Whirlpool-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A capacidade de efetivamente executar e gerenciar os nossos objetivos de negócio.

Nossa capacidade de atrair. desenvolver e reter funcionários talentos é crucial para o resultado de nossas operações e seu crescimento futuro.

Resultados desfavoráveis de processos legais podem afetar negativamente os nossos negócios e desempenho financeiro.

A deterioração das relações de trabalho pode afetar negativamente o nosso negócio.

Responsabilidade do produto e custos de retirada de produtos podem afetar negativamente nossos negócios e desempenho financeiro.

Riscos de estoques e outras classes de ativos.

Podemos estar sujeitos a falhas operacionais ou sistêmicas de tecnologia bem como a problemas relacionados à segurança da computação. que podem afetar substancialmente as nossas operações. condição financeira e/ou resultados operacionais. Nós dependemos da tecnologia da informação e de serviços terceirizados que usam tecnologia em nossas operações e interação com os nossos clientes, bem como para manter a precisão e a eficiência financeira.

Os interesses de nosso Acionista Controlador podem ser conflitantes com os interesses dos acionistas minoritários

A volatilidade e a falta de liquidez do mercado brasileiro de valores mobiliários poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores de vender as ações pelo preço e ocasião que desejam.

A companhia possui empresas controladas em outros países como Argentina, Chile e Peru , cujos resultados podem ser impactados por fatores macroeconômicos desses países tais como: produto interno bruto, a disponibilidade de crédito ao consumo, as taxas de juros, confiança do consumidor e os níveis de endividamento, as tendências de varejo, crescimento da construção civil, e as taxa s de câmbio de moeda estrangeira. Taxas de desemprego e custos mais elevados de combustível e outros custos energéticos, bem como taxas de imposto mais elevadas, podem prejudicar a demanda.

Alterações em políticas monetárias, fiscais, cambiais e de comércio exterior desses países também podem impactar nossa operação.

Flutuações e volatilidade dos custos de matérias-primas e componentes podem afetar adversamente os nossos lucros.

A capacidade dos fornecedores para entregar peças, componentes e equipamentos para fabricação de nossos produtos, incluindo a nossa capacidade de produção sem interrupção, poder ia afetar o nosso desempenho empresarial.

A perda ou diminuição substancial nas vendas de alguns de nossos principais clientes comerciais pode afetar adversamente nossa performance financeira

Enfrentamos uma intensa concorrência:  operamos em um ambiente empresarial altamente competitivo e enfrentamos forte concorrência de um número crescente de companhias. Vários desses concorrentes são empresas bem estabelecidas com um compromisso para o sucesso no mercado global. A concorrência no mercado global é baseada em uma série de fatores, incluindo performance, inovação, design e funcionalidades do produto, eficiência energética, qualidade, custo, preço de venda, distribuição e incentivos financeiros, como a publicidade cooperativa, co-marketing, campanhas de incentivos à força de vendas, entre outros. A capacidade de competir com sucesso num ambiente altamente competitivo é fundamental para o desempenho do nosso negócio.

Mudanças no ambiente legal e regulatório podem limitar as nossas atividades, aumentar nossos custos operacionais, reduzir a demanda por nossos produtos ou resultar em processos judiciais. A conduta de nosso negócio está sujeita a várias leis e regulamentação dos governos federa l, estadual e municipal, bem como a leis estrangeiras, impactando nossa produção, distribuição, venda, publicidade, segurança, transporte e utilização de muitos dos nossos produtos. Além disso, nós incorremos em investimentos e outras despesas para cumprir diversas leis e regulamentos aplicáveis, especialmente relacionadas com a proteção ambiental, de saúde e segurança. Mudanças nas leis, regulamentos ou políticas governamentais, e as interpretações relacionadas, podem alterar o ambiente em que  fazemos  negócios  e,  portanto,  os nossos resultados.

Riscos associados com nossas operações internacionais.

Os principais riscos estão associados às novas regulamentações socioambientais em discussão e/ou em implantação  no  país.  Além  disso,  pela  prime ira  vez,  publicamos  formalmente informações sobre nossos riscos e oportunidades relacionados ao clima sob a estrutura da Task Force on Climate Related Financial Disclosures (TCFD) no Relatório Global de Sustentabilidade da companhia.

O surto de doenças transmissíveis no Brasil e/ou no mundo, a exemplo da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em razão da disseminação do coronavírus (COVID- 19), provocou e pode continuar provocando um efeito adverso em nossas operações, inclusive paralisando integralmente ou parcialmente os nossos canais de venda, centros de distribuição, escritórios e plantas industriais. A extensão da pandemia do COVID-19, a percepção de seus efeitos, ou a forma pela qual tal pandemia impactará nossos negócios depende de desenvolvimentos  futuros, que são altamente incertos e imprevisíveis, bem como das medidas exigidas pelas autoridades governamentais ou que determinarmos que são do melhor interesse de nossos funcionários, podendo resultar em um efeito adverso relevante em nossos negócios, condição financeira, resultados das operações e fluxos de caixa e, finalmente, nossa capacidade de continuar operando nossos negócios.