Bionexo-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
As perspectivas de negócios da Companhia e seu crescimento dependem da capacidade da Companhia de antecipar e adaptar-se à evolução de novas tecnologias, tendências do mercado, demandas dos clientes e padrões da indústria.
Podemos não ser capazes de implementar com sucesso nossa ambiciosa estratégia de crescimento.
Nossas estratégias comerciais são baseadas em projeções e suposições que podem ser comprovadamente imprecisas, e podemos não ser lucrativos por um número indeterminado de anos.
A Companhia e seus fornecedores estão sujeitos a falhas e interrupções em seus serviços, sistemas e software, incidentes de segurança cibernética, e outros eventos similares, o que poderá impactar adversamente a Companhia.
A Companhia está sujeita a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e legislações similares de outros países em que opera e poderá ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.
A Companhia está sujeita a riscos relacionados a erros e mal funcionamento de suas soluções digitais.
A Companhia depende majoritariamente de um único fornecedor para utilização da rede em que opera sua plataforma, podendo a rescisão ou modificação do contrato com esse fornecedor prejudicar os negócios da Companhia.
A falha ou incapacidade em proteger os seus direitos de propriedade intelectual poderá ter impactos negativos nos negócios da Companhia.
A Companhia pode não ser capaz de manter as licenças para uso de tecnologias necessárias ao desenvolvimento dos seus serviços.
O balanço patrimonial da Companhia inclui montantes significativos de ativos intangíveis. A redução do valor recuperável de uma parte significativa desses ativos pode afetar negativamente os negócios, condição financeira e resultados operacionais da Companhia.
A perda de membros da alta administração e/ ou a incapacidade de atrair e manter diretores qualificados pode causar um efeito adverso sobre as atividades, situação financeira e resultados operacionais.
A Companhia poderá não ser bem-sucedida na execução de aquisições de empresas e/ou poderá estar exposta a responsabilidades sucessórias, não identificadas e/ ou não identificáveis, em razão da conclusão de transações de aquisição de empresas, o que poderá afetar negativamente e de forma relevante sua reputação e seus negócios.
Perdas não cobertas pelos seguros contratados podem resultar em prejuízos para a Companhia, o que poderá gerar efeitos adversos sobre seus negócios.
A Companhia e seus administradores podem ficar sujeitos a resultados desfavoráveis em processos administrativos , judiciais ou arbitrais que poderão afetar negativamente os resultados e situação financeira da Companhia.
A Companhia está sujeita às leis anticorrupção, antifraude , contra lavagem de dinheiro e antitruste nas jurisdições em que operamos.
Falhas nos sistemas, políticas e procedimentos de gestão de riscos e relatórios internos poderão nos expor a riscos inesperados ou imprevistos, o que poderá afetar adversamente os negócios da Companhia.
Os detentores das ações da Companhia podem não receber dividendos ou juros sobre o capital próprio.
A Companhia pode ter que emitir novos valores mobiliários para captar recursos, o que poderá resultar em uma diluição da participação do investidor no seu capital social.
A Companhia possui cláusulas restritivas à capacidade de endividamento (“Covenants”) em determinadas dívidas e o descumprimento de tais Covenants pode causar o vencimento antecipado das dívidas.
A Companhia pode não conseguir renovar suas linhas de crédito atuais, acessar novos financiamentos ou emitir valores mobiliários no mercado de capitais, em todos os casos, em condições favoráveis , o que poderá afetar de maneira significativamente negativa sua condição financeira e resultados operacionais e financeiros.
Os interesses dos acionistas controladores da Companhia podem divergir ou ser conflitantes com os interesses dos demais acionistas da Companhia.
Podemos enfrentar potenciais conflitos de interesses envolvendo transações com partes relacionadas.
Resultados negativos de Sociedades Controladas podem afetar negativamente o resultado operacional da Companhia.
A Companhia poderá sofrer demandas judiciais de compradores e fornecedores que sofram prejuízos decorrentes da compra e venda de produtos por meio da plataforma digital da Companhia, podendo causar danos à sua imagem, marcas e resultados financeiros.
A Companhia depende de prestadores de serviços de back office e de tecnologia da informação para realizar suas atividades . Qualquer interrupção na prestação de serviço por tais prestadores ou a incapacidade da Companhia em manter a contratação de tais serviços em termos e condições favoráveis à Companhia poderá impactar adversamente seus negócios e sua situação financeira.
Determinados serviços oferecidos pela Companhia dependem de tecnologia licenciada por terceiros e eventuais términos dessas licenças podem atrasar o lançamento de serviços ou sujeitar a Companhia ao pagamento de taxas de licenciamento mais altas, o que poderá afetar sua reputação, sua condição financeira e seus resultados.
A perda de acesso a dados de fontes externas pode prejudicar a capacidade da Companhia de fornecer seus serviços a seus clientes, o que poderá afetar sua rentabilidade, sua reputação e resultados.
Uma diminuição no ritmo de crescimento do uso de tecnologia nos negócios por clientes, atuais e potenciais, da Companhia poderá afetar adversamente e de forma relevante os negócios e resultados da Companhia.
A incapacidade da Companhia de manter as relações comerciais de longo prazo com seus clientes nos mesmos volumes, ou em volumes maiores, e/ou de renegociar tais relações em termos favoráveis à Companhia poderá afetar negativamente a sua capacidade de crescimento e adversamente sua competitividade e seus resultados operacionais.
A Companhia pode não ser capaz de concorrer eficientemente no setor de software altamente competitivo.
A perda ou redução de benefícios fiscais conferidos pela Lei do Bem poderão afetar adversamente os resultados da Companhia.
Alterações nas legislações tributárias podem afetar adversamente a estratégia e os resultados da Companhia.
A Companhia pode enfrentar dificuldades no que diz respeito à expansão de seus produtos em mercados estrangeiros.
O surto de doenças transmissíveis no Brasil e/ ou no mundo, a exemplo da COVID-19, declarada como uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (“OMS”), provocou e pode continuar provocando um efeito adverso nas operações da Companhia. A extensão da pandemia da COVID-19 , as respostas e ações do governo federal, a percepção de seus efeitos e a forma pela qual tal pandemia impactará os negócios da Companhia dependem de desenvolvimentos futuros, que são altamente incertos e imprevisíveis, podendo resultar em efeito adverso relevante nos negócios, na condição financeira , nos resultados operacionais e nos fluxos de caixa da Companhia.
O governo federal exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência , bem como a conjuntura econômica e política brasileira, podem ter um efeito material adverso sobre a Companhia.
A instabilidade política no Brasil pode afetar adversamente os negócios, operações e condição financeira da Companhia e suas controladas.
As condições políticas , sociais e econômicas dos países em que operamos podem nos afetar negativamente.
A inflação e os esforços do Governo Federal de combate à inflação podem afetar adversamente os negócios, operações e condição financeira da Companhia.
A instabilidade cambial pode prejudicar a economia brasileira e a Companhia.
Qualquer desvalorização adicional da classificação de crédito do Brasil pode afetar adversamente o preço das ações ordinárias de emissão da Companhia.
Acontecimentos políticos, econômicos e sociais e a percepção de riscos em outros países, sobretudo em países de economia emergente e nos Estados Unidos, China e União Européia, podem afetar adversamente a economia brasileira e o preço de mercado dos valores mobiliários brasileiros, inclusive das ações de emissão da Companhia.
Pandemias, epidemias ou surtos de doenças infecciosas, como o COVID- 19, podem levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão adversa sobre a economia mundial, incluindo a economia brasileira , impactando o mercado de negociação das ações de emissão da Companhia.
Alterações na legislação tributária brasileira ou conflitos em sua interpretação podem impactar adversamente a Companhia, aumentando os impostos que a Companhia é obrigada a pagar, o que poderá ter um impacto adverso na Companhia.