Entalpia-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
A Companhia pode não ser capaz de executar integralmente a sua estratégia de crescimento,
o que poderá afetar adversamente seus negócios, situação financeira e resultados operacionais.
Defeitos nos produtos da Companhia podem resultar em danos materiais e pessoais. A Companhia pode ser responsabilizada por vícios e defeitos em seus produtos, bem como ser forçada a realizar recalls que podem ser custosos e criar publicidade negativa para a Companhia.
Uma parte significativa dos custos de insumos da Companhia é fixada em moeda estrangeira, de forma que a Companhia está sujeita a alterações adversas nas taxas de câmbio. Uma parte da receita da Companhia é indexada ao Dólar. Atualmente, a Companhia não contrata instrumentos de proteção cambial para parte significativa das operações que envolvem moeda estrangeira.
A Companhia utiliza diversos componentes na fabricação de seus produtos que são compostos de matérias-primas consideradas commodities, a exemplo de chumbo, aço, alumínio, lítio, cobre e derivados de petróleo. Os custos de matérias-primas podem representar uma parcela relevante dos custos dos produtos da Companhia, e são caracterizados por uma volatilidade inerente ao mercado de commodities, o que pode ter um efeito adverso relevante sobre a lucratividade dos negócios da Companhia.
As operações da Companhia dependem de diversos softwares, soluções de TI e sistemas automatizados. Os sistemas operacionais, sistemas de informação ou dispositivos da Companhia podem apresentar falha, comprometimento da segurança ou violação das leis ou regulamentos de privacidade de dados, o que pode afetar adversamente suas operações, bem como a eficácia dos controles internos sobre as operações e relatórios financeiros.
O surto de doenças transmissíveis no Brasil e/ou no mundo, a exemplo da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em razão da disseminação do coronavírus (COVID-19), provocou e pode continuar provocando um efeito adverso nas operações da Companhia. A extensão da pandemia da COVID-19, a percepção de seus efeitos, ou a forma pela qual tal pandemia impactará os negócios da Companhia depende de desenvolvimentos futuros, que são incertos e imprevisíveis, e que podem resultar em um efeito adverso relevante nos negócios, na condição financeira, nos resultados operacionais e no fluxo de caixa da Companhia.
Desde sua constituição em 2019, a Companhia apurou prejuízos e não há garantia de que seu crescimento futuro será rentável ou se provará sustentável.
O processo de produção da Companhia é altamente tecnológico e pode enfrentar riscos ou instabilidade operacional.
As atuais obrigações financeiras da Companhia podem limitar o fluxo de caixa disponível para suas operações, impactando adversamente à Companhia.
Os contratos financeiros da Companhia contam com cláusulas restritivas. O não cumprimento dessas cláusulas pode causar o inadimplemento ou vencimento antecipado das dívidas contraídas pela Companhia, o que pode ter um efeito negativo para a Companhia e seu planejamento financeiro.
A perda de membros da alta administração da Companhia e/ou a incapacidade de atrair e reter seus administradores e colaboradores qualificados pode causar um efeito adverso sobre as atividades, situação financeira e resultados operacionais da Companhia.
Dificuldades na gestão do risco de liquidez podem causar impactos adversos no desempenho financeiro e operacional e limitar o crescimento da Companhia.
Falhas nos sistemas, políticas, controles internos, procedimentos de gestão de riscos e relatórios internos poderão expor a Companhia a riscos inesperados ou imprevistos, o que poderá afetar adversamente os negócios da Companhia.
Parte dos produtos vendidos pela Companhia é importada diretamente pela Companhia ou indiretamente por seus fornecedores. Qualquer limitação à capacidade da Companhia e/ou de seus fornecedores de importar produtos poderá restringir a oferta de seus produtos. Flutuações cambiais nos países dos quais a Companhia, direta ou indiretamente, por meio de seus fornecedores, importa produtos poderão afetar adversamente seus negócios.
A Companhia poderá ser negativamente afetada pelo vencimento, obsolescência, quebra, roubo ou furto de seu estoque.
A Companhia enfrenta riscos relacionados às suas fábricas e logística de entrega de seus produtos, o que pode afetar a competitividade, reputação e resultados financeiros e operacionais da Companhia.
A Companhia pode não conseguir renovar suas linhas de crédito atuais, ter acesso a novos financiamentos a termos atrativos ou emitir valores mobiliários no mercado de capitais, ou alcançar outras formas de captação em termos favoráveis, o que pode causar um efeito relevante e adverso em seus resultados operacionais e financeiros.
Os custos fixos da Companhia representam parte significativa dos custos da Companhia e uma subutilização de suas fábricas pode afetar sua lucratividade de forma desproporcional.
As marcas da Companhia são ativos relevantes, e é difícil monitorar o uso não autorizado de tais marcas por terceiros. A incapacidade ou falha em proteger a propriedade intelectual da Companhia pode ter impactos negativos para a Companhia. Adicionalmente, os resultados da Companhia podem ser impactados negativamente se os clientes não mantiverem sua percepção favorável das suas marcas e produtos.
A violação, pela Companhia, à propriedade intelectual de terceiros pode ter impactos negativos para a Companhia.
Nem toda a tecnologia desenvolvida pela Companhia e utilizada na fabricação de seus produtos é protegida por patentes, e informações confidenciais da Companhia poderiam ser levadas ao conhecimento de seus concorrentes, o que pode afetar os resultados operacionais e lucro líquido da Companhia.
Decisões desfavoráveis em processos ou procedimentos judiciais, arbitrais e administrativos podem criar obrigações relevantes e causar efeitos adversos para a situação financeira da Companhia e sua imagem.
Dez milhões, seiscentas e quarenta e oito mil, duzentas e vinte e oito (10.648.228) ações de emissão da Unicoba Energia estão empenhadas. Caso a garantia seja excutida, terceiros poderão deter até 25,68% do capital social da Unicoba Energia
A Companhia pode não ser capaz de evitar que membros de sua administração, empregados e/ou terceiros, agindo ou não em seu nome, bem como eventuais representantes e parceiros, atuem em situações contrárias à legislação aplicável e à regulação, incluindo em atos que se qualificam como corrupção, lavagem de dinheiro, suborno, improbidade administrativa e outras condutas similares no Brasil ou em outras jurisdições, o que pode expor a Companhia, os membros de sua administração e empregados a sanções judiciais, financeiras e administrativas, impactando de maneira adversa a Companhia, podendo gerar danos à sua imagem.
A Companhia pode vir a ter que captar recursos adicionais por meio da emissão de novas ações ou valores mobiliários conversíveis em ações, o que poderá resultar na diluição da participação dos seus acionistas no capital social da Companhia.
A Companhia poderá não pagar dividendos ou juros sobre capital próprio aos titulares das ações de sua emissão, o que poderá afetar adversamente o preço desses valores mobiliários.
A estratégia de negócios da Companhia inclui a participação em processos competitivos, inclusive licitações perante o Poder Público, que demandam investimentos da Companhia, sem garantias de que a Companhia se sagrará vencedora.
A Companhia pode não ser capaz de manter todas as licenças, registros, outorgas e autorizações exigidas para suas operações, o que pode causar impacto negativo em sua imagem, atividades, negócios e resultados financeiros e operacionais.
A Companhia está sujeita a perdas não cobertas por suas atuais apólices de seguro, também à dificuldade na contratação de novas apólices. Do mesmo modo, a cobertura dos seguros contratados pela Companhia poderá não ser suficiente parar cobrir perdas sofridas pela Companhia. Esses fatos poderão causar efeitos adversos sobre seus negócios.
A Companhia elabora estimativas e premissas relacionadas à preparação de suas demonstrações contábeis e quaisquer mudanças nessas estimativas e premissas, bem como a adoção de novas práticas contábeis podem ter efeito material adverso sobre seus resultados operacionais.
A Companhia pode não conseguir manter ou renovar os contratos de locação, ou ainda, celebrar contratos de locação em condições favoráveis.
A Companhia pode enfrentar potenciais conflitos de interesses envolvendo transações com partes relacionadas, o que pode ter um impacto adverso nos negócios, resultados operacionais, situação financeira e valores mobiliários da Companhia.
As despesas relacionadas ao reconhecimento contábil de opções a serem outorgadas sob o Plano de Opção de Compra de Ações da Companhia poderão ter um impacto adverso relevante nos resultados futuros da Companhia.
A Companhia está sujeita a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e poderá ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.
Os interesses dos acionistas controladores da Companhia podem ser conflitantes com os interesses dos demais acionistas e investidores.
Acionistas da Companhia são geridos por sociedades que têm investimentos em empresas que atuam no setor de energias limpas e eficientes, e no mercado de armazenamento de energia e, portanto, podem ser configuradas situações de conflito de interesses, o que pode afetar adversamente a Companhia.
A Companhia depende de um número reduzido de fornecedores de matérias-primas e componentes utilizados em seus produtos e a disponibilidade limitada de tais matérias primas e componentes pode ter um efeito negativo sobre as oportunidades de crescimento da Companhia.
A Companhia subcontrata com terceiros a fabricação de produtos comercializados pela Companhia, o que faz a Companhia depender, cada vez mais, de fornecedores externos para uma gestão efetiva de sua cadeia produtiva.
O descumprimento, pelos fornecedores da Companhia, dos atuais acordos comerc1a1s firmados e a incapacidade da Companhia de prorrogar tais acordos e/ou celebrar novos acordos e manter boas relações comerciais com fornecedores poderão impedir que a Companhia obtenha os produtos que oferece a seus clientes, ou que os consiga em condições comerciais favoráveis.
A Companhia poderá ser afetada de maneira significativamente adversa se algum de seus transportadores terceirizados não puder cumprir suas obrigações de entrega para a Companhia.
A Companhia poderá ser responsabilizada por obrigações trabalhistas de terceiros que lhe prestam serviços, podendo sofrer impactos adversos à sua reputação e a seus resultados financeiros.
A perda de clientes importantes do negócio de baterias de lítio portáteis (Original Equipment Manufacturer ou “OEM’J, ou alterações na demanda dos clientes por produtos da Companhia, podem afetar adversamente os negócios da Companhia.
A Companhia pode não ser capaz de atrair novos clientes, manter seus atuais clientes, ou, ainda, expandir as vendas para os clientes atuais, o que pode afetar adversamente seus negócios, resultados operacionais, situação financeira e o valor de seus valores mobiliários.
Os clientes do negócio de Baterias de Lítio Portátil (Original /Equipment Manufacturer ou “O/EM”) da Companhia exigem que os produtos sejam submetidos a um longo e caro processo de avaliação e qualificação, sem qualquer garantia de vendas líquidas.
A Companhia vende a prazo e está sujeita ao risco de crédito de seus clientes.
O atendimento inadequado ao cliente, afetando negativamente sua experiência, pode impactar adversamente a Companhia.
A Companhia poderá não conseguir adaptar-se às mudanças nos hábitos de consumo de seus clientes, o que poderá afetar adversamente suas vendas e sua situação financeira.
A Companhia concorre com empresas nacionais e estrangeiras, algumas com vantagens competitivas sobre a Companhia. Caso a Companhia seja incapaz de lidar com a concorrência com sucesso em alguns ou todos os seus mercados de atuação, as vendas dos produtos da Companhia podem ser impactadas negativamente, o que pode ter um efeito adverso relevante sobre os negócios, resultados operacionais, condição financeira e perspectivas da Companhia.
Tecnologia e inovação têm um papel importante no setor de atuação da Companhia e na definição de vantagens competitivas. O lançamento de novos produtos e soluções, e o aperfeiçoamento constante dos produtos e soluções existentes, são fundamentais para o crescimento da Companhia, sendo necessários investimentos constantes e significativos em P&D. Não é possível garantir que o portfólio de produtos da Companhia permanecerá competitivo com produtos baseados em novas tecnologias, o que poderá ter um efeito adverso relevante na posição competitiva e nos negócios, posição financeira e resultados operacionais da Companhia. Investimentos em P&D podem se mostrar infrutíferos e não gerar receitas.
Há dificuldades na previsão da demanda por produtos LED, baterias de chumbo e LFP. A Companhia atende setores diversos da economia, a exemplo dos setores de logística, industrial e automotivo, e está sujeita a crises e retrações em tais setores. Parte dos produtos vendidos pela Companhia (baterias de lítio portátil e baterias de chumbo) são incorporados aos produtos dos seus clientes, de forma que o crescimento da Companhia em tais setores depende do crescimento de seus clientes.
A Companhia pode sofrer impactos adversos relevantes devido a alterações na legislação tributária brasileira ou a conflitos em sua interpretação.
A Companhia é beneficiária de incentivos fiscais estaduais e a glosa dos créditos relacionados a aquisições de mercadorias beneficiadas por tais incentivos ou a suspensão, cancelamento ou não renovação dos incentivos, podem afetar adversamente seus resultados.
O gerenciamento inadequado dos resíduos sólidos gerados pode afetar adversamente os negócios da Companhia.
A Companhia e suas subsidiárias podem figurar como responsáveis solidárias pelos danos ambientais causados por seus prestadores de serviços e fornecedores relacionados à destinação dos resíduos sólidos gerados.
O descumprimento da legislação e regulamentação socioambiental pode afetar adversamente os negócios da Companhia.
Preocupações crescentes com as alterações climáticas podem levar à exigência de medidas regulatórias adicionais, que podem resultar em um aumento de custos para cumprimento destas regulações.
O Governo Federal exerceu e continua exercendo influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como as condições políticas e econômicas brasileiras, podem afetar adversamente as atividades da Companhia e o preço de mercado de suas ações.
A instabilidade política no Brasil pode afetar adversamente os negócios, operações e condição financeira da Companhia e suas controladas.
A instabilidade cambial pode ter um efeito adverso relevante sobre a economia brasileira e sobre a Companhia.
Acontecimentos políticos, econômicos e sociais e a percepção de riscos em outros países, sobretudo em países de economia emergente e nos Estados Unidos, China e União Europeia, podem afetar adversamente a economia brasileira e o preço de mercado dos valores mobiliários brasileiros, inclusive das ações de emissão da Companhia.
A inflação e os esforços do Governo Federal de combate à inflação podem afetar adversamente os negócios, operações e condição financeira da Companhia.
A diminuição da classificação de crédito do Brasil (rating) pode afetar negativamente o preço de negociação das ações ordinárias da Companhia.
A volatilidade e falta de liquidez do mercado de capitais brasileiro poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores de vender as ações de emissão da Companhia ao preço e na ocasião desejados.