Empresas

Patrimar Engenharia-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A extensão da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em razão da disseminação do coronavírus (COVID-19), a percepção de seus efeitos, ou a forma pela qual tal pandemia impactará os negócios da Companhia depende de desenvolvimentos futuros, que são altamente incertos e imprevisíveis, podendo resultar em um efeito adverso relevante nos negócios da Companhia, em sua condição financeira, resultados das operações e fluxos de caixa e, finalmente, em sua capacidade de continuar operando seus negócios.

A mudança de hábitos decorrente da adoção de home office por boa parte das empresas com a pandemia de COVID-19 , poderá afetar os resultados da Companhia de forma adversa. Essa prática poderá perdurar ainda, pelo restante de 2021.

O valor de mercado dos terrenos que a Companhia mantém em estoque pode cair, o que poderá impactar adversamente os seus resultados operacional e financeiro .

As atividades da Companhia dependem da disponibilidade de financiamento para suprir suas necessidades de capital de giro, aquisição de terrenos e financiamento da construção.

A perda de membros da alta administração da Companhia, ou a incapacidade de atrair e manter pessoal adicional para integrá-la, pode ter um efeito adverso relevante sobre a Companhia.

A Companhia pode enfrentar situações de potencial conflito de interesses em negociações com partes relacionadas.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos podem causar efeitos adversos para a Companhia.

A Companhia pode falhar em detectar comportamentos contrários à legislação e regulamentação aplicáveis e aos seus padrões de ética e conduta, o que pode ocasionar impactos adversos relevantes sobre seus negócios, sua situação financeira, seus resultados operacionais, financeiros e sobre a cotação de suas ações ordinárias.

A Companhia pode não dispor de seguro suficiente para se proteger contra perdas substanciais.

Problemas e falhas relacionadas à execução e atrasos no cumprimento do prazo de construção e à conclusão dos empreendimentos imobiliários da Companhia, bem como empreendimentos imobiliários de sócios e parceiros, poderão prejudicar sua reputação ou sujeitá-la à eventual imposição de indenização e responsabilidade civil, diminuir sua rentabilidade e, consequentemente, afetar adversamente a Companhia .

Uma relativa escassez de corretores imobiliários diante do volume de lançamentos pode implicar em dificuldades na mobilização comercial dos produtos da Companhia.

A Companhia está sujeita aos riscos decorrentes da incorporação de empreendimentos imobiliários de padrão econômico.

Pelo fato da Companhia reconhecer a receita de vendas proveniente de seus imóveis segundo o método contábil da evolução financeira da obra, o ajuste do custo de um projeto de incorporação poderá reduzir ou eliminar a receita e o lucro anteriormente apurados.

O descasamento entre as taxas utilizadas para a indexação das receitas da Companhia e as taxas utilizadas para a indexação de suas despesas poderá afetar a Companhia adversamente.

A aquisição dos imóveis compromissados à venda em favor da Companhia para composição do seu landbank poderá deixar de ser concluída caso qualquer uma das condições precedentes de compromissos de compra e venda não seja superada.

A Companhia pode não ser bem sucedida em implementar sua estratégia de crescimento, no todo ou em parte, como planejado, o que poderá afetá-la adversamente.

Os ativos da Companhia estão concentrados em determinadas áreas geográficas e uma desaceleração econômica nessas áreas pode ter um efeito adverso relevante nos resultados operacionais e condição financeira da Companhia.

A Companhia  está sujeita  a  riscos associados ao  não  cumprimento da Lei Geral de  Proteção de Dados,  podendo ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

Incidentes de segurança cibernética, incluindo ataques à infraestrutura necessária para manter nossos sistemas de TI, ou falhas nos sistema s de tecnologia de informação podem resultar em danos reputacionais e financeiros para a Companhia.

A Companhia pode vir a precisar de capital adicional no futuro, por meio da emissão de ações ou de valores mobiliário s conversíveis em ações ou permutáveis por elas, o que poderá resultar na diminuição do valor de nossas ações e em uma diluição da participação do investidor no capital social da Companhia.

Incapacidade de manter níveis de capital de giro suficientes para o seu negócio pode limitar o crescimento da Companhia e a afetar adversamente.

A Companhia pode não pagar dividendos ou juros sobre o capital próprio aos acionistas titulares de ações.

A Companhia pode não ser capaz de integrar as operações de empresas que venha a adquirir, o que poderá causar um efeito adverso nos seus negócios, na sua situação financeira e nos seus resultados operacionais.

Os requisito s a serem observados pela Companhia após sua abertura de capital exigirão a aplicação de recursos significativos e atenção da administração.

A Companhia está sujeita ao risco de sua inclusão no “Cadastro de Empregadores”, o que pode afetar adversamente a imagem e consequentemente os negócios e a situação financeira da Companhia.

Os interesses dos acionistas controladores da Companhia podem entrar em conflito com os interesses de outros detentores de suas ações ordinárias.

A Companhia é uma holding e seus resultados dependem dos resultados de suas controladas, os quais ela não pode assegurar que serão disponibilizados.

Caso as parcerias da Companhia não sejam bem-sucedidas ou caso a Companhia não consiga manter um bom relacionamento com os seus parceiros ou sócios, os seus negócios e operações podem ser afetados negativamente.

Riscos associados à concessão de financiamentos a parceiros podem afetar os negócios e operações da Companhia negativamente.

Eventual processo de liquidação da Companhia ou de suas controladas pode ser conduzido em bases consolidadas.

Aumentos no preço de matérias-primas podem elevar o custo de empreendimentos e reduzir os lucros da Companhia.

A utilização de mão-de-obra terceirizada pode implicar na assunção de obrigações de natureza trabalhista e previdenciária.

A Companhia pode figurar como responsável solidária pelos danos ambientais causados por seus fornecedores e parceiros/ sócios.

A Companhia está sujeita a riscos normalmente associados à concessão e à inadimplência de financiamento.

A Companhia está sujeita a riscos associados a distratas pleiteados pelos adquirentes das unidades.

A Companhia está exposta a riscos associados à incorporação imobiliária, construção, comercialização e venda de imóveis.

O setor imobiliário no Brasil é altamente competitivo, o que poderá ocasionar uma redução da participação da Companhia no mercado em certas circunstâncias.

Ao concretizar o financiamento imobiliário do cliente ao longo da obra, o banco financiador exige a coparticipação da Companhia caso o cliente não faça os pagamentos em dia para as parcelas vincendas no período de obras.

A alteração das condições de mercado poderá prejudicar a capacidade da Companhia de vender seus empreendimentos e unidades disponíveis pelos preços previstos, o que poderia reduzir as suas margens de lucro e a afetar adversamente.

A escassez de recursos disponíveis para financiamentos no mercado e/ou o aumento na taxa de juros pode prejudicar a capacidade ou disposição dos potenciais compradores de imóveis de financiar suas aquisições, o que pode vir a afetar negativamente as vendas da Companhia e a obrigar a alterar as condições de financiamento que oferece aos seus clientes.

A Companhia pode enfrentar dificuldades para localizar terrenos atraentes e aumentos no preço de terrenos poderão elevar seus custos de vendas, diminuir seu lucro e afetá-la adversamente.

Concentração bancária no Brasil pode prejudicar a disponibilidade e o custo do crédito.

As atividades da Companhia estão sujeitas à extensa regulamentação, o que pode vir a aumentar os seus custos, causar dificuldades para o desenvolvimento de determinados  empreendimentos ou de outra  forma afetar adversamente as suas atividades e fluxo de caixa.

Alterações da legislação tributária brasileira poderão aumentar a carga tributária da Companhia, e consequentemente, impactar adversamente os seus resultados operacionais.

O aumento de alíquotas de tributos existentes ou a criação de novos tributos que afetem os financiamentos vigentes poderão prejudicar de maneira relevante a situação financeira da Companhia e os seus resultados operacionais.

Modificações nas práticas contábeis adotadas no Brasil em função de sua convergência  às norma s internacionais  de contabilidade (IFRS} podem afetar adversamente os resultados da Companhia.

As atividades de construção de empreendimentos da Companhia podem expô-la a riscos ambientais que poderiam afetá-la adversamente.

Os imóveis de propriedade da Companhia , controladas ou coligadas, podem ser desapropriados.

O descumprimento de condicionantes técnicas previstas nas licenças ambientais concedidas para alguns dos empreendimentos da Companhia podem comprometer o regular exercício das atividades empresariais.

Incêndios, chuvas fortes ou outros desastres naturais ou de origem humana podem afetar as instalações da Companhia e a sua estrutura de custos, o que pode causar um efeito material adverso em suas atividades, situação financeira e resultados operacionais.

Mudanças climáticas podem ocasionar danos aos negócios da Companhia e aos negócios de suas controladas.

O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo, como do atual coronavírus (COVID-19), pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial e a economia brasileira, impactando o mercado de negociação das ações de emissão da Companhia.

A volatilidade e falta de liquidez do mercado de valores mobiliário s brasileiro poderão limitar a capacidade de venda das ações da Companhia pelo preço e momento desejados.

Acontecimentos políticos, econômicos e sociais e a percepção de riscos em outros países, sobretudo em países de economia emergente, podem prejudicar o valor de mercado dos valores mobiliários brasileiros.

A intervenção do governo brasileiro na economia nacional por meio de modificações significativas em suas políticas e normas monetárias, fiscais, creditícias e tarifária s podem afetar os negócios da Companhia.

A inflação e os esforços governamentais para combatê-la podem contribuir para um cenário de incerteza econômica, afetando adversamente a Companhia e o preço de mercado de sua s ações.

O negócio da Companhia, os resultados de suas operações, bem como o valor de suas ações podem ser afetados negativamente por condições macroeconômicas, condições do mercado imobiliário e outras condições de execução dos projetos.

Instabilidade política tem afetado adversamente a economia brasileira, os negócios e os resultados das operações da Companhia, bem como poderá afetar também o preço de negociação de suas ações.

Qualquer degradação da classificação de crédito do Brasil (rating) pode afetar negativamente o preço das ações ordinárias da Companhia.

A instabilidade cambial pode prejudicar a economia brasileira e, consequentemente, os resultados da Companhia.

O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia brasileira, e qualquer surto de tais doenças no Brasil pode afetar diretamente as operações da Companhia, seus negócios e o resultado de suas operações.