Metisa-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

O Emissor é uma empresa industrial e, como tal, tem como fatores de risco o risco financeiro, o risco de mercado de seus produtos e o risco comercial, entendido como tal o risco representado pela venda de produtos concorrentes a preços vis.

A carteira de produtos do Emissor é bastante  diversificada, atendendo a diferentes setores de mercado.  De fato, a METISA produz: (i) ferramentas de penetração no solo/FPS utilizadas por máquinas de terraplanagem na construção de estradas, na construção de barragens, em obras civis que demandam a movimentação de terra e em atividades de mineração; (ii) ferramentas para máquinas e implementas agrícolas, utilizadas pelo setor agrícola; (iii) pás e lâminas para corte de pedras, utilizadas principalmente pela construção civil; (iv) acessórios ferroviários, utilizados pelas estradas de ferro. Cerca de 67,1% de sua produção é vendida no mercado interno e 32,9% é exportada para países diferentes. Resulta que há uma grande diversificação dos mercados em que o Emissor atua, situação que leva a minimizar o risco de mercado de seus produtos.

Segundo o balanço da METISA relativo ao exercício encerrado em 31 de dezembro de 2020, os índices de liquidez da empresa eram os seguintes: liquidez  corrente: 4,07; liquidez seca: 3,03 e liquidez geral: 3,47. Tais índices indicam uma situação financeira sólida e, consequentemente,  um risco financeiro baixo.

A METISA exportou cerca de 32,9% de sua produção e enfrenta a concorrência de produtos importados em sua linha de produtos agrícolas, na linha de FPS e na linha de lâminas para corte de pedras. Resulta que há um risco cambial que se materializa na forma de preços baixos dos produtos importados.

O Emissor tem uma única empresa controlada, a METISA Florestal   e Energética S.A., cuja principal atividade   é o reflorestamento de pinus e eucaliptos.

A principal matéria-prima utilizada pelo Emissor é constituída por palanquilhas de lingotamento contínuo e chapas bobinas de aços de alto carbono e de aços micro ligados de qualidade construção mecânica. Os fornecedores desses materiais no Brasil são: o Grupo Gerdau, Arcelor-Mittal, Usiminas e CSN – Companhia Siderúrgica Nacional.

METISA comercializa uma ampla gama de produtos a um grande número de clientes, no Brasil e no exterior, não existindo clientes que respondam sozinhos  por parte relevante das vendas, entendido como tal cliente responsável por mais de 10% do faturamento.

Resulta que não há risco relevante relacionado a clientes.

As vendas do Emissor se dirigem a diversos setores da economia, sendo os principais o setor agrícola, o setor de construção civil, a mineração e o setor de construção e conservação de estradas. Embora a atividade desses setores sofram flutuações, o risco de ruptura de suas atividades é praticamente inexistente. Resulta que não há risco relevante relacionado com os setores da economia nos quais o Emissor atua.

O fator de risco relacionado às vendas a países estrangeiros é a variação cambia l e eventual inadimplência resultante da situação econômica de alguns dos países para onde o Emissor exporta. Nos últimos 5 (cinco) exercícios sociais, a Companhia reconhece u como perda o montante de U$ 764.771,32 (setecentos e sessenta e quatro mil, setecentos e setenta e um dólares e trinta e dois cents dólares), valores considerados irrelevantes perante o total exportado no período, de aproximadamente U$ 98,000,000.00 (noventa e oito milhões de dólares).