Empresas

Aliansce Sonae-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Nosso sucesso depende significativamente da eficiência de nossa estratégia de marketing.

Podemos não conseguir implementar integralmente nossa estratégia de negócios.

Queda de receita devido a condições econômicas adversas nos locais onde estão localizados os Shoppings Centers e a consequente diminuição nos níveis de ocupação dos espaços comerciais dos nossos Shopping Centers.

Podemos não ser capazes de atrair e manter lojas âncoras, flagships e megalojas, o que pode nos afetar de maneira adversa.

Estamos sujeitos aos riscos relacionados às nossas atividades de desenvolvimento, expansão e construção.

Os demais sócios dos Shopping Centers nos quais detemos participação podem ter interesses divergentes dos nossos.

Podemos ser responsabilizados por riscos relacionados à terceirização de parte substancial de nossas atividades, o que pode nos afetar adversamente.

Nosso crescimento poderá exigir capital adicional no futuro, que poderá não estar disponível ou, se disponível, poderá ser em condições não satisfatórias à Companhia.

Perdas não cobertas pelos seguros contratados pelos Shopping Centers podem resultar em prejuízos o que poderá nos causar efeitos adversos.

Prestamos serviços de administração, comercialização de lojas, comercialização de espaços em mal/ (quiosques) mídia e merchandising e planejamento aos Shopping Centers sob contratos sujeitos a rescisão ou não renovação.

Estamos sujeitos a decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos.

Caso os condomínios, nos quais somos condôminos, não disponham dos recursos necessários para arcar com despesas de eventuais contingências, poderemos ser obrigados a arcar com as mesmas.

Estamos sujeitos a riscos relacionados ao pagamento de despesas extraordinárias em virtude dos nossos imóveis onde estão instalados nossos Shoppings Centers.

Caso percamos e/ou não sejamos capazes de atrair, capacitar e/ou reter profissionais qualificados, nossa capacidade de crescimento e a execução de nossa estratégia de negócios podem causar efeito adverso para nós.

Nosso endividamento pode afetar negativamente nossos negócios e nossa capacidade de crescimento.

O fato de nossos Shopping Centers serem espaços públicos pode gerar incidente s fora do nosso controle, o que poderia resultar em danos significativos à nossa imagem e de nossos Shopping Centers, além de nos expor à responsabilidade civil e a custos inesperados.

A integridade dos sistemas de informação da Companhia pode ser comprometida.

A captação de recursos adicionais por meio de uma oferta pública ou privada de ações ou valores mobiliários conversíveis em ações poderá diluir a participação acionária de nossos acionistas.

Podemos não pagar dividendos ou juros sobre o capital próprio aos acionistas titulares de nossas ações.

Dependemos dos principais membros de nossa administração e dos nossos acionistas controladores.

A Companhia pode não ser capaz de renovar os contratos de locação e a rescisão de referidos contratos de locação dos principais locatários pode afetar adversamente os seus resultados.

Os interesses de nossos acionistas controladores podem ser conflitantes com os interesses de nossos acionistas minoritários.

Eventual conflito entre os nossos acionistas controladores poderia prejudicar a condução estratégica de nossos negócios, afetando inclusive nosso resultado operacional.

Dependemos em grande parte dos resultados de nossas controladas, que podem não vir a ser distribuídos.

Podemos estar expostos a riscos financeiros relacionados a nossas controladas e joint ventures.

Eventual processo de recuperação judicial ou falência da Companhia ou de suas subsidiárias pode ser conduzido em bases consolidadas.

Dependemos da disponibilidade dos serviços públicos, especialmente água e eletricidade. Qualquer redução ou interrupção desses serviços  poderá afetar adversamente as operações dos Shopping Centers e nossos resultados operacionais.

Aumentos no preço de matérias-primas, impostos, taxas e emolumentos poderão elevar nossos custos e reduzir os retornos e os lucros.

Nosso desempenho financeiro depende dos resultados de nossos Shopping Centers, os quais, por sua vez, dependem das vendas de nossos locatários e de nossa capacidade de mantermos altos níveis de ocupação.

Poderemos ser adversamente afetados em decorrência do não pagamento de aluguéis pelos lojistas, da revisão dos valores dos aluguéis pelos lojistas ou do aumento de vacância nos espaços dos nossos shopping centers.

Mudanças nos hábitos dos consumidores poderão causar uma diminuição na receita e impactar adversamente os negócios da Companhia.

Condições econômicas e sociais adversas nos locais onde estão localizados os Shopping Centers podem afetar adversamente os níveis de ocupação e locação dos espaços e, consequentemente, nos causar um efeito adverso.

Nossos resultados operacionais dependem dos negócios dos Shopping Centers e das vendas geradas pelas lojas neles instaladas.

Nossos Shopping Centers poderão enfrentar forte concorrência.

O setor de Shopping Centers no Brasil é altamente fragmentado e voltado para a preferência dos consumidores, o que poderá ocasionar uma redução do volume de nossas operações.

A Lei de Locação possui características peculiares no setor de Shopping Centers e pode gerar riscos à condução dos nossos negócios.

O setor de Shopping Centers está sujeito a diversas normas para o seu regular funcionamento, o que pode afetar nossas atividades desenvolvidas.

Alguns dos nossos Shoppings Centers estão onerados com hipotecas e alienações fiduciárias.

Falhas nos programas de segurança cibernética ou na prevenção ou identificação de ataques cibernéticos aos sistemas de informação e nossa base de dados podem resultar em acesso indevido a informações confidenciais ou sensíveis e ao não cumprimento das leis de Proteção de Dados (nacionais e internacionais), podendo ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

Nossas aquisições futuras podem ser contestadas pelas autoridades concorrenciais brasileiras.

Podemos ser afetados substancia/mente por violações à lei Anticorrupção Brasileira e leis anticorrupção semelhantes, ou ainda legislação correlata, como a lei de Prevenção à lavagem de Dinheiro

O setor de Shopping Centers está sujeito a diversas normas, inclusive ambientais, para o seu regular funcionamento, o que pode afetar nossas atividades e imagem.

A não observância das leis e regulamentos ambientais pode resultar na obrigação de reparação de danos ambientais, na imposição de sanções administrativas e penais e/ou em danos reputacionais.

O governo federal exerceu e continua a exercer influência significativa sob re a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e política brasileira, podem ter um efeito material adverso sobre a Companhia.

Instabilidade política pode afetar adversamente a economia brasileira, os negócios da Companhia e os resultados de suas operações, bem como o preço de negociação das nossas ações.

A instabilidade cambial pode prejudicar a economia brasileira e, consequentemente, a Companhia.

Qualquer rebaixamento na classificação de crédito do Brasil poderá afetar adversamente o preço de negociação das nossas ações.

A relativa volatilidade do mercado de capitais brasileiro poderá restringir consideravelmente a capacidade dos investidores de vender as ações da Companhia pelo preço desejado e no momento desejado.

Riscos relacionados à situação da economia global poderão afetar a percepção do risco em outros países, especialmente nos Estados Unidos da América e mercados emergentes, o que poderá afetar negativamente a economia brasileira, inclusive por meio de oscilações nos mercados de valores mobiliários, o que pode impactar o preço de negociação de nossas ações.