Hoteis Othon-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Concorrência de grupos nacionais e estrangeiros: Hotéis Othon continua enfrentando uma concorrência cada vez mais forte de grupos estrangeiros e nacionais.

Grupos com presença antes tímida ou não presentes no país vem assumindo uma postura mais agressiva, com vistas ao crescimento previsto da oferta do mercado Hoteleiro para mercado futuro, sobretudo nos eventos.

A hotelaria em geral, aparentemente, sofre ainda a concorrência de apart-hotéis e plataforma Airbnb, que têm crescido de forma significativa. No entanto, esses empreendimentos têm se mostrado incapazes de atender satisfatoriamente à demanda cada vez maior dos executivos em viagem e de turistas de mais alto padrão.

A manutenção do seu crescimento depende de alguns fatores, tais como: atender as demandas do mercado por serviços de padrão cada vez melhor, aumentar a eficiência operacional de sua base instalada e aumentar sua base de clientes com foco nos turistas de mais alto padrão via distribuição eletrônica executivos em viagem de negócios.

Nossa estratégia envolve o uso de tecnologia de informação e precisamos ter capacidade para atender todas as transformações dessa área que o setor hoteleiro demanda.

A implantação da nossa estratégia depende da manutenção dos membros da alta administração bem como da nossa capacidade de atrair pessoal qualificado.

Os efeitos causados por incêndios ou desastres naturais poderiam causar um efeito adverso nas nossas atividades e consequentemente na situação financeira. Todos os ativos da Cia estão segurados contra todos os incidentes possíveis de cobertura previstos na lei.

O grupo de controle da Companhia tem poderes para eleger os membros do conselho de administração e deteminar o resultado de deliberações que exijam aprovação de acionistas, inclusive em operações com partes relacionadas, desde que estejam dentro das regras estabelecidas pelos órgãos reguladores.

Falta de liquidez: a falta de liquidez no mercado de valores mobiliários, bem como a volatilidade no preço das ações, poderá dificultar que os investidores possam vender suas ações pelo preço e no momento que desejarem.

Podemos não pagar dividendos aos nossos acionistas.

De acordo com nosso Estatuto Social, devemos pagar aos nossos acionistas no mínimo25% do nosso lucro líquido anual a título de dividendo obrigatório, ajustado conforme a lei de sociedade por ações. O resultado de determinado exercício deve ser utilizado para compensar prejuízos acumulados antes de serem distribuídos dividendos obrigatórios.

A Companhia possui Controladas e Coligadas que no curso das suas atividades, poderão se tomar parte de processos judiciais que se condenadas, o resultado dessas condenações impactarão a Companhia de fom1a direta e indireta.

Não temos dependência de fornecedores, pois os mesmos são bastante pulverizados, mas temos o risco de figurarmos como responsáveis solidários das dívidas trabalhistas de terceirizados, já que temos contratos celebrados para as atividades de vigilância.

O sucesso do nosso negócio depende da satisfação dos nossos clientes nos serviços ofertados. Além da necessidade da manutenção dessa relação outros fatores, como, por exemplo, crises econômicas, podem fazer que nossos clientes procurem outros concorrentes, nesse caso específico, com serviços de menor padrão, mas com menor preço.

O processo de Consolidação do mercado hoteleiro no Brasil, com a chegada de competidores estrangeiros e nacionais, provoca uma grande pressão para que as companhias acompanhem essas tendências de clientes mais sofisticados e com grande capacidade de negociação.

A companhia tem a obrigatoriedade do cumprimento de várias normas relacionadas à vigilância sanitária, segurança e saúde. O não cumprimento dessas normas além de não renovar as suas licenças de funcionamento podem gerar multas e até mesmo a interdição do estabelecimento.