Asa Branca Holding-Breve Histórico
Breve Histórico da Companhia
A Companhia, com sede no Estado de São Paulo, foi constituída em 16 de janeiro de 2008 e tem como objeto social, resumidamente, a participação, como sócia ou acionista, em outras sociedades, simples ou empresárias, e em empreendimentos comerciais de qualquer natureza.
Leia também:
A Companhia é controlada da ContourGlobal do Brasil Holding Ltda., empresa sediada no Brasil e integrante do grupo controlado pela ContourGlobal plc. A ContourGlobal pie é uma empresa de geração de energia comprometida com crescimento em tecnologias de baixas e sem emissões de carbono. A empresa iniciou suas atividades em 2005, e cresceu tornando-se uma empresa internacionalmente reconhecida com ativos tecnologicamente diversos e que aplica as melhores práticas operacionais na gestão dos seus ativos. A ContourGlobal fornece eletricidade principalmente através de contratos e tarifas reguladas para distribuidoras de energia ou governos. Nossos clientes incluem redes nacionais e distribuidoras de energia mas também clientes comerciais e industriais que recebem eletricidade, e em alguns casos vapor, água ou CO2 diretamente nas suas instalações.
Uma vez que a grande maioria de nossas receitas são derivadas de contratos de longo prazo com contrapartes com boas credenciais financeiras, seus fluxos de caixa são previsíveis e o risco é relativamente baixo. Mais de 79% das receitas da ContourGlobal pie, não considerando as receitas do portfólio Western Generation, são contratados nos próximos cinco anos. O portfólio da ContourGlobal pie é diversificado em diferentes tecnologias, geografias e estágios de desenvolvimento. No fim de 2020, possuía e operava 105 usinas térmicas e renováveis na Europa, América Latina, Norte América e África, com capacidade instalada total de 4,8 GW. No primeiro trimestre de 2021, seu portfólio já cresceu em 31%, para 117 plantas e 6,3 GW.
A Asa Branca Holding S.A., com sede no Estado de São Paulo, cidade de São Paulo, foi constituída em 16 de janeiro de 2008. A Companhia detém 100% das ações das empresas Asa Branca IV Energias Renováveis S.A. (“Asa Branca IV”), Asa Branca V Energias Renováveis S.A. (“Asa Branca V”), Asa Branca VI Energias Renováveis S.A. (“Asa Branca VI”), Asa Branca VII Energias Renováveis S.A. (“Asa Branca VII”) e Asa Branca VIII Energias Renováveis S.A. (“Asa Branca VIII”).
Em 01 de outubro de 2013, a Agência Nacional de Energia Elétrica (“ANEEL”) publicou o despacho nº 3.324, nº 3.325, nº 3.326, nº 3.327 e nº 3.328, atestando que os parques eólios Asa Branca IV, Asa Branca V, Asa Branca VI, Asa Branca VII e Asa Branca VIII, respectivamente, atenderam aos requisitos necessários para serem consideradas aptos à operação comercial. Posteriormente, por meio do despacho nº 4.276, de 30 de outubro de 2014, foi autorizada, em definitivo, a operação comercial de todas as usinas.
Em 26 de agosto de 2010, as usinas sagram-se vencedoras do 2° Leilão de Energia de Fontes Alternativas (“LFA“), e assinaram Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado (“CCEARs“), na modalidade disponibilidade de energia.
Mediante a assinatura dos contratos em questão, o Grupo compromete-se a comercializar energia elétrica no Ambiente de Contratação Regulado (“ACR“) na modalidade disponibilidade e com vinculação às usinas, conforme os montantes indicados nas respectivas Cláusulas 6ª dos CCEARs, a partir da data de início do suprimento, pelo prazo de 20 anos contados a partir de 01 de setembro de 2013 ao preço médio de R$133,00, atualizados anualmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (“IPCA“).