Empresas

SmartFit-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A pandemia da doença causada pelo novo coronavírus (ou COVID-19) teve e pode continuar a ter um efeito adverso relevante sobre os negócios e resultados operacionais da Companhia.

A Companhia pode vir a enfrentar dificuldades na abertura e no desenvolvimento das suas unidades.

A perda de membros de sua administração e/ ou a capacidade de atrair e manter administradores qualificados, poderá ocasionar um efeito adverso relevante para a Companhia.

Se a Companhia não conseguir atrair, desenvolver e reter colaboradores compromissados com a sua cultura e suas marcas, suas operações poderão ser adversamente afetadas.

A Companhia pode não ser capaz de administrar seu crescimento de forma efetiva e manter controles internos efetivos, o que pode ter um efeito negativo relevante sobre seus negócios, resultados operacionais e situação financeira.

Pode haver impossibilidade ou dificuldade de manutenção ou renovação dos atuais e/ ou não celebração de novos contratos de locação ou celebração de novos contratos de locação em condições satisfatórias. Ademais, a Companhia pode vir a pagar multas contratuais em caso de rescisão de contratos de locação relativos às unidades que decidir fechar.

Falhas em administrar adequadamente sua alavancagem financeira , inclusive através do não cumprimento de cláusulas restritivas (covenants) em contratos que regem o seu endividamento podem afetar adversamente a capacidade da Companhia em operar seu negócio.

A Companhia depende largamente da eficácia das campanhas de propaganda e marketing.

A abertura de novas academias perto das academias existentes da Companhia, tanto por concorrentes quanto pela própria Companhia, pode impactar negativamente seus níveis médios de associação por academia e seus resultados operacionais.

A Companhia pode não ser capaz de operar e concorrer eficientemente em novos mercados relacionados ao ecossistema fitness no qual opera, o que poderá impactar os resultados financeiros da Companhia de forma adversa.

A Companhia pode não ser capaz de realizar associações, aquisições e/ ou reorganizações societárias no Brasil ou no exterior, no momento e em condições, termos ou preços desejados.

Adicionalmente , tais associações, aquisições e/ ou reorganizações societárias podem não trazer os resultados que a Companhia espera e/ ou a Companhia pode não ser capaz de integrá-las com sucesso aos seus negócios. As associações, aquisições e reorganizações societárias apresentam muitos riscos que poderão afetar adversamente as operações e receitas da Companhia.

Problemas nos sistemas de tecnologia da informação da Companhia poderão impactar adversamente as suas operações,

Falhas na proteção do banco de dados da Companhia, que incluem dados confidenciais dos clientes, poderão causar um efeito adverso para a Companhia, incluindo processos judiciais,

Decisões desfavoráveis em processos judiciais administrativos ou arbitrais podem ter um efeito adverso relevante sobre a Companhia.

Os direitos de propriedade intelectual da Companhia, incluindo marcas e nomes comerciais, podem ser violados, desviados ou questionado por terceiros.

Qualquer deterioração das relações de trabalho com seus funcionários ou paralisações da força de trabalho podem afetar adversamente o negócio, os resultados operacionais e a condição financeira da Companhia.

Aumentos de salários e demais benefícios previstos nos acordos sindicais podem reduzir a margem de lucro da Companhia. A forma como serão pactuados os acordos sindicais, independentemente da filiação ou não dos seus empregados, poderá afetar adversamente o negócio os resultados operacionais e a situação financeira da Companhia.

As operações conduzidas pelos franqueados da Companhia envolvem riscos que podem gerar efeitos adversos sobre os seus negócios.

Perdas não cobertas pelos seguros contratados pela Companhia podem resultar em prejuízos, o que poderá gerar efeitos adversos sobre seus negócios.

A Companhia pode ser afetada substancialmente por violações à legislação anticorrupção e à legislação antitruste.

Os titulares das ações ordinárias da Companhia poderão não receber dividendos ou juros sobre o capital próprio

A captação de recursos adicionais por meio de uma oferta de ações ou títulos conversíveis em ações poderá diluir a participação acionária dos acionistas da Companhia.

O fato de as academias da Companhia serem espaços de uso público pode gerar consequências que fogem do controle da administração das respectivas academias, o que pode causar danos materiais e à imagem de suas academias, além de causar eventual responsabilidade civil.

A nossa marca e a nossa imagem poderão ser afetadas caso algum cliente que tenha tido alguma experiência negativa de compras divulgue sua experiência nas redes sociais, bem como caso os influenciadores que divulguem nossas marcas sofram eventuais danos à sua imagem.

A gestão da Companhia é fortemente influenciada por seus acionistas controladores.

Os interesses dos atuais acionistas controladores da Companhia podem ser conflitantes com os interesses dos demais acionistas.

A Companhia é uma holding e de pende, além de seu próprio resultado , dos resultados operacionais de suas subsidiárias.

A Companhia não pode garantir que os seus fornecedores não se envolvam com práticas irregulares.

A Companhia pode ser responsabilizada de forma subsidiária por dívidas trabalhistas de terceirizados.

Há poucos fornecedores com capacidade de suprir equipamentos para exercícios físicos nas quantidades e prazos demandados pela Companhia nos mercados em que atua.

A Companhia pode não identificar em tempo hábil ou responder de forma eficaz às tendências ou preferências dos clientes, o que pode afetar negativamente o seu relacionamento com eles.

Pagamentos atrasados ou falta de pagamento pelos clientes da Companhia e dificuldades de negociação, cobrança e recebimento de valores devidos pelos clientes podem causar um efeito adverso em seus negócios.

A Companhia pode ser responsabilizada e estar sujeita a multas relevantes em litígios relacionados a questões de saúde e segurança.

O negócio da Companhia depende da atração de novos clientes e da manutenção de clientes existentes.

A Companhia pode não conseguir manter o valor e a reputação das suas marcas.

O lançamento de novos produtos, marcas e serviços relacionados à prática de atividade física pela Companhia pode não ter o sucesso esperado ou ter impacto negativo no valor e na reputação das marcas existentes.

As oscilações nas taxas de câmbio em relação ao dólar norte-americano real e as moedas dos países em que a Companhia opera podem impactar as conversões que realiza em suas demonstrações financeiras e adversamente afetar o preço de mercado de seus valores mobiliários.

A inflação em alguns dos países onde a Companhia opera e as medidas governamentais para combatê-la, incluindo aumento nas taxas de juros, podem resultar em um efeito negativo significativo  nas  economias  desses  países, e como resultado na condição  financeira da Companhia, nos resultados operacionais e no preço de mercado de seus valores mobiliários,

Eventos políticos, econômicos e sociais e a percepção de riscos em outros países, incluindo os Estados Unidos, países da União Europeia e países de economias emergentes, podem afetar adversamente a economia brasileira e outras economias da América Latina , os negócios da Companhia e o valor de mercado dos seus valores mobiliários.

A Companhia está sujeita aos riscos relacionados a regulamentação da prática de atividade física , bem como à obtenção e manutenção de registros, autorizações, licenças e alvarás para a instalação e a operação das suas unidades.

Alterações nas leis tributárias brasileiras e conflitos em sua interpretação podem impactar adversamente a Companhia, aumentando os impostos que a Companhia é obrigada a pagar.

A Companhia está sujeita a demandas administrativas e judiciais, nos termos da legislação de defesa do consumidor questionando os termos e condições da relação contratual mantida com seus clientes, o que poderá afetar adversamente seus resultados.

A Companhia pode sofrer impactos relevantes devido a alterações na legislação tributária ou a conflitos em sua interpretação.

A Companhia está sujeita à legislação antitruste do Brasil e nos outros países em que atua.

A Companhia opera em mercados emergentes. Seus atuais e futuros resultados operacionais, bem como sua condição financeira dependem das condições econômicas nos países onde opera e venha eventualmente a operar, e qualquer deterioração nas condições econômicas poderá prejudicar seus resultados operacionais.

Os governos têm alto grau de influência nas economias onde a Companhia opera o que poderá afetar adversamente seus resultados operacionais. As restrições na movimentação de capital, em distribuições de dividendos e alterações nas leis tributárias nas jurisdições onde as subsidiárias da Companhia são constituídas ou operam podem adversamente afetara capacidade das subsidiárias de remeter dividendos à Companhia.

A Companhia está sujeita a leis e regulamentações ambientais

O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo como o atual coronavírus (Covid-1,9) pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e nacional e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial e a economia brasileira, impactando a negociação das ações da Companhia. Adicionalmente, tais  eventos  e   as   medidas   tomadas   por  autoridades governamentais  em  resposta  a  tais  eventos  podem  impactar,  direta  ou  indiretamente  as operações e resultados da Companhia de forma adversa.

A instabilidade política brasileira pode afetar adversamente os negócios da Companhia e seus resultados operacionais.

O Governo Federal exerce influência significativa sobre a economia brasileira. Essa in fluência, aliada à atual conjuntura econômico-política brasileira,   podem afetar desfavoravelmente nossos negócios, resultado operacional e financeiro e fluxo de caixa.

Qualquer queda adicional no rating de crédito do Brasil pode afetar adversamente o preço de negociação das nossas ações ordinárias

A desvalorização em condições econômicas e de mercado,  em geral, ou a percepção de risco em outros países, especialmente nos Estados Unidos e países de mercados emergentes, pode afetar negativamente a economia brasileira e o preço de mercado de valores mobiliários brasileiros

Os mercados de países emergentes, como o Brasil, oferecem risco maior do que o de países considerados desenvolvidos,

Um mercado de negociação ativo e líquido para as ações ordinárias da Companhia pode não se desenvolver e uma limitação substancial na capacidade dos nossos acionistas venderem as ações da Companhia pelo preço e na ocasião que desejarem, devido à volatilidade e à falta de liquidez do mercado brasileiro de valores mobiliários, poderão afetar adversamente o valor da sua negociação.

A inflação e as medidas do Governo Federal para combatê-la podem contribuir para a incerteza econômica no Brasil, afetando adversamente o resultado operacional da Companhia.

Possíveis eventos de instabilidade na taxa de câmbio poderão afetar a Companhia de forma adversa.