Empresas

Comerc-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A Companhia não pode garantir que as condições financeiras dos contratos celebrados no Ambiente de Contratação Livre e no Ambiente de Contratação Regulado serão observadas.

A Companhia pode não ser capaz de realizar as operações de negociação e comercialização da energia de forma rentável.

A Companhia pode não ser capaz de gerar toda a energia a que se obrigou negociar contratualmente, o que pode ter um efeito adverso relevante sobre a Companhia.

A Companhia poderá não conseguir entregar a energia por ela geradaa preços e condições contratados no âmbito dos contratos de comercialização de energia, o que poderá resultar em um efeito adverso relevante em seus resultados.

As atividades de comercialização da Companhia estão sujeitas a perdas potenciais devido a variações de curto prazo nos preços de energia no mercado spot.

A Companhia poderá não ser capaz de comercializar toda sua energia aos preços planejados.

A Companhia pode não conseguir executar ou obter os benefícios esperados de seus planos de crescimento por meio de crescimento orgânico ou aquisições, o que pode afetar adversamente sua reputação e seus resultados.

O crescimento dos negócios e operações da Companhia pode ser adversamente afetado no caso de não obtenção de novos contratos de compra e venda de energia no ambiente de contratação livre.

Os negócios e operações da Companhia podem ser adversamente afetados no caso de baixa adesão de novos consorciados no arrendamento de plantas de geração distribuída,

A construção e operação das instalações e equipamentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica envolvem riscos significativos que podem ensejar perda de receita ou aumento de despesas.

A estratégia de negócios e a operação dos ativos da Companhia poderá ser afetada por fatores adversos, o que poderá causar um efeito adverso relevante nos resultados da Companhia.

A Companhia está sujeita a riscos na operacionalização da entrega dos créditos de geração distribuída.

A Companhia pode não ser capaz de extrair as sinergias que planejou para suas subsidiárias.

A Companhia pode precisar de recursos no futuro por meio de emissão de ações, ou outros valores mobiliários conversíveis ou permutáveis em ações, o que poderá diluir a participação acionária de investidores nas ações na Companhia.

A ocorrência de desastre natural, epidemia generalizada de saúde, pandemia ou outros surtos pode prejudicar significativamente os negócios, a situação financeira e os resultados operacionais da Companhia. Além disso, a disseminação de doenças transmissíveis em escala global, como a pandemia de COVID-19, pode afetar o ânimo de investimento, causar interrupções e resultar em volatilidade esporádica nos mercados globais. Como resultado, a economia e as perspectivas brasileiras podem ser afetadas e, consequentemente, os negócios, condição financeira e preço de negociação das ações ordinárias da Companhia podem ser adversamente afetados.

Interrupções das operações ou degradação da qualidade dos serviços da Companhia poderão ter efeito adverso sobre seus negócios, condição financeira e resultados operacionais.

Os ativos de geração de energia solar podem não ter o desempenho esperado e/ ou não serem implementados dentro do cronograma esperado.

A implementação da estratégia de negócios da Companhia, bem como seu crescimento futuro, exigirá capital adicional que pode não estar disponível ou, caso disponível, poderá não estar em condições favoráveis para a Companhia.

Incidentes de segurança cibernética, incluindo ataques à infraestrutura necessária para manter os sistemas de TI da Companhia, podem resultar em danos à reputação e às operações da Companhia.

A aquisição de novos projetos pode trazer riscos à Companhia, em razão de seu conhecimento limitado acerca de todas as contingências a eles relacionadas.

A Companhia está sujeita a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e pode ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

A construção, operação e ampliação das instalações e equipamentos destinados à transmissão, distribuição e geração de energia elétrica da Companhia envolvem riscos significativos, que poderão resultar em perda de receita ou aumento de despesas.

Atrasos na construção dos parques solares das subsidiárias da Companhia podem afetar adversamente a condição financeira da Companhia.

As subsidiárias da Companhia não são proprietárias dos imóveis nos quais são instalados seus empreendimentos. Assim, as subsidiárias da Companhia podem não ser capazes de renovar ou manter em vigor os contratos que lhes garantam a posse após o decurso do prazo de sua vigência.

A Companhia e/ ou suas controladas podem não conseguir obter, manter ou renovar tempestivamente as aprovações, licenças, outorgas, registros, cadastros e autorizações necessárias junto às autoridades governamentais e concessionárias de distribuição para a condução de seus negócios, ou enfrentar atrasos materiais na sua obtenção/renovação.

A estratégia de crescimento da Companhia poderá ser prejudicada pelo ritmo de crescimento do ACL.

A Companhia pode incorrer em perdas ou custos adicionais em função de não regularização fundiária.

O crescimento da Companhia depende de sua capacidade de atrair e manter profissionais qualificados.

A Companhia está sujeita a resultados desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos que poderão afetar negativamente os seus resultados e situação financeira.

A Companhia pode ser responsabilizada pela reparação de eventuais danos causados a terceiros no curso de suas atividades empresariais

A Companhia pode não dispor de seguro suficiente para se proteger contra perdas substanciais, o que pode afetar adversamente os ativos, os negócios e/ ou a condição financeira da Companhia.

Os resultados da Companhia poderão ser impactados por alterações na legislação tributária brasileira ou por resultados desfavoráveis de contingências tributárias. Adicionalmente, a Companhia pode estar sujeita a interpretações desfavoráveis na aplicação da legislação tributária brasileira.

Os parques solares a serem implantados pela Companhia estão sujeitos aos riscos econômico-financeiros oriundos de eventual volatilidade dos preços de energia.

Os resultados da Companhia podem ser afetados negativamente por condições hidrológicas desfavoráveis, risco de escassez de energia elétrica e possibilidade de racionamento no país.

O nível de endividamento e a estrutura de financiamento da Companhia poderá afetá-la adversamente.

Os detentores das ações de emissão da Companhia poderão nãoreceber dividendos ou juros sobre o capital próprio ou receber dividendos inferiores ao mínimo obrigatório.

A Companhia poderá enfrentar situações de potencial conflito de interesses em negociações com partes relacionadas.

Os controles internos da Companhia atualmente existentes podem não ser suficientes para evitar violações de leis de combate à corrupção, infrações à concorrência, prevenção à lavagem de dinheiro, fraudes ou práticas irregulares por parte de seus administradores, funcionários, fornecedores, parceiros de negócios e terceiros que atuem em nome da Companhia.

Falhas nas políticas e procedimentos de gerenciamento de riscos podem afetar adversamente os negócios da Companhia.

A incapacidade ou falha da Companhia em proteger os seus ativos de propriedade intelectual, ou ainda, de não violar direitos de propriedade intelectual de terceiros pode ter impactos negativos no resultado operacional da Companhia.

Incêndios ou outros desastres naturais ou de origem humana podem afetar as instalações e a estrutura de custos da Companhia e/ ou suas controladas, o que pode causar um efeito material adverso em suas atividades, situação financeira, resultados operacionais e reputação.

Mudanças climáticas e o efeito estufa podem causar um efeito adverso nas atividades e mercados em que a Companhia desenvolve suas atividades.

Eventual processo de recuperação judicial da Companhia ou de suas subsidiárias pode ser conduzido em bases consolidadas.

A Companhia está sujeita a regras trabalhistas, e ao cumprimento estrito da legislação trabalhista brasileira, Além disso, uma paralisação ou greve significativa da força de trabalho da Companhia pode afetaras suas operações.

Os interesses dos acionistas controladores da Companhia podem entrar em conflito com os interesses dos investidores,

A Companhia depende de prestadores de serviços terceirizados para atividades de operação e manutenção {O&M} de suas centrais geradoras de energia elétrica e, caso esses serviços não sejam adequadamente executados, a Companhia poderá sofrer um efeito adverso relevante.

A Companhia pode ser responsabilizada por obrigações ambientais, fiscais, trabalhistas e previdenciárias de fornecedores ou prestadores de serviços.

Custos de contratação podem variar de acordo com a demanda de mercado devido à limitação do número de fornecedores.

A incapacidade e/ou a indisponibilidade dos fornecedores da Companhia, bem como seus custos de contratação, poderão impactar negativamente a Companhia. Adicionalmente, falhas de um ou mais fornecedores poderão prejudicar as atividades, a condição financeira e os resultados operacionais da Companhia.

A Companhia está sujeita ao risco de rescisão contratual e inadimplência de seus clientes, o que pode impactar negativamente a sua situação financeira e o seu resultado.

A Companhia está sujeita a uma abrangente legislação e regulamentação impostas pelo governo federal e pela ANEEL, e não tem como prever o efeito de eventuais alterações na legislação ou na regulamentação ora em vigor sobre seus negócios e resultados operacionais.

A Companhia poderá ser penalizada pela ANEEL em caso de descumprimento das disposições de suas autorizações.

O aumento da alíquota paga pelos consumidores de energia renovável pode impactar os preços de energia.

A Companhia poderá incorrer em custos significativos para cumprir com eventuais alterações na regulação ambiental.

A Companhia e/ ou suas controladas podem ser responsabilizadas pelo descumprimento da regulamentação ambiental e por perdas e danos ambientais.

A Companhia e/ou suas controladas podem ser responsabilizadas por descumprir as condicionantes previstas nas licenças ambientais, outorgas, autorizações e termos de compromisso de seus empreendimentos.

As leis e regulamentos ambientais e de saúde e segurança do trabalho podem exigir dispêndios maiores do que aqueles em que a Companhia e/ ou suas controladas atualmente incorrem para seu cumprimento; o descumprimento dessas leis e regulamentos pode resultar em penalidades civis, criminais e administrativas.

A Companhia e/ ou suas controladas podem ser afetadas por novas demarcações de terras indígenas pelas autoridades brasileiras, assentamentos, ocupações de movimentos sociais e comunidades tradicionais, bem como por reclamações de comunidades vizinhas aos seus projetos/empreendimentos.

O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo, como o atual coronavírus {COVID-19}, pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e nacional e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial e a economia brasileira, impactando a negociação das ações da Companhia. Adicionalmente, tais eventos e as medidas tomadas por autoridades governamentais em resposta a tais eventos podem impactar, direta ou indiretamente, as operações e resultados da Companhia de forma adversa.

O Governo Federal exerceu e continua exercendo influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, aliada à atual conjuntura econômico-política brasileira, podem afetar desfavoravelmente os negócios, resultado operacional, financeiro e fluxo de caixa da Companhia.

Qualquer rebaixamento da classificação de risco do Brasil (rating} pode afetar negativamente o preço de mercado das ações ordinárias de emissão da Companhia.

A desvalorização em condições econômicas e de mercado, em geral, ou a percepção de risco em outros países, especialmente nos Estados Unidos e países de mercados emergentes, pode afetar negativamente a economia brasileira e o preço de mercado de valores mobiliários brasileiros.

A inflação e determinadas medidas do Governo Federal para combatê-la podem contribuir para a incerteza econômica no Brasil, afetando adversamente o resultado operacional da Companhia.

A instabilidade política pode afetar adversamente a economia brasileira, os negócios os resultados e o preço das ações da Companhia.

A instabilidade da taxa de câmbio pode afetar os negócios, situação financeira, resultados operacionais, perspectivas e o preço de mercado das ações ordinárias de emissão da Companhia.

Variações nas taxas de juros podem aumentar os custos de endividamento da Companhia e, consequentemente, ter um efeito adverso em seus resultados operacionais.

Acontecimentos políticos, econômicos e sociais e a percepção de riscos em outros países, sobretudo em países de economia emergente e nos Estados Unidos, podem prejudicar o preço de mercado dos valores mobiliários de emissores brasileiros.

Os resultados da Companhia poderão ser adversamente impactados por modificações nas práticas contábeis adotadas no Brasil, bem como nas normas internacionais de relatório financeiro.