Empresas

Raizen Energia-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Podemos não identificar ou desenvolver com sucesso os projetos de crescimento e/ou expansão das instalações existentes.

Podemos não ser capazes de implementar com sucesso nossa estratégia de crescimento

Realizamos operações de hedge, que envolvem riscos e que podem gerar impactos financeiros adversos.

Enfrentamos forte concorrência nos nossos negócios, o que poderá afetar de maneira adversa nossa participação no mercado e nossa lucratividade.

Poderá haver conflitos de interesses entre nós e os demais acionistas ou quotistas dos negócios em que tenhamos participações minoritárias.

Descompasso temporal entre as saídas de caixa para pagamento de custos relacionados a processos judiciais e o ressarcimento pelos acionistas pode expor a Companhia a pressões momentâneas de caixa.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos podem nos causar efeitos adversos.

A expansão do nosso negócio por meio de aquisições e alianças estratégicas apresenta riscos que poderão reduzir os benefícios que esperamos obter com essas operações.

Nosso negócio pode ser afetado de forma substancial se as operações em nossas instalações de transporte, terminal, depósito e distribuição sofrerem interrupções significativas. Nosso negócio também pode ser adversamente afetado se as operações de nossos clientes e fornecedores sofrerem interrupções significativas.

Incêndios e outros desastres podem afetar nossas instalações agrícolas, propriedades industriais e escritórios administrativos, incluindo data center, o que poderia afetar adversamente nossas atividades administrativas, nosso armazenamento e processamento de dados corporativos, nossos volumes de produção e, consequentemente, nosso desempenho financeiro.

Interrupção nos serviços de transporte e logística ou investimentos insuficientes na infraestrutura pública poderão afetar adversamente nossos resultados operacionais.

Avanços tecnológicos podem afetar a oferta e a demanda por nossos produtos ou exigir investimentos de capital substanciais para manter nossa competitividade.

Podemos precisar de recursos adicionais no futuro, os quais podem não estar disponíveis para atender às nossas futuras necessidades de capital ou não estar disponíveis no momento necessário ou desejável.

Nossas atividades são inerentemente perigosas.

Não estamos segurados contra interrupção das atividades de nossas operações e a maioria de nossos ativos não está segurada contra guerra ou sabotagem. Além disso, nossa cobertura de seguro pode ser inadequada para cobrir todas as perdas e/ou obrigações que possam ser incorridas em nossas operações.

Eventos em outros países podem ter um impacto negativo sobre a economia brasileira e afetar a demanda por nossos produtos.

A contaminação de nossos produtos e outros riscos correlatos podem prejudicar nossa reputação, levando à abertura de processos judiciais e administrativos e/ ou resultando no fechamento de nossas instalações produtivas.

Podemos ser afetados de maneira adversa caso seja vedada a terceirização do plantio, carregamento e transporte de cana-de-açúcar.

Desapropriação dos imóveis destinados à produção rural pode afetar adversamente os resultados da Companhia

Podemos ser afetados de maneira adversa caso sejam revogados ou não renovados benefícios fiscais a nós concedidos

A Companhia pode não alcançar os resultados, projeções, ou executar integralmente a sua estratégia de negócios.

Autorizações e licenças:  a Companhia é obrigada a obter licenças específicas para produtores rurais, emitidas por autoridades governamentais, com relação a determinados aspectos das suas operações. As leis e regulamentos que tratam dessas licenças podem, com frequência, exigir a compra e instalação de equipamentos de custo mais elevado para o controle da poluição ou a execução de mudanças operacionais a fim de limitar impactos ou potenciais impactos ao meio ambiente e/ou à saúde dos nossos funcionários. A violação de tais leis e regulamentos ou licenças pode resultar em multas elevadas, sanções criminais, revogação de licenças de operação e/ou na proibição de exercício das atividades pela Companhia.

Perda de pessoas-chave da equipe: a perda de pessoas qualificadas e a eventual incapacidade da Companhia de atrair e manter equipe especializada, com vasto conhecimento do mercado, pode ter efeito adverso relevante sobre as atividades destas empresas, situação financeira e resultados operacionais. Eventual perda de pessoas chaves da equipe e a incapacidade de atrair novos talentos pode afetar a capacidade de geração de resultado da Companhia.

Estamos sujeitos a extensa regulamentação ambiental, podendo incorrer em custos significativos para cumprir com tais regulamentações e estamos expostos a penalidades ambientais e responsabilidades delas decorrentes.

Invasão dos imóveis destinados à produção agrícola: a invasão e ocupação de terras agrícolas por membros de determinados movimentos sociais é uma prática comum e, em certas regiões, inclusive aquelas nas quais a Companhia possui propriedades ou arrendamento de terras, os remédios disponíveis, tais como proteção policial e ações possessórias, podem ser inadequados ou inexistentes. Por consequência, a capacidade de produção da Companhia pode ser afetada no caso de invasão de tais movimentos sociais o que pode impactar negativamente as suas operações.

A nossa incapacidade em apresentar garantias em procedimentos judiciais ou administrativos poderá causar um efeito material adverso em nossos negócios, condições financeiras e resultados operacionais.

Qualquer falha relacionada às parcerias estratégicas da Companhia pode resultar em obrigações financeiras ou obrigações de performance adicionais para a Companhia, o que reduziria a sua lucratividade.

A Companhia depende de seus sistemas de tecnologia da informação, e qualquer falha desses sistemas pode afetar seus negócios

A performance da Companhia depende de relações de trabalho favoráveis com seus funcionários e do cumprimento das leis trabalhistas. Quaisquer desgastes dessas relações ou o aumento dos custos trabalhistas podem afetar adversamente os seus negócios.

Os controles internos relacionados à implementação de políticas de governança e compliance da Companhia podem não ser suficientes para impedir penalidades regulatórias e danos à reputação

A Raízen está sujeita a riscos associados ao não cumprimento das leis de Proteção de Dados Pessoais, podendo ser afetada adversamente pela aplicação de sanções, inclusive pecuniárias.

Nossa gestão é fortemente influenciada por nossos acionistas controladores, sendo que a falta de alinhamento em questões estratégicas pode impactar a Companhia.

Somos controlados por dois grupos de acionistas: somos controlados por dois grupos de acionistas, (i) Cosan S/A Indústria e Comércio (“Cosan”); e (ii) Shell Brazil Holdings B.V. (“Shell”). O controle compartilhado de nossa Companhia pode resultar em impasses e disputas entre nossos acionistas controladores em relação à estratégia, controle e outros assuntos importantes, o que poderá nos afetar adversamente.

O acordo de acionistas e outros contratos envolvendo a Companhia preveem ou podem prever opções de compra e venda de ações além de hipóteses de rescisão

Podemos enfrentar situações de conflito de interesses nas operações com empresas pertencentes aos acionistas.

Dependemos de terceiros em serviços essenciais para o fornecimento aos nossos clientes.

Estamos sujeitos à indisponibilidade ou a preços mais altos da cana-de-açúcar adquirida de terceiros e a falta de cana-de-açúcar deles decorrente pode impactar significativamente na produção e distribuição de etanol e de açúcar.

Os custos de matéria-prima e serviços estão sujeitos a flutuações que podem ocasionar efeitos adversos relevantes nos resultados das operações da Companhia

Estamos expostos a risco de crédito e outros riscos de contraparte de nossos clientes no curso normal do nosso negócio

Sazonalidade no ciclo de crescimento da cana-de-açúcar na região centro-sul do Brasil

Volatilidade de preço

Atuamos em setores nos quais a demanda e o preço de mercado dos nossos produtos são cíclicos e são afetados pelas condições econômicas e climáticas gerais do Brasil e do mundo.

Nossas lavouras podem ser afetadas por doenças e pragas que poderão destruir uma parcela significativa de nossas plantações.

Condições climáticas adversas poderão reduzir o volume e o teor de sacarose da cana-de-açúcar que cultivamos e compramos em determinada safra, e estamos sujeitos à sazonalidade do ciclo de crescimento da cana-de-açúcar.

Eventual redução ou crescimento abaixo do esperado na demanda de etanol como combustível, ou uma mudança na política do  governo brasileiro no sentido de reduzir a adição de etanol à gasolina, poderá nos causar efeitos adversos significativos.

o uso de produtos alternativos ao açúcar e ao etanol e avanços tecnológicos podem ter efeitos adversos sobre a demanda pelos nossos produtos no Brasil e em outros países, ou exigir investimentos de capital para que continuemos competitivos.

A venda de etanol e açúcar é concentrada em alguns clientes da Companhia que poderão exercer poder de barganha significativo na negociação de preços e outras condições de venda

Os preços do etanol são diretamente influenciados pelos preços do açúcar e da gasolina e, dessa forma, uma diminuição desses preços poderá afetar adversamente os negócios decorrentes de açúcar e etanol

Riscos relacionados às condições econômicas e políticas do Brasil podem afetar negativamente os negócios da Raízen Energia.

Acontecimentos e a percepção de risco em outros países podem afetar adversamente a economia brasileira e o preço de mercado dos valores mobiliários dos emissores brasileiros.

A inflação e as medidas governamentais para conter a inflação podem afetar negativamente a economia brasileira, o mercado de valores mobiliários , os negócios, operações e os preços de mercado dos nossos valores mobiliários

A instabilidade econômica resultante do impacto da pandemia mundial do COVID-19.

A instabilidade cambial.

As altas taxas de juros podem afetar adversamente as operações e a condição financeira da Raízen Energia

Redução de investimentos estrangeiros no Brasil pode impactar negativamente a Raízen Energia

A atual crise econômica e política no Brasil pode ter um efeito material adverso nos negócios, operações e condições financeiras da Raízen Energia.

A deficiência de mão-de-obra e infraestrutura no Brasil podem afetar o crescimento econômico e causar efeitos materiais adversos à Raízen Energia.

Futuras políticas governamentais e regulamentação podem afetar adversamente as operações e rentabilidade da Raízen Energia.

A regulação do setor elétrico poderá afetar de forma adversa nossos negócios e desempenho financeiro relacionados à venda de energia gerada em projetos de cogeração.

Políticas e regulamentações governamentais que afetem o setor agrícola e setores relacionados poderão afetar de maneira adversa nossas operações e nossa lucratividade.

As leis e a regulamentação brasileira referentes à queima da cana podem ocasionar um impacto adverso relevante nos negócios e performance financeira da Companhia.

Estamos sujeitos ao risco de processos baseados em alegações de quebra dos direitos de propriedade intelectual de terceiros.

A Companhia está sujeita à aplicação de penalidades administrativas no caso de descumprimento aos termos e condições de suas autorizações, incluindo a sua possível revogação

Alterações nas leis tributárias podem aumentar a carga tributária da Raízen Energia e como resultado, afetar adversamente a sua lucratividade

Se a Raízen Energia não cumprir as leis e regulamentos destinados a prevenir a corrupção governamental nos países em que vendem seus produtos, poderá ficar sujeita a multas, penalidades ou outras sanções e suas vendas e rentabilidade poderiam sofrer efeitos adversos.
Exportações sujeitas a uma ampla variedade de riscos e incertezas associados às operações internacionais