Empresas

Sansuy – Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividade

A estratégia de crescimento da Sansuy é norteada na manutenção e aprimoramento da qualidade de seus produtos e desenvolvimentos voltados às necessidades do mercado. Contudo, definições da Companhia que envolvam premissas complexas e sensíveis, principalmente, as que são suscetíveis a fatores externos que não estão sob o controle da administração, podem comprometer o êxito completo das estratégias adotadas e consequentemente a “saúde” da Companhia.

A ausência ou substituição, por qualquer motivo, de membro do conjunto tomador de decisões da organização pode influenciar negativamente no direcionamento administrativo, considerando que o sucesso ou insucesso dos negócios depende das decisões deste conjunto de membros.

Em função da Companhia não ter histórico de lucratividade nos últimos anos, o investimento na Sansuy pode ser considerado como de risco, o que faz entender que o baixo volume de negociações sejam efetuados, principalmente, com base em fontes especulativas.

A principal controlada da Sansuy, a empresa Kanaflex, fabrica produtos de outros segmentos do ramo plástico, que não tem relação direta com nossos produtos. Portanto a relação produtiva com nossa controlada é considerada independente sujeitando-nos apenas aos riscos inerentes ao próprio negócio da controlada.

As controladas indiretas Viniartefatos Comércio, Importação e Exportação Ltda e Sanbio Construções e Soluções Ambientais Ltda., operam prioritariamente em função dos produtos fab1icados pela Sansuy S.A..

Não há riscos considerados relevantes pelo fato de as principais matérias primas (Resina de PVC e Plastificante) estarem sendo adquiridas de fonna descentralizada.

A Sansuy submete seus clientes a uma avaliação criteriosa e sistemática em relação a sua situação financeira e econômica, bem como acompanha de forma pern1anente as posições em aberto.

Entretanto, não podemos garantir que não haverá aumento no não cumprimento das obrigações por parte de nossos clientes. Apesar de nossa carteira de clientes ser pulverizada, todos estão expostos às variações das condições econômicas e de mercado. Assim, ocorrendo qualquer fator imprevisto que aumente a inadimplência por parte dos nossos clientes, afetará também nossa capacidade de geração de caixa. Historicamente o índice de inadimplência é irrelevante.

O setor econômico  no qual a Sansuy atua é caracterizado por ser diversificado, o que dilui o efeito de uma retração econômica localizada. Porém estamos expostos não só a uma possível retração de demanda em produtos de maior valor agregado em função da melhor qualidade como a variação dos preços de nossas matérias primas, que são derivadas de petróleo e, portanto, sofrem os efeitos de flutuações cambiais.

O setor da indústria, no qual a Sansuy está inserida, vem sendo severamente penalizado pela alta carga tributária, o que demanda um esforço adicional muito grande na viabilização dos negócios, comprometendo em diversas ocasiões a administração do caixa da Companhia.

A Companhia não possui investimentos no exte1ior, no entanto, em função de manter negócios com clientes e fornecedores no mercado externo, podem surgir oco1Tências internas ou externas que comprometam a regularidade nom1al desses negócios.

A Companhia cumpre todas as normas ambientais, de saúde e segurança às quais está sujeita.

Os investimentos já realizados permitem à Companhia continuar produzindo com o mínimo de agressão ao meio ambiente com tratamento de resíduos e reciclagem de materiais,  porém podem surgir situações de influência externa que podem comprometer a eficácia desses controles, demandando esforços adicionais da Companhia para o retomo à regularidade desse equilíbrio.