Empresas

CSU Cardsystem-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Atuamos em setores competitivos, o que pode dificultar a expansão ou manutenção dos nossos negócios.

Enfrentamos intensa pressão competitiva nos preços que cobramos de nossos clientes, o que poderá afetar negativamente nossa receita e lucratividade.

Parcela significativa de nossas receitas advém de contratos de prestação de serviços concentrados entre poucos clientes.

Se não formos capazes de nos mantermos atualizados com o rápido desenvolvimento tecnológico do nosso setor ou de licenciar ou adquirir de  terceiros a tecnologia necessária  para nossa operação em  termos satisfatórios para nós, o volume de nossos serviços diminuirá, reduzindo nossa receita.

Nossa capacidade de recrutar, motivar e reter gestores e atendentes qualificados e gerenciar sua produtividade poderá afetar a qualidade dos serviços por nós prestados.

A perda de nossos executivos ou colaboradores chave pode nos prejudicar.

A divulgação não autorizada de dados de clientes e portadores de cartões por meio de violação de nossos sistemas de computador ou por outro modo, e outras situações causadas por falhas na proteção do nosso banco de dados, pode nos expor a obrigações de indenizar e a processos judiciais onerosos.

Falhas ou mau funcionamento de sistemas , perda de dados ou interrupções nos nossos serviços, interrupções de conexões de telecomunicações, fraudes, vírus de computador ou incapacidade de utilizar o(s) software(s) licenciado(s) para nós podem afetar nossa capacidade de atender às necessidades dos clientes.

Nossa estratégia de crescimento está relacionada à nossa capacidade de adquirir participações societárias em empresas do setor de pagamentos e correlatos e, portanto, negociar, comprar e integrar empresas fruto de fusões e/ou aquisições, o que apresenta riscos de não se concretizarem de forma bem-sucedida ou de não resultarem nos benefícios esperados.

Estamos sujeitos a riscos associados a incapacidade ou falha na proteção de seus ativos de propriedade intelectual ou, ainda, a eventual violação aos direito s de propriedade intelectual de terceiros.

A extensão da pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde devido à propagação da covid-19, a percepção de seus efeitos, ou a forma como a  pandemia  afetará  nossos  negócios  depende  de desenvolvimentos futuros, que são incertos e imprevisíveis e podem afetar material e adversamente nossos negócios, condição financeira, resultados de operações e fluxos de caixa e, finalmente, nossa capacidade de continuar a operar nossos negócios.

A incapacidade de renovarmos os contratos de locação em termos comercialmente aceitáveis pode afetar adversamente nossos resultados operacionais.

O nosso Código de Ética e Conduta e os nossos controles internos, podem não ser suficientes para evitar violações de leis de combate à corrupção, prevenção à lavagem de dinheiro e fraudes e práticas irregulares por parte de seus administradores, colaboradores, fornecedores, parceiros de negócios e terceiros que atuam em nosso nome. Falhas nas políticas e nos procedimentos de gerenciamento de riscos podem afetar adversamente nossos negócios.

A CSU é controlada pela Greeneville Delaware LLC. Esta, por sua vez, é uma companhia controlada indiretamente pelo Diretor-President e e fundador da Companhia, Marcos Ribeiro Leite. Ao final de 2020, o grupo de controle detinha 54,8% do capital social da CSU. Em decorrência disto, os acionistas controladores conservam o poder de decisão sobre a maioria das questões submetidas à votação dos acionistas da Companhia, inclusive, dentre outras,a eleição da maioria dos membros do Conselho de Administração, controle da administração e políticas internas,aprovação da maioria das deliberações societárias, tais como incorporações, aquisições, alienações e vendas de ativos e nossa política de distribuição de proventos.

Os interesses dos acionistas controladores também poderão ser conflitantes com os interesses dos demais acionistas minoritários. Ademais, qualquer venda ou alienação de um bloco significativo de ações da Companhia por parte dos acionistas controladores pode acarretar uma mudança do controle da CSU.

Nossos investidores poderão não ser capazes de vender nossas ações pelo preço ou na ocas1ao em que desejarem em razão do não desenvolvimento de mercado ativo ou líquido para nossas ações.

Podemos ter necessidade de capital adicional no futuro, o qual poderá não estar disponível. A captação de capital adicional poderá diluir a participação de nossos investidores.

Os titulares das ações da Companhia podem não receber quaisquer dividendos ou juros sobre o capital próprio.

Alguns colaboradores podem participar de plano de remuneração baseado em ações, os quais podem fazer com que os mesmos, almejem retornos no curto prazo, o que pode conflitar com os interesses dos acionistas que procuram retornos no longo prazo em seus investimentos em nossas ações.

Há possibilidade de os mecanismos de proteção à dispersão acionária previstos em nosso Estatuto Social dificultarem ou impedirem tentativas de aquisição do controle, afetando a capacidade de os acionistas de alienarem as ações de nossa emissão de que sejam titulares com prêmio sobre a cotação de mercado.

Se nossos prestadores de serviços rescindirem seus contrato s conosco ou deixarem de renová-los, ou de cumpri-los, poderemos incorrer em custos significativos para desenvolver ou substituir sua tecnologia e infraestrutura.

Somos dependentes  do software  “VisionPLUS”  e  sua perda pode impactar negativamente  os resultados da Companhia.

Nossos clientes podem decidir internalizar os serviços de processamento de meios eletrônicos de pagamento, de gestão de programas de fidelidade, de gestão de contact centers e de cobrança, ou outros serviços que atualmente prestamos, o que pode nos afetar negativamente.

Podemos não ser capazes de repassar integralmente aos nossos clientes os aumentos de custos em que incorrermos, incluindo os aumentos de preço de nossos fornecedores.

O Governo Federal e outras entidades da administração pública têm exercido significativa influência sobre a economia brasileira. As condições políticas e econômicas no Brasil podem nos influenciar adversamente, bem como o preço de mercado de nossas ações.

Nossos mercados de atuação estão sujeitos a novas regulamentações ou alterações nas regulamentações vigentes que podem impactar consideravelmente as receitas e custos dos nossos negócios. Aparentemente não há mudanças com impacto negativo que nos atinjam diretamente, no entanto, estamos sujeitos a mudanças regulatórias que criem entraves ao crescimento de nossos segmentos de atuação no mercado, podendo impactar negativamente nosso crescimento.

Os setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (“TIC”) e de contact center atualmente têm a opção de recolher a Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta (“CPRB”), em substituição a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamentos. Essa permissão legal gera uma redução da carga tributária previdenciária, cuja descontinuidade poderá prejudicar os resultados.