resultados de operações, fluxos de caixa e situação financeira da Companhia.
Existem riscos para os quais não possuímos cobertura de seguros e nossas apólices de seguro podem não ser adequadas para cobrir alguns danos, parcial ou integralmente.
Podemos falhar em proteger nossa propriedade intelectual, o que pode ter um impacto negativo em nossos resultados operacionais.
A impossibilidade de substituir ou renovar nossos produtos e serviços que dependem de tecnologia licenciada por terceiros e eventual aumento nos custos de licenciamento podem afetar as nossas operações e nos ocasionar um efeito adverso relevante.
Podemos não responder de forma eficiente às oscilações, positivas ou negativas, de demanda.
A perda de membros chave da nossa administração e gerência e/ou incapacidade de atrair e manter profissionais qualificados podem causar um efeito adverso sobre as nossas atividades, situação financeira e resultados operacionais.
Uma paralisação ou greve significativa da força de trabalho da Companhia pode afetar nossas operações.
Custeio inadequado de estoques e ciclo de aqu1s1çao e comercialização dos produtos importados podem afetar negativamente os nossos resultados.
Se não conseguirmos manter nossa cultura e nossa marca no processo de expansão, nossas operações poderão ser adversamente afetadas.
Podemos enfrentar desafios no nosso plano de expansão, o que poderá ter um efeito adverso relevante sobre nós.
Podemos não ser bem-sucedidos em nossa estratégia de aquisições de empresas e/ou ativos, assim como podemos assumir eventuais contingências não identificadas decorrentes de eventuais aquisições de outras empresas.
Podemos não conseguir renovar nossas linhas de crédito atuais ou ter acesso a novos financiamentos, descontar recebíveis ou emitir valores mobiliários no mercado de capitais a termos atrativos, o que pode causar um efeito adverso relevante sobre nós.
A Companhia pode não ser capaz de cumprir com as obrigações de seus contratos financeiros que compõem o seu endividamento atual.
A Companhia poderá não ser capaz de detectar comportamentos contrários à legislação e regulamentação aplicáveis e aos nossos padrões de ética e conduta, o que pode ocasionar impactos adversos relevantes sobre nossos negócios, nossa situação financeira, nossos resultados operacionais e sobre a cotação de nossas ações ordinárias.
Alterações na legislação tributária e a modificação, suspensão ou cancelamento de benefícios fiscais podem afetar adversamente nossos resultados operacionais.
Podemos não obter resultados satisfatórios nas operações de negócios recém adquiridos ou construídos.
Nossa receita pode ser afetada negativamente em razão de mudanças comportamentais de resgate do programa de cashback do WineUP.
Dependemos da disponibilidade de crédito e cartões de crédito para os nossos clientes. Qualquer mudança nas políticas e valores cobrados pelos emissores de cartões de crédito pode nos afetar, prejudicando nosso resultado operacional e a nossa situação financeira.
Os usuários da Companhia podem ser alvo de e-mails de “phishing” ou outras invasões que podem submeter a Companhia a investigações ou obrigações de reparação de danos.
No caso de a Companhia vir a precisar de capital adicional no futuro, por meio da emissão de valores mobiliários, poderá haver uma diluição da participação de seus acionistas.
Podemos ter atraso ou percalços no plano de abertura de lojas físicas.
Os interesses dos acionistas controladores da Companhia podem entrar em conflito com os interesses dos demais acionistas da Companhia.
Parte de nossa receita é decorrente do resultado operacional de nossas sociedades controladas e suas atividades são intimamente relacionadas com as nossas atividades. A descontinuidade de nossa controlada Bodegas poderá afetar negativamente nossas operações e nossos resultados.
Eventual processo de recuperação judicial ou falência da Companhia ou de suas subsidiárias pode ser conduzido em bases consolidadas.
Os produtos que comercializamos são adquiridos de diversos fornecedores majoritariamente internacionais e, caso ocorram alterações nessa cadeia de fornecimento, nossas atividades e negócios podem ser afetados adversamente.
Corresponsabilidade com fornecedores que não estão em dia com suas obrigações fiscais, legais, ambientais e trabalhistas
A utilização de colaboradores terceirizados pode implicar na assunção de obrigações de natureza trabalhista e previdenciária
Podemos incorrer no risco de perda de crédito internacional junto aos nossos fornecedores, prejudicando a nossa capacidade de abastecimento com consequentes vendas de produtos e geração de receita.
Considerando que temos contratos de compra e venda com fornecedor situados no exterior, podemos não conseguir a entrega dos fornecedores nas condições pré-acordadas.
Não temos ingerência, poder de controle ou exclusividade sobre nossos fornecedores e terceiros contratados.
Dependemos de prestadores de serviço de logística para abastecimento de nossas lojas. Interrupções no fornecimento e outros fatores que afetem a distribuição dos produtos podem causar um impacto adverso nos nossos negócios.
A Companhia pode ser responsabilizada caso seus fornecedores venham a se utilizar de práticas irregulares.
Podemos não ser capazes de atrair novos clientes, manter nossos atuais clientes, ou ainda expandir as vendas para os nossos clientes atuais.
Podemos não ser capazes de repassar integralmente aos clientes os aumentos de custos que incorremos por conta de volatilidade cambial.
Podemos deixar de cumprir as leis de privacidade ou tratar adequadamente das questões de privacidade, divulgando informações confidenciais ou sensíveis que possam prejudicar nossos negócios e reputação.
Trabalhamos com um produto de origem agrícola e estamos sujeitos aos riscos relativos aos fatores climáticos e a volatilidade dos preços a eles associada.
O setor de varejo é sensível a diminuições no poder de compra do consumidor e a ciclos econômicos desfavoráveis.
A expansão de nossos negócios depende do aumento da disponibilidade, qualidade e uso da internet no Brasil, bem como do crescimento do e-commerce no país e do consumo de vinho no país.
O setor de varejo é altamente competitivo e as condições de concorrência podem afetar adversamente nossos resultados.
Publicidade negativa focada nos produtos da Companhia ou na forma como a Companhia conduz suas operações poderá prejudicar o negócio da Companhia.
A Companhia está sujeita a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e poderá ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.
A Companhia está sujeita a riscos relacionados a multas e/ou sanções pela falta de aderência à legislação referente a importação e desembaraço de mercadorias.
Os aumentos dos impostos incidentes sobre bebidas poderão afetar negativamente os resultados e a rentabilidade da Companhia.
O Governo Federal está constantemente promovendo modificações na regulação do comércio e da Internet, tais mudanças poderão afetar nossos negócios adversamente.
Companhia está sujeita à legislação e regulamentação ambiental.
O surto de doenças altamente transmissíveis em todo o mundo, como a atual pandemia do coronavírus (COVID-19), pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial, incluindo a economia brasileira, impactando o mercado de negociação das ações de emissão da Companhia.
A volatilidade e a falta de liquidez do mercado brasileiro de valores mobiliários poderão limitar substancialmente a capacidade dos acionistas de venderem ações da Companhia pelo preço e na ocasião que desejarem.
O Governo Federal exerce influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e a política brasileira, poderão causar um efeito adverso relevante nas nossas atividades e de nossas controladas.
Instabilidade política pode afetar adversamente a economia brasileira, os negócios da Companhia e os resultados de suas operações, bem como o preço de negociação das nossas ações.
Flutuações da taxa de câmbio pode m afetar de forma negat iva nossos resultados operacionais.
A Companhia está sujeita a risco de taxa de juros, na medida em que parte significativa de suas obrigações financeiras são indexadas a taxas de juros flutuantes.
Qualquer queda adicional no rating de crédito do Brasil pode afetar adversamente o preço de negociação dos valores mobiliários da Companhia.