Comgas-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Nossos negócios, operações e resultados podem ser afetados adversamente pelo COVID-19.

Podemos não ser capazes de cumprir os termos do nosso contrato de concessão, o que pode acarretar multas, outras penalidades e, a depender da gravidade do descumprimento, na perda de nossa concessão. Eventuais multas ou a perda de nossa concessão podem afetar nossos negócios e resultados de maneira adversa relevante.

Uma decisão desfavorável do Poder Concedente em prorrogar a concessão, ou a permissão de prorrogação em termos menos favoráveis, pode afetar de maneira material e adversa nossos negócios e resultados.

Atuamos em um setor da atividade econômica que requer grande volume de recursos financeiros, e, portanto, continuaremos acessando o mercado de capitais e/ou contraindo financiamentos em volumes significativos para a realização de nosso plano de investimentos.

O desenvolvimento das nossas atividades está sujeito à obtenção de licenças e autorizações ambientais, conforme exigido pelos órgãos ambientais competentes, pelas autoridades municipais e por outros órgãos competentes.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais, administrativos ou arbitrais, procedimentos de investigação ou inquéritos policiais envolvendo a Companhia, seus acionistas e/ou administradores, podem causar efeitos adversos nos negócios, condição financeira e resultados operacionais, bem como à imagem ou reputação da Companhia.

Poderemos precisar de capital adicional no futuro para implantar nossa estratégia de negócios, por meio da emissão de valores mobiliários, e isto poderá resultar em uma diluição da participação do investidor nas ações da Companhia.

Falhas na proteção contra riscos relacionados à segurança cibernética podem causar perda de receita e danos à reputação da Companhia, prejudicando suas operações ou resultando na divulgação não autorizada de informações.

Fomos alvo de um incidente de segurança cibernética que interrompeu nossos sistemas.

Dependemos de nossos sistemas de tecnologia da informação e qualquer falha desses sistemas pode afetar adversamente nossos negócios, bem como poderemos ser alvo de tentativas de ameaças cibernéticas no futuro e elas poderão afetar negativamente nossos negócios.

Os nossos contratos financeiros possuem obrigações específicas, dentre as quais a obrigação de manutenção de índices financeiros, sendo que qualquer inadimplemento dessas obrigações pode afetar adversamente nossa condição financeira e nossa capacidade de conduzir nossos negócios.

Somos objetivamente responsáveis por quaisquer danos resultantes da prestação inadequada de serviços de distribuição de gás e as nossas apólices de seguro podem não cobrir estes e outros danos integralmente.

A nossa cobertura de seguro pode não ser suficiente para cobrir eventuais perdas.

Os avanços tecnológicos podem afetar a demanda por nossos produtos e serviços ou exigir investimentos de capital substanciais para nos mantermos competitivos.

Influência de medidas governamentais e risco de instabilidade das taxas de inflação e de juros poderão afetar adversamente os nossos resultados econômicos e a nossa situação financeira.

Os titulares das ações de nossa emissão poderão não receber dividendos.

A volatilidade e a falta de liquidez do mercado brasileiro de valores mobiliários poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores de vender as ações pelo preço e ocasião que desejam.

A emissão de novos pronunciamentos contábeis e interpretações, assim como a alteração e/ou atualização dos pronunciamentos contábeis já existentes, pelo lnternational Accounting Standard Board – IASB e Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC podem produzir impactos relevantes em nossas demonstrações financeiras.

Poderemos ser incapazes de implementar com sucesso a nossa estratégia de crescimento.

O nosso Acionista Controlador poderá tomar determinadas decisões em relação aos nossos negócios que podem conflitar com os interesses dos demais acionistas.

Somos altamente dependentes de nosso Acionista Controlador e de outros membros de da administração para desenvolver e implementar nossa estratégia.

O fornecimento de gás natural está atualmente concentrado em um único fornecedor.

Estamos sujeitos a situações de potencial conflito de interesses em negociações com partes relacionadas.

Os contratos de suprimento de gás estabelecem obrigações específicas que, uma vez não observadas, poderão nos afetar de maneira adversa.

A aprovação, renovação e/ou prorrogação dos contratos de suprimento de gás não são garantidos e a estratégia de crescimento poderá ser adversamente afetada.

A volatilidade e as incertezas nos preços internacionais do petróleo, bem como uma depreciação significativa do real em relação ao dólar americano, podem afetar de maneira adversa os nossos resultados.

Os materiais e matérias-primas utilizados pela Companhia estão sujeitos a flutuações de preço.

Falta de fornecedores de serviços para nossa expansão pode afetar de maneira adversa os nossos negócios.

A atividade de distribuição de gás envolve riscos e, portanto, poderemos ser responsabilizados por danos resultantes da nossa operação.

A nossa capacidade de receber pagamentos devidos por nossos clientes poderá ser prejudicada, caso a capacidade de pagamento de tais clientes se deteriore.

Podemos não ser capazes de atrair novos clientes, manter nossos atuais clientes ou ainda expandir as vendas para os nossos clientes atuais.

Historicamente, o governo brasileiro exerceu e continua a exercer uma importante influência sobre a economia brasileira.

Estamos expostos a aumentos das taxas de juros praticadas pelo mercado e a riscos cambiais.

A instabilidade da taxa de câmbio poderá afetar adversamente a nossa condição financeira, bem como nossos resultados operacionais e de nossas ações ordinárias.

Variações no preço da commodity gás natural poderão afetar os nossos custos operacionais e a posição competitiva dos nossos negócios, que poderão impactar negativamente os resultados de nossas operações, fluxo de caixa e situação financeira.

Estamos expostos ao risco de crédito das contrapartes com as quais realizamos operações financeiras.

Esforços do governo para controlar a inflação podem impedir o crescimento da economia brasileira e poderão afetar os nossos negócios.

Investigações relacionadas à corrupção e desvios de recursos públicos atualmente em curso conduzidas pela Polícia Federal podem afetar negativamente o crescimento da economia brasileira. Em razão, do impacto negativo no crescimento da economia brasileira, poderemos sofrer um impacto negativo substancial em nossos negócios.

Caso não sejamos capazes de cumprir com as leis e normas destinadas a impedir a corrupção governamental em países em que opera (notadamente o Brasil), poderemos ficar sujeitos a multas, penalidades ou outras sanções regulatórias, e nossa saúde financeira pode sofrer quedas significativas.

A renovação e/ou prorrogação do contrato de concessão de gás natural não são garantidas e a nossa estratégia de crescimento pode ser adversamente afetada.

Não há garantia que as revisões tarifárias decorrentes do Contrato de Concessão da Companhia serão adequadas para nossa estratégia. Os resultados tarifários da Companhia poderão ser afetados por decisões administrativas ou judiciais.

O atraso em futura Revisão Tarifária pode ocasionar impactos financeiros à Companhia.

Poderemos ser penalizados pela ARSESP em caso de descumprimento da regulamentação aplicável e

das disposições do nosso Contrato de Concessão.

As atividades de distribuição de gás da Companhia estão sujeitas à abrangente legislação estadual e municipal, bem como à fiscalização por agências governamentais e órgãos brasileiros responsáveis por implantação de leis e políticas ambientais e de saúde.

Estamos sujeitos à aplicação das leis de proteção de dados. A conformidade com tais leis de proteção de dados pode exigir mudanças em algumas de nossas práticas de negócios, aumentando assim nossos custos, e a não conformidade com os termos de tais leis pode afetar adversamente nossos negócios. Além disso, podemos estar sujeitos a penalidades se não cumprirmos as regras de proteção de dados.

Alterações na legislação tributária e a modificação , suspensão, cancelamento ou não renovação dos benefícios fiscais que nos foram concedidos podem ter um efeito adverso relevante em nós.

Podemos não cumprir com nossos compromissos ambientais, sociais e de governança  corporativa, ou ESG, o  que pode ter um efeito adverso em nossos negócios, condição financeira e nos resultados das nossas operações.

O transporte e armazenamento de gás natural envolvem riscos que podem resultar em acidentes e outros riscos e custos operacionais que poderão afetar os resultados operacionais, fluxo de caixa e a nossa situação financeira.